Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Noiva Medieval

Compartilhe

Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Noiva Medieval

Mensagem  Elektra em Sex Jan 18, 2013 9:29 pm

NOIVA MEDIEVAL







Muitos dos costumes que temos hoje em relação aos rituais de casamento vêm desta época e outras tradições mudaram bastante.

Só para citar um exemplo, o vestido de noiva é algo que está bem diferente hoje em dia. Para começar, na época medieval a cor que significava pureza era azul, então a maioria das noivas casavam usando esta cor. Outro costume conta que os noivos usavam uma fita azul sobre suas roupas, que poderiam ser de qualquer cor. Esta seria a origem da superstição que diz trazer boa sorte quando a noiva usa alguma coisa azul.


A tradição da cinta liga já existia e todos os homens queriam roubá-la da noiva. Se dizia que o homem que conseguisse roubar a cinta liga da noiva e presenteá-la a sua dama, asseguraria a fidelidade desta. Era costume os convidados acompanharem o casal até a cama de núpcias e no caminho se tentava roubar qualquer parte da roupa da noiva, o que traria boa sorte.


As mulheres em geral casavam-se antes dos 20 anos, enquanto os homens poderiam ter qualquer idade. A grande maioria dos casamentos era arranjada pelas famílias, então não era incomum uma jovem adolscente casar com um homem considerado velho. Entre as classes mais baixas a situação era diferente. Os casamentos eram frequentemente ocasionados por gravidez, mas pelo menos os casais não eram arranjados.

Poucas famílias podiam arcar com a despesa de uma aliança de casamento, então um costume comum era partir uma moeda ao meio e dar uma metade para cada noivo. Outro costume dos camponeses era jogar trigo nos noivos logo depois de casado para lhes desejar muitos filhos. Esse costume sobrevive até hoje, sendo somente trocado por arroz. Interessante como alguns hábitos continuam até hoje, não é verdade?













Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Noiva Medieval

Mensagem  Elektra em Sex Jan 18, 2013 10:00 pm









AngelSpectrum

Mensagens : 120
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 24
Localização : Portugal

Re: Noiva Medieval

Mensagem  AngelSpectrum em Sex Jan 25, 2013 6:48 pm

Que engraçado é essa cena da fita azul, por acaso já tinha ouvido falar mas não sabia qual a lógica. De onde virá a tradição de se usar algo usado no casamento? Também devia ser desse tempo porque no povo não devia haver dinheiro para fazer roupas novas, logo tinham de se remediar com algo já antigo.
Os vestidos medievais são os meus favoritos para noiva, depois desses vem os gregos e só depois alguns vintage.

Eu caso-me assim xD!!!

Olha outros exemplares belissimos!!











Conteúdo patrocinado

Re: Noiva Medieval

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:18 pm


    Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 9:18 pm