Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Franz Von Stuck

Compartilhe

Inominável Ser
Admin
Admin

Mensagens : 793
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 40
Localização : Onde vivem os mortos

Franz Von Stuck

Mensagem  Inominável Ser em Qui Maio 23, 2013 6:27 pm



Franz Von Stuck Em Seu Atelier - s/d




Judite E Holofernes - 1926


Inomináveis Saudações a todos vós, Coveiros e visitantes.

Franz von Stuck (1863-1928) afirmou-se na História Da Pintura pelo forte simbolismo presente em seus quadros, de conteúdos voltados para o exame dos primitivismos instintivos e da sensualidade humanos. Pertencente à escola do Art-Nouveau e à Simbolista, a temática da Mulher Fatal foi poderosa em sua obra, apresentando-a sob diversas caracterizações e ambientações, como vemos acima em Judite E Holofernes. A temática quadro, que nas mãos de diversos pintores, como Caravaggio, assumiu diversos nuances e diretrizes, nas de von Stuck impregnou-de uma possante sensualidade, tornando Judite, de um modo latente e mais visceral, uma representante maior da Mulher Fatal. Examinemos como o corpo dela responde ao chamado do ato da decapitação de Holofernes, ato em prol da libertação de seu povo da tirania do mesmo.




O colo, os seios, os braços, as mãos... Notemos neles a integração com o movimento interno do ato da decapitação... Nossa Mulher Fatal, Judite, ali expressa a execução imediata da intenção de decapitar... Há uma exótica atração que transparece, seios enrijecidos e pontiagudos expressivamente centrados na musculatura que se ativa para um ato de extrema violência, mesmo sendo um ato motivado por questões nobres como no caso dela. As mãos apresentam uma segurança precisa e preciosa é a simetria delas no cabo da espada, a determinação de Judite encanta, a afirmativa de Judite em decapitar o seu inimigo e o de seu povo atua na maneira como podemos pensar diante de situações de escolhas como essa. Judite já expõe, no entanto, a definitiva decisão de decapitar Holofernes, todo o seu corpo afirma isso, todo o seu corpo quer isso...




Os quadris de Judite... As coxas de Judite... Há imagem mais sensual dentro de toda uma temática de quadros como este de von Stuck? Há uma imagem tão esplendorosa no enfoque, que chega aos trâmites do erótico, que assim nos afete de modo tão espetacular? O que se espera aqui é o toque no que aqueles quadris, os quadris de Judite, em agressivo posicionamento, nos dizem... As pernas estão unidas e a púbis forma um triangular desenho de intensa agressividade... A vagina não participa do ato, para Judite não há conotações nos ramos de uma sensação de prazer no que fará... A vagina esconde-se e vemos apenas a púbis, como que erguendo-se ao modo de uma amazona pronta para o ataque fatal... As coxas posicionam-se para o golpe e toda a configuração formada com o quadril é de sensual e erótica qualidade que apenas nossos olhos podem contemplar... A excitação pode vir, afinal de contas, sexo e violência conjugam do mesmo verbo para a sua execução naqueles que mais apreciam seus horizontes: O Prazer. Pode-se chegar ao Prazer Estético, puramente um modo sexual e erótico de copular com a interpretação estética, apenas fixando o olhar contemplativo na geométrica proporcionalidade daquela bela parte do corpo de Judite. A transmissão do ato violento pode se transfigurar, ao mesmo tempo, ao olhar dos que interpretam o quadro, uma fonte de interesse sexual ou erótico. Tudo vai depender, no entanto, da personalidade e do temperamento do contemplador.

Confiante demais, em seus sonhos talvez poluídos por eróticos horizontes, está o tirano a ser decapitado, Holofernes:



E, esplendorosamente, belissimamente, ricamente, a expressão selvagem do rosto de Judite vem a complementar tudo o que todo o seu corpo revela:




Decapitado, Holofernes já está...

von Stuck promoveu Judite a uma condição de Deusa...

Deusa Da Vingança...

Sensual Deusa Da Vingança...

Atraente Deusa Da Vingança...

Sedutora Deusa Da Vingança...

Senhora Da Morte Da Tirania Do Mundo, como, enfim, simbolicamente, podemos vir a interpretar o quadro...

As temáticas dos quadros de von Stuck são incrementadas por essa junção do simbólico com o erótico e o sensual, demonstrando uma impressionante forma viril de artística representação de tais visões.


_________________

Cova Abismal De Poemas Sombrios

    Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 5:11 am