Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Caravaggio

Compartilhe

Laracna
Admin
Admin

Mensagens : 212
Data de inscrição : 20/05/2010

Caravaggio

Mensagem  Laracna em Ter Jul 03, 2012 10:24 pm

Caravaggio


Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, do qual adotou-o como seu nome artístico.

Caravaggio, por Ottavio Leoni


Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o mitológico "ministério de Jesus", que, segundo a lenda, aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.
O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.
A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo. Na obra "David com a cabeça de Golias", uma cabeça decapitada, onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro.


Biografia


Nascido em Milão, 29 de Setembro de 1571. Morte em Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610

Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido no Ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos.
Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)
Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado.
Em Malta (1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.




Medusa



Fortune-Teller



Bacchus



Davi e Golias



A Incredulidade de São Thomas



Amor Vincit Omnia

Amor Vincit Omnia (O Amor Conquista Tudo)

O quadro mostra o Amor, o Cupido da mitologia romana, vestindo escuras asas de águia, semi-sentado ou descendo do que parece ser uma mesa. Espalhados estão todos os esforços do homem — violino e alaúde, armaduras, bússolas, caneta, um manuscrito, um louro, etc. Seu título deve-se à um verso da Éclogas de Virgílio, X.69 Omnia Vincit Amor et nsa cedamus amori (O amor vence tudo, vamos todos ao amor!).




Inominável Ser
Admin
Admin

Mensagens : 793
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 40
Localização : Onde vivem os mortos

Re: Caravaggio

Mensagem  Inominável Ser em Qua Ago 01, 2012 6:05 pm

Talentoso, violento, perturbador, emocionante... Um dos meus pintores preferidos, que se consagrou na História da Arte como um dos Grandes Mestres de todos os tempos!

Na minha opinião, o traço dele é bem mais primoroso do que o do Leonardo da Vinci.

Laracna
Admin
Admin

Mensagens : 212
Data de inscrição : 20/05/2010

Re: Caravaggio

Mensagem  Laracna em Qui Set 06, 2012 10:20 am

A expressão dele é muito realista, muito tangível. Parece estarmos na cena, vendo as figuras se movimentarem.

Amor Vincit Omnia. É um verdade maçante. Muito bem mostrada pela figura.

Inominável Ser
Admin
Admin

Mensagens : 793
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 40
Localização : Onde vivem os mortos

Re: Caravaggio

Mensagem  Inominável Ser em Dom Set 16, 2012 1:10 pm

As obras dele possuem o mais violento de todos os poderes: o de fascinar e fazer admirar.

Conteúdo patrocinado

Re: Caravaggio

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:17 pm


    Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 9:17 pm