Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Alphaville

Compartilhe
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Alphaville

Mensagem  Elektra em Dom Nov 07, 2010 12:05 pm


ALPHAVILLE





Alphaville é um grupo alemão de New Wave, formados em 1983, é considerada a banda número um do New Wave, a melhor de sempre, e eu tive o privilégio de a acompanhar como fã na altura e ainda hoje é uma referência para mim, uma referência do que é boa música, música perfeita.

O New Romantic, estilo que dominou a Europa até 1984, com o seu auge em1981 e 1982 na Inglaterra. Na terra dos Kraftwerk , surge então a banda, que como as inglesas, é totalmente influenciada pelos Kraftwerk.

Em 82 já quase no final do NR na Inglaterra, começa então na Alemanha, mais precisamente na cidade de Münster, uma banda semi-desconhecida, chamada Forever Young . Aliás um nome perfeito para quem tentasse garantir a sobrevivência dos NRs por mais alguns anos. Mas não durou muito e logo, como típicos NRs, encontraram um nome bem futurista pra banda. Do filme de Jean-Luc Goddard : Alphaville , a cidade do futuro. Os cidadãos de Alphaville são pessoas que sempre aparecem nas letras da banda, em situações bem típicas, como numa mitologia, vão aparecendo os personagens e suas histórias, detalhe importantíssimo das letras da banda, como se fosse realmente uma história, talvez nunca ninguém tenha feito toda a sua carreira musical contando uma história, descrevendo as pessoas, e o mundo tão futurista, uma mistura de Homero e Isaac Azimov .

Com uma preocupação com o que cantar, como se vestir, e como fazer o ouvinte viajar de verdade pelas suas músicas. Uma viagem da mitologia ao futuro fantástico. Sempre com muitos sintetizadores, teclados, computadores.

Na formação com o nome de Forever Young, encontramos Marian Gold de nome verdadeiro Hartwig Schierbaum nascido em Herford na Alemanha a 26 de Maio de 1954.

Bernhard Lloyd de seu nome verdadeiro Bernd Gossling nascido em Enger na Alemanha a 2 de Junho de 1960 e Frank Mertens de seu nome verdadeiro Frank Sorgatz nascido em 26 de Outubro de 1961 em Enger Alemanha .

Então em Janeiro lançam o que seria um dos melhores singles dos anos 80. A maravilha techno-neon-ligths-oriental: Big in Japan , na versão do single 12", então no final do ano, torna-se um dos mais bem feitos remixes da década. Com um teclado esplendoroso, apaixonante, música de óptima qualidade, vocal extremamente bem ritmado. Logo após lançam Sounds Like A Melody , com um rítmo impecável, os electrónicos aparecem com maior destaque, a variação de tom de voz vai aos limites, que anos mais tarde iria influenciar bandas como os A-Ha (banda technopop norueguesa). O destaque é o romantismo com que cantam, letras muito bem trabalhadas, no final uma aceleração num rítmo bem próximo ao prazer limítrofe, chegando ao extâse final da música com carácter emotivo, aliás mostram nessa sequência o quanto são músicos extremamente competentes, um teclado inesquecível, e que letra! Mas o seu grande hit ainda estava por vir, não muito mais tarde. Para ser mais preciso em Setembro lançam o seu 3º single, e conseguem um feito raro, os 3 melhores singles da banda serem os 3 primeiros, aliás esse deu notoriedade internacional á banda, antes mesmo sequer de lançar um álbum. Forever Young emplaca, nos charts de toda a Europa e vira hino em meados da década de 80. É um tema maravilhoso!

É uma das músicas mais bem compostas de todos os tempos, aliás a letra, como sempre nos Alphaville, é algo admirável, o admirável mundo novo de Alphaville, a cidade do futuro. Forever Young, é o romantismo, o questionamento do mundo em que vivemos, o encontrar uma razão pra viver, e até se perguntar por que as pessoas morrem... Maravilhoso. Um hino da música electrónica.

Então em outubro, com tanto sucesso, não havia mais como adiar o lançamento de um álbum, e , lançam o álbum Forever Young , super technopop. A primeira música é a maravilhosa A Victory of Love , com um vocal flutuante do mais grave, sério, lento ao mais agúdo, emotivo e rápido

Após a vitória do amor temos o melhor Verão que Berlim já conheceu, Summer in Berlin , e a electrónica toma conta da banda. Uma nova versão de Big in Japan, dessa vez com uma introdução mais longa, e sem os solos de teclado da versão do single. Sounds Like a Melody e Forever Young, também estão no álbum, além de outro grande destaque do álbum, aliás o qual seria o próximo single da banda em janeiro de 85, com muita electrónica, introdução de sequencers, rítmos electrónicos, vocais bem ritmados - The Jet Set . Esse primeiro álbum se mostra até o limite, technopop. Bem carregado de ultra-romantismo e sequenciadores.

A banda então tem uma baixa. Frank Mertens deixa a banda, em seu lugar entra Ricky Echolette de seu nome verdadeiro Wolfgang Neucaus, nascido a 7 de Agosto de 1960 em Colónia

Em 1986 ainda se encontram num momento de inspiração incrível. Em abril, chega às lojas o maravilhoso single, Dance with me , electrónica, romantismo, vocais melancólicos, é os Alphaville!. Que teclados!

Dez anos depois a banda Terminal Choice usa-a no tema Flesh in Chains na faixa que se encontra na colectânea alemã 80 x 90 - Zwischenfall 2 , claro que numa textura bem mais EBM bem ao estilo anos 90, mas com a sequência de teclados de Dance with Me. Mais uma vez a letra, rítmo apaixonante e Dance With Me acaba por se tornar uma óptima antevisão do que seria o álbum seguinte Afternoons in Utopia . Álbum produzido por Peter Walsh (Scott Walker / Simple Minds) e Steve Thompson (que produziria mais tarde os A-Ha e já produzira David Bowie). Ainda antes do álbum temos o óptimo single Universal Daddy . Então em Junho lançam o quel seria um dos álbuns mais bem feitos da banda, Afternoons in Utopia.

Melodias bem cuidadas, letras perfeitas, numa textura bem trabalhada, o primeiro álbum com a nova formação parece que manteve boa parte da qualidade da banda, embora não tenha atingido o mesmo sucesso do primeiro (ainda com Mertens) Além dos 2 primeiros, ainda se destacam nesse maravilhoso álbum: Jerusalem , Sensations e por último Red Rose , outro grande sucesso da banda. Sem contar a perfeição de músicas que injustamente não saíram também em single, como Lassie Come Home inacreditavelmente leve, doce, suave e cativante, e a própria Afternoons in Utopia que conta com uma sequência de teclados, uma sonoridade, que anos mais tarde influenciaria até a Enya , que confessa ter sido muito influenciada por este álbum dos Alphaville.

A música dos Alphaville é a marca de uma década em que a electrónica, o romantismo e dominaram a música. The Voyager mostra ser um technopop bem característico que influenciaria as bandas norueguesas de então. Technopop imbatível nesse álbum do Alphaville, para quem gosta de technopop tem a obrigação de comprar esse que é um dos melhores álbuns da banda, e mais alternativo que o primeiro, num casamento da experiência musical com a criatividade.

Então a banda após o single Red Rose, entra num longo e misterioso silêncio. Em 87 a banda fica meio oculta nas sombras de suas músicas.

Em 1988, é lançada uma colectânea de singles lançados nos EUA , com Forever Young, Big in Japan num remix não tão bom como o de 84, Red Rose and Dance with me, todas em 2 versões.

Em 89 Douglas Day Stuart coloca Forever Young como tema em seu filme Listen to me , tendo como ator principal Ron Scheneider . Finalmente no final do mesmo ano os Alphaville encerramn o seu silêncio e lançam o seu terceiro e último álbum de qualidade. Com produção de Klaus Schulze , membro fundador do Tangerine Dream , e a sonoridade perde muito dos primeiros álbuns. Não mais tão brilhante ainda se destaca neste álbum que todas as músicas entraram no video Songlines que a banda fez do álbum, chegando até a abocanhar um Oscar, com Middle of Riddle como melhor filme de curta metragem.

Só grandes directores participaram da produção desses vídeos, o diretor de Mysteries of love mais tarde dirigiria O Corvo , a directora de Summer Rain , Susanne Bier é uma das mais respeitadas cineastas da Dinamarca, e a atriz Sofie Graaböol que faz partticipa do vídeo é a mais famosa atriz da Dinamarca. Deste álbum destacam-se mesmo os grandes video-clips, além das maravilhas Romeos , Misteries of Love e Summer Rain . Nestes primeiros sinais do fim daqueles sons inesquecíveis de meados dos 80, a banda segue o mesmo de quase todas as grandes bandas dos 80, termina a década quase encerrando seus trabalhos.

Assim se encerra a fase de altíssima qualidade da banda, mais 3 anos se passam e a impressão é que a banda chegou ao fim, até quando Marian Gold grava o seu álbum solo So long Celeste , o fim dos Alphaville fica mais forte. Lançam a colectânea definitiva da banda - First Harvest em 92, tudo caminhando para um encerramento, mas eles ainda assim entram em estúdio e ficam durante um ano e meio, a preparar o próximo álbum Prostitute que só chegaria às lojas em Junho de 94, agora sim a banda acaba musicalmente, mudando completamente de estilo.

Fazem uma digressão e resolvem lançar em Junho de 97 o álbum Salvation , mais uma vez mudando de estilo, com a belissima Wishful Thinking.

Em 1993 , a banda gravou um álbum de edição limitada (em fita) apenas para os membros do fã-clube, intitulada History . Algumas dessas músicas são B-sides, algumas ensaios de estúdio, algumas demo-versions, e uma versão maravilhosa de Big in Japan ao vivo. As músicas da fita são as seguintes: Headlines, Fallen Angel, Big Yellow Sun, Voice of the Dolphins, Dance With Me, She Fades Away, Ariana, Universal Daddy, Jet Set, Big in Japan (live), Islands, Leben Ohne Ende, Forever Young, And I Wonder .

Assim se encerra a história de uma das principais bandas dos anos 80, a pioneira do New Romantic fora da Inglaterra (embora no semi-anonimato encontremos a banda Húngara Electromantic com álbum já em 82, uma ilustre desconhecida), a primeira banda alemã a entrar de cabeça no technopop depois dos Kraftwerk pai e criador do technopop. Incomparável anos 80, até as bandas que continuaram só produziram grandes músicas nos 80. Sandra regravou em 84 uma versão em alemão para Big in Japan, sob o nome de Japan ist weiss, Laura Branigan fez a cover de Forever Young, que aliás ganhou uma dezena de covers, os DJs italianos sob o nome de Capella fazem a cover de Sounds Like a Melody. Mais de 3 bandas de techno fizeram covers para Forever Young e Big in Japan, mostrando onde tudo começou na maravilha dos anos 80, época dos melhores trabalhos dos Alphaville.



Discografia


Forever Young (1984)
Afternoons In Utopia (1986)
Single Collections (1988)
The Breathtaking Blue (1989)
First Harvest 1984-92 (1992)
Prostitute (1994)
Salvation (1997)
Salvation (EUA-1999)
Dreamscapes (8Cds-99)
Visions - Of Dreamscapes (Brasil-1999)
Stark Naked and Absolutely Live (2000)
Forever Pop (2001)
Crazy Show Excerpts (2003)
Crazy Show (Limited-2003)



Singles


Big in Japan (01/84)
Sounds Like a Melody (05/84)
Forever Young(09/84)
A Victory Of Love
Jet Set (03/85)
Dance With Me (03/86)
Universal Daddy (11/87)
Jerusalem (11/86)
Sensations (11/86)
Red Rose (87)
Forever Young (08/88)
Romeos (03/89)
Summer Rain(06/89)
Mysteries of Love (1990)
Big in Japan '92(02/92)
Big in Japan '92 remix (03/92)
Fools (07/94)
The Impossible Dream (12/94)
Wishful Thinking(07/97)
Flame (Promo 06/97)
Flame (EUA, 99)
Soul Messiah (EUA, 99)
Dance With Me (Mix 09/01)
Forever Young 2001(09/01)











Última edição por Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:14 pm, editado 4 vez(es)
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:06 pm

FOREVER YOUNG





A Victory of Love
Summer in Berlin
Big in Japan
To Germany With Love
Fallen Angel
Forever Young
In The Mood
Sounds Like A Melody
Lies
The Jet Set




Lançado a 27 de Setembro de 1984 é um clássico do estilo, vendeu mais de 2,000,000 cópias.Um album tecnicamente perfeito e muito emocional.












Última edição por Elektra em Sex Dez 18, 2015 9:36 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:22 pm

AFTERNOONS IN UTOPIA






IAO
Fantastic Dream
Jerusalem
Dance With Me
Afternoons In Utopia
Sensations
2oth Century
The Voyager
Carol Masters
Universal Daddy
Lassie Come Home
Red Rose
Lady Bright








avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:27 pm

THE SINGLES COLLECTION







Forever Young (Special Extended Mix)
Red Rose (Single Version´88)
Big In Japan (Single Version´88)
Dance With Me (Long Version)
Forever Young (Album Version)
Red Rose 12” Mix)
Big In Japan (Remix ´88)
Dance With Me (Album Version)



Esta colectânea saiu em 1988.





THE BREATHTAKING BLUE





Summer Rain
Romeos
She Fades Away
The Mysteries Of Love
Ariana
Heaven Or Hell
For A Million
Middle Of The Riddle
Patricia´s Park
Anyway






Última edição por Elektra em Sex Dez 18, 2015 9:36 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:31 pm

First Harvest 1984-92





Big in Japan
Sounds Like a Melody
Sensations
The Mysteries of Love
Lassie Come Home
Jerusalem
Dance With Me
For a Million
A Victory of Love
The Jet Set
Red Rose
Romeos
Summer Rain
Forever Young
Big in Japan (Culture Mix)



Coletânea de singles 1984-1992.








PROSTITUTE





The Paradigm Shif
Fools
Beethoven
Ascension Day
The Impossible Dream
Parade
Ain't It Strange
All in the Golden Afternoon
Oh Patti
Ivory Tower
Faith
Iron John
The One Thing
Some People
Euphoria
Apollo





Última edição por Elektra em Seg Abr 23, 2012 7:27 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Sab Abr 21, 2012 5:35 pm

SALVATION





Inside Out
Monkey in the Moon
Guardian Angel
Wishful Thinking
Flame
Point of Know Return
Control
Dangerous Places
Spirit of the Age
Soul Messiah
New Horizons
Pandora´s Lullaby



Lançado em 1997, tem uma edição Americana lançada em 1999 com os seguintes temas extra:

Life is King
Wishful Thinking Physical (Physical Mix)
Moonkey in the Moon (Demo)


avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Seg Abr 23, 2012 7:49 pm

DREAMSCAPES









CD 1


Dream Machine
In the Mood (Demo Remix)
Summer in Berlin (Demo 1)
Victory of Love (Demo Remix)
To Germany With Love (Demo 1)
Big In Japan (Demo Mix)
Fallen Angel (Demo Remix)
Forever Young (Demo Remix)
Leben Ohne Ende (Original Demo)
Sounds Like a Melody (Demo 1)
Lies (Demo 1)
Romance (Demo Sketch)
Colours (Instrumental)
Jet Set (Demo 2)
Traumtänzer (Demo Remix)
Into the Dark (Demo Remix)



CD - 2


Lady Bright (Demo 1)
Afternoons in Utopia (Instrumental Remix)
The Voyager (Demo Remix)
Universal Daddy (Demo 1)
Red Rose (Demo 2)
Dance With Me (12" New Edit)
Fantastic Dream (Demo 2)
Jerusalem (Demo Remix)
Sensations (New Dub Edit)
Carol Masters (Demo 1)
Airport Sketch (Instrumental)
Lassie Come Home (Demo 2)
20th Century (Demo 1)
Summer Rain (Demo 3)
For a Million (Instrumental)
Romeos (12" New Edit)







CD - 3 (contém práticamente todos os lados B´s da banda)


Seeds (Remix)
Elevator (Remix)
Welcome to the Sun (Remix)
The Other Side of U (Remix)
Next Generation (Remix)
20.000 Lieues Sous Les Mers (Poem Remix)
Golden Feeling (Demo 1)
Headlines (Demo 1)
Big Yello Sun (Remix)
Sister Sun (Remix)
Fools (Faithful & True Version)
Legend (Remix)
Like Thunder (Flag Remix)
Life Is King (Demo 1)


CD – 4 (todos os temas deste album são ao vivo)

Never Get Out of the Boat (Intro Piece)
Sounds Like a Melody
Ascension Day
Euphoria
Jerusalem
New Horizons
Victory of Love
Beethoven
Jet Set
Dance With Me
Wishful Thinking
Big in Japan
Forever Young
Mercury Girl








CD - 5


Underworld (Live)
To the Underworld
Whales
Burning Wheels
Highschool Confidential
Roll Away the Stone (Lunapark Version)
The Shape of Things to Come (Demo)
Thunder & Lightning
Bitch
Days Full of Wonder
Peace on Earth (Hybrid Version)
Today (Dreamscapes 5ive Version)
What Is Love? (Lunapark Version)
Because of You
And I Wonder (Lunapark Version)
Heart of the Flower (Dreamscapes 5ive Version)
The End


CD – 6

If the Audience Was Listening (Demo 2)
Waves
Nostradamus
Mysterion
Change the World (Demo 1)
Script of a Dead Poet
Elegy
Pandora's Lullaby (Opera Version)
Welcome to the Sun (Retro Version)
Beautiful Girl (Piano Piece)
Caroline (Demo 1)
Carry Your Flag
Cosmopolitician (Demo 1)
Twelve Years (Orchestral Version)
Forever Young (Unplugged Version)







CD - 7


Romeos (Demo 1)
Jet Set (Demo 1)
Traumtänzer (Demo 1)
Blauer Engel
Ariana (Demo 1)
Summer in Berlin (Demo 2 Remix)
Ain't It Strange (Demo 1)
(Keep the) Faith (Portobello Remix)
Recycling (H-Babe Tape)
That's All (Instrumental)
Forever Young (Demo 2)
All in a Golden Afternoon (Instrumental)
My Brothers in China (Instrumental)
Wake Up!
Astral Body (Demo Remix)
Big in Japan (FFF Time Warp)


CD - 8

Montego Bay (Live)
She Fades Away (Demo 1, Titanic Version)
Those Were the Days
Imperial Youth (Instrumental)
Duel
Iron Gate (Instrumental)
Danger in Your Paradise (Demo 1)
Feathers & Tar (Britannia Row Remix)
Here by Your Side
Fools (12" Speed Remix)
Flame (Demo 1)
In Bubblegum
Joyride (Instrumental)
Monkey in the Moon (Demo 1)
Kinetic (Instrumental)
Tomorrow (Instrumental)



Edição limitada de 8 cds (4 duplos) de gravações raras dos Alphaville, lançada em 1999.Tem 124 temas num total de 9.5 horas.43 destes temas nunca foram lançados, e os restantes foram remixados.
Estes 4 duplos vem numa box tamanha A4 acompanhados de um booklet, com letras, fotos raras, e uma original ficção curta.
Uma cópia promocional chamada “Visions of Dreamscapes” foi lançada para acompanhar o album na digressão brasileira.


VISIONS OF DREAMSCAPES


Dream Machine
She Fades Away
Lassie Come Home
Carol Masters
Airport Sketch
The Voyager
Ain't it Strange
Life is King
Big in Japan - live
Twelve Years
Elegy
Pandora's Lullaby
Welcome to the Sun
Forever Young – unplugged
Iron Gate
avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Seg Abr 23, 2012 8:03 pm

STARK NAKED AND ABSOLUTELY LIVE






Sounds Like a Melody
Guardian Angel
Cosmopolitician
A Victory of Love
Monkey in the Moon
New Horizons
Wishful Thinking
Jerusalem
Flame
Big in Japan
Forever Young
Apollo (com a versão acústica de Dance With Me aos )




Album oficial ao vivo da banda.
Enquanto a compilação “Dreamscapes” tem um album completo de material ao vivo, os temas foram retirados de vários concertos, enquanto que no “Stark Naked and Absolutely Live”foram gravadas especificamente com o propósito de irem para o album.O último tema “Apollo” tem de seguida um tema escondido, uma versão acústica do "Dance with Me".






FOREVER POP







Forever Young (F A F Mix)
Dance With Me (Paul Van Dyk Mix)
Big in Japan (Roland Spremberg Mix)
Romeos (Rewarped Mix)
Summer Rain (Christian Fleps Mix)
Sounds Like a Melody (Staggman Mix)
Lassie Come Home (At Homme Mix)
Jet Set (Saunaclub Mix)
A Victory Of Love (Jab Mix)
Red Rose (Mark Plati Mix)
Big in Japan (Aiffel 65 Mix)


avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Seg Abr 23, 2012 8:22 pm

CRAZY SHOW EXCERPTS





State of Dreams
Ways
Still Falls the Rain
Zoo
And as for Love
Carry Your Flag
Hurricane
Shadows She Said (Omerta)
Crazyshow
Miracle Healing
On the Beach




Crazy Show Excerpts é um cd promocional/sampler dos 4 albuns do Crazy Show




CRAZY SHOW







CD 9 - The Terrible Truth About Paradise

State of Dreams
Ship of Fools
Zoo
See Me Thru
Upside Down
And as for Love
Girl From Pachacamac
Carry Your Flag
Moongirl
Return to Paradise Part 2
Those Wonderful Things" (Blankleder, Bloss, Gold, Montrucchio)
On the Beach


CD 10 - Last Summer on Earth

Wonderboy
Hurricane
Do the Strand
Still Falls the Rain
Ways
The II Girlz
Heartbreaker
Waiting 4 the Nu Lite
Shadows She Said
CrazyShow
Moonboy (Thank You)
Miracle Healing


CD 11 - Stranger Than Dreams

Stranger than Dreams
Giants
Wish You Were Dead/Wishful Thinking
About a Heart
For the Sake of Love
Sounds Like a Melody
Something
Because of U
Inside Out
The Opium Den
Last Summer on Earth
Diamonds are 4 Eva


CD 12 – WebSiteStory

Return to Paradise Part 1
State of Dreams
Scum of the Earth
Upside Down
Shadows She Said
First Monday in the Y3K
MoonGirl
Waiting 4 the Nu Lite
Those Wonderful Things
C Me Thru
MoonBoy
Miracle Healing




CrazyShow é uma edição limitada (2500 cópias), com 4 albuns compostas por material novo assim como material raro e temas remixados , e três covers ("Do the Strand" dos Roxy Music, "Something" do George Harrison", e "Diamonds Are Forever" de Don Black & John Barry).
É considerado uma sequela ao “Dreamscapes” e por isso os cds estão numerados do nº 9 ao 12.


avatar
Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Alphaville

Mensagem  Elektra em Seg Abr 23, 2012 8:23 pm

Fotos recentes da banda.












Conteúdo patrocinado

Re: Alphaville

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qua Dez 13, 2017 11:57 am