Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Tatuagens

Compartilhe

Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:26 pm

TATUAGENS






Há tempos o homem vem usando o seu corpo para contar histórias,ostentar poder,exorcizar espiritos,formar elos que o ligam com animais e seus poderes ou como forma de lembrar de fatos ou pessoas que marcaram sua vida.A chamada "memória da pele".Cada tatuagem tem a sua história.

Desde tempos imemoriais que povos de diferentes latitudes e culturas utilizaram a tatuagem para expressar mensagens de conotação social,mágica ou religiosa.

Se formos procurar nos anais da história uma referência para o surgimento desta arte nas sociedades humanas nada será encontrado.A história da tatuagem se confunde com a própria história humana.

Através da arte pré-histórica podemos encontrar alguns vestigios da presença de povos que cobriam o corpo de desenhos ,nas pinturas deixadas em cavernas.
Heródoto, que é considerado o pai da história, chegou a citar nos seus livros a existência de um povo muito antigo que seria nativo do norte da Europa e que tinha por costume a pintura corporal definitiva, eram chamados de pictos.

A prova realmente concreta e indiscutível de que a arte da tatuagem acompanha o homem desde o seu surgimento são as múmias.
A múmia mais antiga do mundo que foi encontarda em Itália e que data de 5300 antes de cristo, que se encontrava congelada tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa coxa, e desenhos em estilo tribal por toda a perna.
A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia que tem uma tatuagem no ventre em forma de espiral.


Em primeira análise é uma expressão estética suportada por uma técnica, que,enquanto tal se transformou, desenvolveu e aperfeiçoou.

Entenda-se por tatuagem a pintura permanente da pele, que resulta da introdução de um pigmento por agulhas sob esta, permanecendo lisa.Um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os colecionadores dessa arte é ser uma obra de valor eterno.

Algumas culturas tribais criam tatuagens cortando desenhos na pele e depois esfregam tinta na ferida,ou cinzas ou outros agentes .Algumas culturas continuam esta prática que pode ser acompanhada da Scarification .Outras culturas usam paus afiados, ou ossos de animais

A tatuagem tradicional japonesa (Horimono) ainda é feita á mão,não é usada máquina eléctrica para a inserção da tinta na pele,este método é conhecido por"Tebori".

O método mais comum nos tempos de hoje é a máquina de tatuar eléctrica,que insere a tinta na pele através de um grupo de agulhas que normalmente entram e saem da pele 80 a 150 vezes por segundo.As agulhas são de uso único, e vem embaladas individualmente de forma a proteger quem faz a tatuagem.

O tatuador deve lavar as mãos, assim como a área a ser tatuada.Deve usar luvas e a ferida deve ser limpa diversas vezes com um toalhete descartável durante a tatuagem.

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf),em 1769 ,durante a sua viagen á Polinésia que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, o peixe, as letras gregas.

Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.

Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.











TIPOS DE TATUAGEM


Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.


Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.


Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.


Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.


Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.


Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.


Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstractas.

Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.

Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.

Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.

Scarification: consiste em cortar (com um bisturi, tipo x-acto) a epiderme seguindo o desenho que cada um deseja, podendo também recorrer a skin removal (removendo pedaços maiores de pele) de forma a que no final o desenho fique bem visível.O resultado é visto após a cicatrização.



Última edição por Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:41 pm, editado 2 vez(es)

Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:35 pm

DRAGÕES





Uma das tatuagens mais populares de sempre,há milhares de anos que aguçam a nossa curiosidade , pelo seu aspecto mágico ou mistico, pela sua capacidade de voar, lançar fogo e até raptar ou salvar pessoas.

O simbolismo do dragão é complexo e distinto, dependendo do ponto do mundo de onde é originário - pode simbolizar bondade, maldade, poder, medo, honra ou proteção.Embora existam vários tipos de dragões (sendo o número de dedos que possuem a forma mais fácil de os distinguir), o mais popular é sem dúvida, o dragão chinês. Aliás foram os próprios chineses quem estableceu o sistema que permite distinguir entre os diferentes tipos de dragões.Uma antiga lenda diz que quanto mais longe viajasse um dragão, menos dedos teria - ou seja, os dragões chineses tem cinco dedos, os coreanos quatro dedos , e os dragões japoneses três dedos. Independentemente do tipo e do número de dedos, se a tatuagem do dragão conter uma pérola flamejante sob o queixo, este simboliza sorte, riqueza e prosperidade.






Os dragões japoneses,visualmente são compridos e magros semelhantes a serpentes e as suas quatro pernas parecem poucas para tanto corpo, tem barba e bigode, mas raramente tem asas, estas são substituídas por uma espécie de chifre que lhes permite voar. A sua cara achatada parece estar sempre a sorrir e todo o seu desenho é minuciosamente ilustrado.Tradicionalmente são peças inteiras que cobrem a totalidade das costas, todo o braço(manga completa )ou metade do mesmo.

É crença comum que a maioria dos dragões vive em água e controlam por isso mesmo, todas as suas formas (mar, rios, riachos, lagos, chuva).
Normalmente são pintados de verde e vermelho ou vermelho e dourado, também são associados a outras cores como o azul ou o amarelo.Acima de tudo os dragões chineses, assim como qualquer dragão oriental, é visto como um amigo do homem, um protector com poderes curativos e um simbolo de sorte.



DRAGÕES OCIDENTAIS


Ao contrário dos dragões orientais, os dragões ocidentais tem uma conotação negativa o que , curiosamente, também faz parte do seu encanto.Vistos como criaturas aterradoras que devastam vilas, raptando mulheres e criança, são ilustrados numa forma condizente.
Assemelham-se a répteis , a sua pele é escamada, tem corpos musculados e fortes, quatro pernas, uma cabeça em forma de cone e dentes afiados.São muitas vezes tatuados a lançar fogo e/ou fumo a sair das narinas.










DRAGÕES TRIBAIS


São os mais simples de todos os estilos, uma vez que são mais carregados e mais escuros uma das principais caracteristicas das tatuagens tribais, assim como são as formas curvilineas que compõem ou envolvem o dragão .
Embora envergando um design masi simples, os dragões tribais emanam uma imagem visual extremamente forte, e simultaneamente misteriosa.









TATUAGENS TRADICIONAIS JAPONESAS (TEBORI)




As tatuagens tradicionais japonesas são um emaranhado espetacular de um rico projeto.
Originou-se de pinturas em blocos de madeira do antigo período Edo (1804-1868).

A técnica japonesa se chama tebori que quer dizer entalhar, gravar com as mãos.
Usa-se agulhas enroladas na ponta de uma vara de bambu para inserir tinta de carvão vegetal na pele.
É reconhecida pela sua capacidade de criar subtis gradações de tom que são dificeis de alcançar com uma máquina tradicional de tatuagem.
Esta ferramenta é usada na mão direita, com os dedos da esquerda usdos para espalhar a pele a ser tatuada.O eixo da ferramenta repousa sobre o polegar da mão esquerda e as agulhas inseridas pela força de avanço do braço direito do artista.

A pele viva é a solicitação dessa estética na qual a técnica tebori se desenvolveu dentro do chiaroscuro ( claro-escuro), colorindo e sombreando a tatuagem japonesa que conhecemos.

No período mais recente Edo (séc. XVIII), o Japão cresceu bastante, e foi nessa época que começou a surgir a tatuagem como uma forma de arte. Utilizando imagens de aquarelas tradicionais , pedaços de madeira e figuras de livros como modelos, e como recompensa de muita paciência e dor, surgia uma belíssima tatuagem. Para entender a tatuagem japonesa é preciso conhecer sua história, e também continuar preservando as tradiçõs por traz delas

O Tebori é totalmente artesanal , demora muito e é bem trabalhoso, poucos tatuadores fazem esse tipo de procedimento.

A tatuagem tebori ou irezumi é feita em diversas sessões muito famosa por estampar corpos inteiros da yakuza (mafia japonesa) .

O tebori é um metodo que a tecnologia ultrapassou mas que a tradição não deixa morrer, existem tatuadores que trabalham apenas com esse tipo de tatuagem e conseguem fazer verdadeiras obras de arte na pele e não deixam a perder em nada para as melhores maquinas do mercado.

Em japonês, tebori é o oposto do kikaibori, ou tatuagem com máquina eléctrica de estilo ocidental.




Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:44 pm

















Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:48 pm












Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:52 pm
















Última edição por Elektra em Sex Mar 08, 2013 5:07 pm, editado 1 vez(es)

Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Sex Mar 08, 2013 5:04 pm









starmaru

Mensagens : 54
Data de inscrição : 10/04/2012
Idade : 32

Re: Tatuagens

Mensagem  starmaru em Dom Mar 10, 2013 2:41 am

uau, tópico muito bem feito.

Elektra
Admin
Admin

Mensagens : 980
Data de inscrição : 19/05/2010

Re: Tatuagens

Mensagem  Elektra em Ter Mar 12, 2013 2:24 pm

Obrigado. Smile
Se vamos fazer algo, ao menos devemos fazê-lo o melhor possivel, fazer algo pela metade ou mal feito acho um desperdicío de energia.

Inominável Ser
Admin
Admin

Mensagens : 793
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 40
Localização : Onde vivem os mortos

Re: Tatuagens

Mensagem  Inominável Ser em Sex Mar 15, 2013 2:16 pm

Vou dar aqui a minha contribuição com algumas tatuadas.




Modelo: Diva Akasha - Fotógrafo: Voodica
















_________________

Cova Abismal De Poemas Sombrios

Conteúdo patrocinado

Re: Tatuagens

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:20 pm


    Data/hora atual: Sex Dez 02, 2016 7:20 pm