Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música


Nevermore

Compartilhe
avatar
darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Nevermore

Mensagem  darkangel em Qua Nov 10, 2010 3:56 pm







Os Nevermore é uma banda de Trash Metal americana que foi formada em meados de 1991.

Incorporam nas suas músicas vários elementos de diversos estilos como o Trash Metal,Power Metal e tambem Metal Progressivo utilizando sons acústicos e uma vasta gama de estilos vocais.

Os Nevermore surgiram em meados dos anos 90,quando a banda Sanctuary estava a ser forçada pela sua editora a mudar o rumo do seu estilo musical o que originou o seu encerramento prematuro duma forma nada amigável para ambas as partes.

Dois dos seus elementos,o vocalista Warrel Dane e o baixista Jim Sheppard decidiram então começar um novo projecto que não só seguisse a linha dos Sanctuary mas que tambem abrisse portas para a fusão de outros estilos de Metal (o nome Nevermore foi decido por estes dois elementos enquanto escutavam uma musica de Doom Metal,Trouble).

No final de 1994, ja contavam com uma formação estável depois de terem recrutado para a banda o baterista Van Williams e o ex-guitarrista dos Sanctuary Jeff Loomis.
Os Nevermore acabam por captar a atenção do produtor Neil Kernon (Queensryche,Judas Priest,Flotsam & Jetsam,Yes,Rolling Stones,Journey) que,acreditando no potencial da banda,grava o material por conta própria.

O primeiro album, Nevermore, sai através da Century Media Records em 1995 e recebe criticas muito positivas da critica especializada, levando a banda a uma tourné com os Blind Guardian e uma tourné norte-americana com os Death.

Em 1996 houve uma entrada do guitarrista Pat O´Brien que aconteceu pouco antes do lançamento do EP In Memory,que também acabou por participar nas gravações do album seguinte –Politics Of Ecstasy tambem em 1996 mas pouco depois viria a sair para vir a ingressar na banda de Death Metal Cannibal Corpse.Tim Calvert viria a preencher o lugar deixado vago por Pat O´ Brien.

Em 1999 os Nevermore lançam Dreaming Neon Black,que foi muito bem recebido pela critica.Este album narra a historia de um homem em seu lento declinio em direção a loucura apos a morte da única mulher que amou.Estas faixas demonstram uma gama muito variada de estilos,saindo de musicas lentas e melancólicas para musicas mais agressivas e progressivas.
O vocalista Warrel Dane deixa aqui mais uma vez a sua marca,deixando a sua intrepretação única por vezes melancolica e outras desesperada que acabam por reflectir o conceito das músicas deste album (Dane teve uma experiência com a sua namorada,desaparecida após se unir a uma seita religiosa).

Uma longa tourné seguiu-se levando os Nevermore a tocar com bandas de renome como os Mercyful Fate,Arch Enemy e Iced Earth .No final desta tourné em 2000,o guitarrista Tim Calvert anuncia a sua saida amigável da banda devido a razões pessoais.
A banda decidiu continuar assim como um quarteto,usando apenas um guitarrista convidado apenas para eventuais tournés.

Em 2001 os Nevermore entram em estudio para gravarem Dead Heart In A Dead World sob o comando de Andy Sneap.A sonoridade acabou por se tornar mais pesada devido a utlização de guitarras de 7 cordas. Este album recebeu criticas muito boas nos média especializados, logo depois de sairem de estúdio fazem uma tourné que passa pelo Brasil.

O quinto album, Enemies Of Reality, permanence em produção por mais de um ano e e lançado apenas em meados de 2003.
Apesar de este album mostrar uns Nevermore mais técnicos e agressivos, a produção deste album a cargo do famoso produtor Kelly Gray, não agradou á critica nem aos fans.
As criticas foram tantas que a banda decidiu em 2004 fazer a remasterização deste album com Andy Sneap.
O resultado disto foi claramente melhor, e pode ser comprovado aquando do relançamento deste album (a capa do album também foi alterada ligeiramente).
Nesta altura a banda volta a ser um quinteto com a entrada do quinto guitarrista Steve Smyth (ex-Testament/Vicious Rumours).

Em julho de 2005 os Nevermore lançam This Godless Endevour, aclamado por muitos como o melhor trabalho de sempre da banda. Este album reúne elementes dos três últimos albuns (os mais bem sucedidos). A melancolia de Dream Neon Black, o peso de Dead Heart In A Dead World e a técnica de Enemies Of Reality, e ainda letras que abrangem temas como a religião, sociologia e tambem politica.
Após o lançamento deste album a banda sai em tourné com o festival itinerante Gigantour (festival organizado por Dave Mustaine dos Megadeth), sendo aqui uma das suas principais atrações.



Formação actual

Warrel Dane - Vocais (desde 1991)
Jeff Loomis - Guitarra (desde 1991)
Jim Sheppard - Baixo (desde 1991)
Van Williams - Bateria (desde 1994)


Ex-membros

Pat O'Brien - Guitarra (1994-1996)
Tim Calvert - Guitarra (1997-2000)
Mark Arrington - Bateria (1991-1994)
Steve Smyth - Guitarra (2004-2007)

Discografia

Nevermore (1995)
In Memory (EP, 1996)
Politics of Ecstasy (1996)
Dreaming Neon Black (1999)
Dead Heart in a Dead World (2000)
Enemies of Reality (2003, remixado em 2004)
This Godless Endeavor (2005)
The Obsidian Conspiracy (2010)





Última edição por darkangel em Sex Dez 31, 2010 9:56 am, editado 3 vez(es)
avatar
darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Nevermore

Mensagem  darkangel em Qua Nov 10, 2010 4:01 pm

Warrel Dane




Warrel Dane (7 de março de 1961) é o vocalista da banda.
Anteriormente foi o vocalista das bandas Sanctuary e Serpent's Knight.
Warrel Dane treinou durante 5 anos ópera e utiliza uma gama muito extensa de notas vocais, desde as notas baixas até ás muito altas.
O uso de notas muito altas era mais utilizado nos tempos do Sanctuary e do Serpent's Knight, porém, ainda são usadas hoje na banda Nevermore.




Jeff Loomis




Jeff Loomis (Appleton, Wisconsin, 14 de Setembro de 1971) é o guitarrista.
É considerado um dos melhores guitarristas do mundo.
Quando tinha 16 anos, após vencer um concurso em Wisconsin, participou de uma audição para substituir Jeff Young nos Megadeth. Dave Mustaine, líder da banda, agradeceu e disse que Jeff seria um grande guitarrista, mas não poderia ficar com a vaga devido a sua idade e falta de experiência.
Jeff contou sobre a audição a Marty Friedman, guitarrista do Cacophony, que ficou interessado e, mais tarde, acabou por entrar para a banda. Irónicamente, em 2005, Jeff Loomis dividiu o palco com os Megadeth durante a Gigantour.
Jeff entrou para os Sanctuary durante a tourné do álbum Into The Mirror Black, depois que Lenny Rutledge deixou a banda. Logo em seguida a banda separou-se e ele formou os Nevermore junto com os ex-membros Warrel Dane e Jim Sheppard.




Jim Sheppard




Jim Sheppard é o baixista e fundador da banda americana Nevermore junto com Warrel Dane e Jeff Loomis, seus ex-companheiros dos Sanctuary.
Como Warrel ele também é chef, de cozinha e eles eram donos de um restaurante
em Seattle.




Van Williams




Van Williams é o baterista desde 1994, participando de todos os álbuns do grupo e é o criador do logotipo da banda. Ele também foi designer da Nintendo.


avatar
darkangel
Admin
Admin

Mensagens : 172
Data de inscrição : 03/11/2010

Re: Nevermore

Mensagem  darkangel em Sex Dez 31, 2010 10:02 am

Nevermore






What Tomorrow Knows
C.B.F.
The Sanity Assassin
Garden Of Gray
Sea Of Possibilities
The Hurting Words
Timothy Leary
Godmoney