Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Pantera

Compartilhe

darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 2:53 pm

PANTERA



Pantera são uma banda americana de Heavy Metal de Arlington no Texas.
Formados pelos irmãos Abbott,Vinnie Paul (bacteria) e Dimebag Darrell (guitarra) em 1981.

Nos finais de 1981 o baixista Rex Brown junta-se á banda com o vocalista Terry Glaze.

Ao procurarem por um som mais pesado Terry foi substituido por Phil Anselmo em 1987.

Em 2003 os Pantera terminaram oficialmente.Qualquer esperança de um reagrupamento foi totalmente eliminada quando Dimebag Darrell foi abatido a tiro num concerto em Alrosa Villa em Columbus, Ohio a 8 de Dezembro de 2004 enquanto atuava nos Damageplan.



História:

A banda originalmente chamava-se Pantera´s Metal Magic e consistia de Dimebag Darrell (na altura conhecido como Diamond Darell) e Terry Glaze na guitarra, Tommy Bradford no baixo e Vinnie Paul na bateria.
Em 1982, a banda decidiu chamar-se únicamente Pantera, Hart abandona a banda por não concordar com os ideais e Glaze torna-se o vocalista deixando Darrell como único guitarrista.Mais tarde nesse mesmo ano Bradford também partiu e foi substituido por Rex Brown (na altura conhecido como Rexx Rocker).
Os Pantera tornaram-se uma das bandas de underground favoritas, apesar de só fazerem digressões regionais nunca indo além do Texas, Oklahoma e o Louisiana.
A banda começou por acompanhar bandas como Stryper,Dokken e Quiet Riot, e promoviam o seu album de estreia “Metal Magic”.
Metal Magic foi lançado pelo selo da banda com o mesmo nome em 1983 e foi produzido pelo pai dos irmãos Abbott, Jerry Abbott referido como, "The Eldn", nos estúdios Pantego.
No ano seguinte lançam o segundo album “Projects in the Jungle”,também produzido por Jerry Abbott.
Apesar de ainda manter traços no Glam Metal, este já se afasta um pouco do estilo.Outra mudança na banda tem ver com a mudança de nome de Terry Glaze que começa a chamar-se Terrence Lee.
Mais um video é produzido para o tema "All Over Tonight".

Em 1985,os Pantera lançam um full-length intitulado “I Am the Night” e assim como “Projects in the Jungle” este album vê os Pantera a tornarem-se mais pesados apesar de manter as raízes no Glam Metal.
A imprensa presta mais atenção á banda, mas devido á fraca distribuição,”I Am the Night” só vendeu 25,000 cópias.
O segundo video foi produzido para o tema "Hot and Heavy".


Em 1986 foi o ano em que foram lançados os albuns mais emblemáticos de Trash Metal que viriam a ser grandes influências no desenvolvimento do estilo dos Pantera.Os mais proeminentes foram “Master of Puppets “dos Metallica,”Reign in Blood” dos Slayer e “Peace Sells...but who´s Buying?” dos Megadeth.

A abordagem Glam de Terrence Lee começou a não se ajustar á banda e decidiu abandonar a banda formando mais tarde a banda de rock Lord Tracy.

A banda passou a ter vocalistas temporários,Rick Mythiasin, Dave Peacock e Matt L’Amour antes de descobrirem o nativo de New Orleães Phil Anselmo em 1987.

Anselmo tinha sido o vocalista de Samhain (não os Samhain de Glenn Danzig) e Razorwhite.

Em 1988, os Pantera lançam o primeiro album com Anselmo intitulado “Power Metal”.O album mais pesado até aqui da banda.
O album é uma mistura de Hard Rock dos anos 80 e Trash Metal, por vezes misturando os dois estilos num único tema.Não só o som da banda estava a mudar como os vocais de Anselmo eram mais pesados do que os de Terrence Lee.

Após a saída de “Power Metal” os membros da banda reconsideraram a sua imagem e som de Glam Metal.Vinnie Paul comentou sobre a aparência da banda em spandex e disse:”Esta roupa mágica não faz música, nós fazemos.Vamos estar confortáveis no palco com umas jeans e t-shirt e vamos ver no que dá.”



Assim como nos três primeiros albuns,”Power Metal” foi lançado pela Metal Magic Records.”Power Metal” reflete o som caracteristico que viria a tornar-se o som dos Pantera mais tarde apesar de ainda ter reminiscências e elementos do Glam Metal dos anos 80.
Pouco após a saída de “Power Metal” "Diamond Darrell",(assim era conhecido na altura) fez uma audição para o lugar de guitarrista nos Megadeth e foi convidado para a banda mas este insistiu para que o seu irmão Vinnie Paul entrasse também, mas como Mustaine já tinha contratado Nick Menza para o lugar de baterista, Darrell acabou por recusar o convite e Mustaine decidiu então ficar com Marty Friedman.
Os irmão decidiram então focar-se nos Pantera e em 1989 formam a sua parceria com Walter O´Brien da Concrete Management que ficaria a ser o seu manager até 2003.
Depois de terem sido recusados 28 vezes pelas maiores editoras a Atco Records com representação de Mark Ross e Stevenson Eugenio a pedido do seu patrão Derek Shulman que tinha interesse em contratá-los, pediu para irem vê-los a actuar depois do furacão Hugo ter passado no Texas.Ross ficou tão impressionado com a banda que ligou ao patrão nessa mesma noite sugerindo a contratação dos Pantera.

Lançado em 24 de Julho de 1990, e produzido por Terry Date e os Pantera, “Cowboys From Hell”foi outro salto para território pesado.Os Pantera mostram um estilo mais extremo deixando para trás as influências de Glam e assumindo um som Trash Metal e Groove Metal.Anselmo continua a usar o estilo falseto de Rob Halford e adopta uma postura mais abrasiva.Os solos e riffs de Darrell tornam-se mais complexos e juntamente com a batida mais rápida do irmão na bateria torna-se evidente a transformação extrema que a banda sofre.
O album marca a história da banda.Muitos fans assim com a própria banda consideram este album a “estréia” dos Pantera.
Temas com “Cemetery Gates” uma peça de 7 minutos que se foca na morte e na religião dá aos membros da banda o seu nickname e afirma a sua personalidade e estilo.
Dá-se inicio á tour de “Cowboys from Hell “ ao lado dos Exodus e Suicidal Tendencies.


Em 1991,Rob Halford actua com a banda em palco, o que os leva a abrirem para Judas Priest no seu primeiro show na Europa.
A banda segue para os “Monsters in Moscow” com os AC DC e Metallica em Setembro de 1991, actuando para uma plateia de
500,000 na celebração da liberdade de actuar na antiga União Soviética pouco antes do seu colapso três meses mais tarde.


A banda frequentava muitas vezes um clube em Dallas "the Basement", onde a banda filmou os videos para o "Cowboys from Hell" e o "Psycho Holiday", o video caseiro “3 Vulgar Videos from Hell” com performances de "Primal Concrete Sledge", "Cowboys from Hell", "Domination" e “Psycho Holiday” do show de Moscovo.


Em 25 de Fevereiro de 1992 sai “Vulgar Display Of Power”.Neste album os vocais são mudadas de um genero de Power Metal para umas influências Hardcore,além de que as guitarras e o som fica mais pesado.Entre alguns criticos e fans este e um dos melhores albuns de Pantera.Com canções como “Fucking Hostile”, "Walk","Mouth for War”.Dois outros singles que se tornaram duas da principais baladas foram “This Love” e “Hollow”.Os singles de Vulgar tiveram bastante tempo nas radios e na MTV,e o album entrou nas American charts em 44.


O sucesso que Vulgar teve levou a que o seu sucessor fosse pelo mesmo caminho e tivesse sucesso instantaneo.”Far Beyond Driven” é lançado em 22 de Março de 1994 e atingiu o primeiro lugar das tabelas nos Estados Unidos e Australia.Com o single “I´m Broken” ganham o primeira Grammy nomination para "Best Metal Performance" em 1995.


De acordo com os irmãos Abbott,Phil Anselmo começou a comportar-se de maneira diferente e a distanciar-se da banda quando regressaram á estrada em 1995.O resto da banda achou que a fama tinha tomado conta de Anselmo,mas as dores de costas de anos de intensas performances foi a justificação de Anselmo pelo seu comportamento.Anselmo tentou eliminar as dores com álcool,mas isto como ele admite estava a afectar as suas performances.Médicos fizeram uma previsão que com cirugia o seu problema nas costas podia ser resolvido mas teria de ficar em recuperação um ano ou mais.Não querendo ficar muito tempo longe da banda,Anselmo recusa,e começa a usar heroina para suportar as dores.


O album de Pantera seguinte “The Great Southern Trendkill” lançado a 22 de Maio de 1996,saiu durante o dominio do Grunge e no lançamento do Rap Metal.É muitas vezes considerado um album “esquecido”.As vocais de Phil Anselmo foram gravadas no estudio de Trent Reznor dos Nine Inch Nails em Nova ew Orleães,enquanto o resto da banda gravaram em Dallas,evidenciando o distanciamento cada vez maior entre Anselmo e a banda.A mais popular canção deste album é talvez “Drag The Waters”,e acabou também por ser o único video deste album.Outro single que tambem teve alguma exposição foi “Floods” devido ao complexo solo de guitarra de Darrell,que chegou a nº15 na Revista Guitar World na lista dos “100 Greatest Guitar Solos” de todos os tempos.


A 13 de Julho de 1996, Anselmo sofreu uma overdose de heroína uma hora após um concerto.Esteve com o coração parado durante quase cinco minutos, os paramédicos deram-lhe uma injeção de adrenalina e mandaram-no para o hospital.

Anselmo pediu desculpa aos colegas na noite seguinte e declarou que iria deixar as drogas,já tinha sofrido três overdoses e a culpa apoderou-se dele.

Algumas das performances ao vivo foram compiladas no lançamento de 29 de Julho de 1997 “Official Live: 101 Proof”,que incluia catorze canções ao vivo e duas novas canções de estudio:"Where You Come From" e "I Can't Hide".Duas semanas antes os Pantera recebem o seu primeiro album de platina por “Cowboys From Hell”.Quatro meses depois “Vulgar Display of Power” e “Far Beyond Driven” são tambem platina.A banda recebe a sua segunda e terceira "Best Metal Performance" Grammy Nominations por Trendkill "Suicide Note (Pt. I)" e Cowboys "Cemetery Gates" em 1997 e 1998.

Também en 1997, os Pantera tocam no palco principal do Ozzfest com Ozzy Osbourne, Black Sabbath, Marilyn Manson, Type O Negative, Fear Factory, Machine Head, e Powerman 5000. Tocam também em 1998 no UK Ozzfest tour com Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Foo Fighters, Slayer, Soulfly, Fear Factory,e Therapy?

Os Pantera regresaram ao estúdio com Anselmo em 1999 e gravaram o seu último album,”Reinventing the Steel”,que foi lançado em Março de 2000.Estreou em nº 4 nos Bilboard 200 e incluia “Revolution Is My Name” e “Goddamn Electric”. “Revolution Is My Name” tornou-se a quarta nomeação da banda para Best Metal Performance nos Grammys 2001.

Em 2000,tocaram no palco principal do Ozzfest com Ozzy Osbourne, Godsmack, Static-X, Methods of Mayhem, Incubus, P.O.D., Black Label Society, Queens of the Stone Age,e Apartment 26.Em Novembro a banda cancelou a sua tourne depois de Anselmo partir as costelas ao cair durante a sua oitava anual House of Shock.

A banda reiniciou as tournes e visitou os Estados Unidos,Canadá,Coreia do Norte,Australia e Europa.A tourne foi interompida na Europa devido aos ataques de 11 Setembro de 2001 que deixaram a banda presa na Irlanda durante 6 dias.Esta seria a ultima vez que os membros de Pantera tocariam juntos.Quando chegaram a casa a banda planeou lançar o seu quarto home video no verão de 2002 e gravarem outro album de estúdio mais tarde nesse ano,mas nenhum dos dois acabou por sair.

A banda acabou oficialmente em 2003,também no mesmo ano em que foi lançado um Best Of:”Best Of”Compilation Album em 23 de Setembro,quando os irmãos Abbot concluiram que Anselmo tinha abandonado os Pantera e que não iria regressar.A separação não foi amigável.Os irmãos Abbot e a equipa dos Pantera alegam que tentaram várias vezes contactar Anselmo pelo telefone para reorganizar os Pantera, mas Anselmo mantém que ninguém o contactou.

Depois da separação dos Pantera,Darrell e Vinnie formaram uma nova banda,Damageplan,com o vocalista Pat Lachman e o baixista Bob Zila.A banda lançou o seu primeiro album,”New Found Power” em Fevereiro de 2004.O album foi um sucesso comercial,mais de 44.000 copias foram vendidas na primeira semana e ao fim de um ano mais de 100.000 copias foram vendidas.

Apesar disso,alguns fans de Pantera achavam que o material de Damageplan não era tão bom como o de Pantera.

Trágicamente em 8 de Dezembro de 2004,a banda estava a actuar num concerto da tourne do album em Alrosa Villa-Columbus,Ohio quando menos de um minuto tocado da primeira canção do concerto,Nathan Gale (25 anos) mentalmente instável vai para o palco e dispara sobre Darrell,Gale tambem matou Nathan Bray (23 anos um fã),Erin Halk (29 anos empregada do bar),e o segurança oficial dos Pantera Jeff “Mayhem” Thompson (40 anos) e feriu o tecnico de bateria de longa data dos Pantera e Damageplan John “Kat” Brooks e Chris Paluska o Manager da tour dos Damageplan,sendo depois morto pelo policia James Niggemayer.





MEMBROS

Phil Anselmo –vocalista (1987-2003)
Rex Brown – baixo, coros (1982-2003)
Dimebag Darrell – guitarra, coros (1981-2003)
Vinnie Paul – bateria (1981-2003)



EX MEMBROS

Terry Glaze – guitarra (1981-1982)


DISCOGRAFIA
Metal Magic (1983)
Projects in the Jungle (1984)
I Am the Night (1985)
Power Metal (1988)
Cowboys from Hell (1990)
Vulgar Display of Power (1992)
Far Beyond Driven (1994)
The Great Southern Trendkill (1996)
Reinventing the Steel (2000)




Última edição por darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:02 pm, editado 1 vez(es)

darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:00 pm






darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:04 pm

Metal Magic





Ride My Rocket
I´ll Be Alright
Tell Me If You Want It
Latest Lover
Biggest Part of Me
Metal Magic
Widowmaker
Nothin`On(But the Radio)
Sad Lover
Rock Out


darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:05 pm

Projects in the Jungle





All Over Tonight
Out for Blood
Blue Light Turnin' Red
Like Fire
In over My Head
Projects in the Jungle
Heavy Metal Rules
Only a Heartbeat Away
Killers
Takin' My Life


darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:07 pm

I Am the Night





Hot and Heavy
I Am the Night
Onward We Rock
D*G*T*T*M" (Darrell Goes to the Movies)
Daughters of the Queen
Down Below
Come-On Eyes
Right on the Edge
Valhalla
Forever Tonight


darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:08 pm

Power Metal





Rock the World
Power Metal
We'll Meet Again
Over and Out
Proud To Be Loud
Down Below
Death Trap
Hard Ride
Burnnn!
P.S.T."88"


darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:12 pm

Cowboys from Hell





Cowboys from Hell
Primal Concrete Sledge
Psycho Holiday
Heresy
Cemetery Gates
Domination
Shattered
Clash with Reality
Medicine Man
Message in Blood
The Sleep
The Art of Shredding






darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:17 pm

Vulgar Display of Power





Mouth for War
A New Level
Walk
Fucking Hostile
This Love
Rise
No Good (Attack the Radical)
Live in a Hole
Regular People (Conceit)
By Demons Be Driven
Hollow






darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:23 pm

Far Beyond Driven





Strength Beyond Strength
Becoming
5 Minutes Alone
I’m Broken
Good Friends And A Bottle Of Pills
Hard Lines, Sunken Cheeks
Slaughtered
25 Years
Shedding Skin
Use My Third Arm
Throes Of Rejection
Planet Caravan



darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:24 pm

The Great Southern Trendkill





The Great Southern Trend Kill
War Nerve
Drag The Waters
10’s
13 Steps To Nowhere
Suicide Note Part 1
Suicide Note Part 2
Living Through Me (Hell’s Wrath)
Floods
The Underground In America
(Reprise) Sandblasted Skin


darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Pantera

Mensagem  darkangel em Ter Mar 08, 2011 3:27 pm

Reinventing the Steel





Hellbound
Goddamn Electric
Yesterday Don’t Mean Shit
You’ve Got to Belong to It
Revolution Is My Name
Death Rattle
We’ll Grind That Axe for a Long Time
Uplift
It Makes Them Disappear
I’ll Cast a Shadow



Conteúdo patrocinado

Re: Pantera

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:20 pm


    Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 9:20 pm