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    Florbela Espanca

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    Mensagem  Laracna Ter Dez 14, 2010 9:38 am

    Florbela Espanca


    "(...)E Florbela, de negro,/ esguia como quem era,/ seus longos braços abria/ esbanjando braçados cheios/ da grande vida que tinha!". (Manuel da Fonseca)

    Florbela Espanca Florbela_espanca

    Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida de trinta e seis anos foi tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.

    Vida
    Filha de Antónia da Conceição Lobo e do republicano João Maria Espanca nasceu no dia 8 de Dezembro de 1894 em Vila Viçosa, no Alentejo. O seu pai herdou a profissão do sapateiro, mas passou a trabalhar como antiquário, negociante de cabedais, desenhista, pintor, fotógrafo e cinematografista. Foi um dos introdutores do “Vitascópio de Edison” em Portugal.
    Seu pai era casado com Mariana do Carmo Toscano. A sua esposa não pôde dar-lhe filhos. Porém, João Maria resolveu tê-los – Florbela e Apeles, três anos mais novo – com outra mulher, Antónia da Conceição Lobo, de condição humilde. Ambos os irmãos foram registados como filhos ilegítimos de pai incógnito. Entretanto, João Maria Espanca criou-os na sua casa, e Mariana passou a ser madrinha de baptismo dos dois. João Maria nunca lhes recusou apoio nem carinho paternal, mas reconheceu Florbela como a sua filha em cartório só dezoito anos depois da morte dela.
    Entre 1899 e 1908, Florbela frequentou a escola primária em Vila Viçosa. Foi naquele tempo que passou a assinar os seus textos Flor d’Alma da Conceição. As suas primeiras composições poéticas datam dos anos 1903-1904: o poema “A Vida e a Morte”, o soneto em redondilha maior em homenagem ao irmão Apeles, e um poema escrito por ocasião do aniversário do pai. Em 1907, Florbela escreveu o seu primeiro conto: “Mamã!” No ano seguinte, faleceu a sua mãe, Antónia, com apenas vinte e nove anos.
    Flor ingressou então no Liceu Masculino André de Gouveia em Évora, onde permaneceu até 1912. Foi uma das primeiras mulheres em Portugal a frequentar o curso secundário. Devido à Revolução republicana de 5 de Outubro de 1910, os Espanca mudaram-se para Lisboa. Florbela interrompeu os estudos mas aproveitou o tempo para leituras (Balzac, Dumas, Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro, Garrett).
    Em 1913 casou-se em Évora com Alberto de Jesus Silva Moutinho, seu colega da escola. O casal morou primeiro em Redondo. Em 1915 instalou-se na casa dos Espanca em Évora, por causa das dificuldades financeiras.
    Em 1916, de volta a Redondo, a poetisa reuniu uma seleção da sua produção poética desde 1915, inaugurando assim o projeto Trocando Olhares. A coletânea de oitenta e cinco poemas e três contos serviu-lhe mais tarde como ponto de partida para futuras publicações. Na época, as primeiras tentativas de promover as suas poesias falharam.
    No mesmo ano, Florbela iniciou a colaborar como jornalista em Modas & Bordados (suplemento de O Século de Lisboa), em Notícias de Évora e em A Voz Pública, também evorense. A poetisa regressou de novo a esta cidade em 1917. Completou o 11º ano do Curso Complementar de Letras e matriculou-se na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi uma das catorze mulheres entre trezentos e quarenta e sete alunos inscritos.
    Um ano mais tarde a escritora sofreu as consequências de um aborto involuntário, que lhe teria infectado os ovários e os pulmões. Mudou-se para Quelfes (Olhão), onde apresentou os primeiros sinais sérios de neurose.
    Em 1919 saiu finalmente a sua primeira obra, Livro de Mágoas, antologia de poemas. A tiragem (duzentos exemplares) esgotou-se rapidamente. No mesmo ano, sendo ainda casada, a escritora passou a viver com António José Marques Guimarães, alferes de Artilharia da Guarda Republicana.
    Em meados do 1920 abandonou os estudos na faculdade do Direito. No ano seguinte, divorciou-se de Moutinho para casar com o amante. O casal passou a residir no Porto, mas, no ano seguinte, transferiu-se para Lisboa, onde Guimarães se tornou chefe de gabinete do Ministro do Exército.
    Em 1922, a 1º de Agosto, a recém fundada Seara Nova publicou o seu soneto “Prince charmant...”, dedicado a Raul Proença. Em Janeiro de 1923 veio a lume a sua segunda coletânea de sonetos, Livro de Sóror Saudade, edição paga pelo pai da poetisa. Para sobreviver, Florbela começou a dar aulas particulares de português.
    Em 1925, após mais um aborto, divorciou-se pela segunda vez. Esta situação abalou-a muito. O seu ex-marido, António Guimarães, abriu mais tarde uma agência, “Recortes”, que colecionava notas e artigos sobre vários autores. O seu espólio pessoal reúne o mais abundante material que foi publicado sobre Florbela, desde 1945 até 1981. Ao todo são 133 recortes.
    Ainda em 1925, a poetisa casou com o médico Mário Pereira Lage, que conhecia desde 1921 e com quem vivia desde 1924. O casamento decorreu em Matosinhos, no Distrito do Porto, onde o casal passou a morar a partir de 1926.
    Em 1927 a autora principiou a sua colaboração no jornal D. Nuno de Vila Viçosa, dirigido por José Emídio Amaro. Naquele tempo não encontrava editor para a coletânea Charneca em Flor. Preparava também um volume de contos, provavelmente O Dominó Preto, publicado postumamente apenas em 1982. Começou a traduzir romances para as editoras Civilização e Figueirinhas do Porto.
    No mesmo ano, Apeles, o irmão da escritora, faleceu num trágico acidente de avião. A sua morte foi para a autora realmente dolorosa. Em homenagem ao irmão, Florbela escreveu o conjunto de contos de As Máscaras do Destino, volume publicado postumamente em 1931. Entretanto, a sua doença mental agravou-se bastante. Em 1928 ela teria tentado o suicídio pela primeira vez.
    Em 1930 Florbela começou a escrever o seu Diário do Último Ano, publicado só em 1981. A 18 de Junho principiou a correspondência com Guido Battelli, professor italiano, visitante na Universidade de Coimbra, responsável pela publicação da Charneca em Flor em 1931. Na altura, a poetisa colaborou também no Portugal feminino de Lisboa, na revista Civilização e no Primeiro de Janeiro, ambos do Porto.
    Florbela tentou o suicídio por duas vezes mais em Outubro e Novembro de 1930, na véspera da publicação da sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, a poetisa perdeu o resto da vontade de viver. Não resistiu à terceira tentativa do suicídio. Faleceu em Matosinhos, no dia do seu 36º aniversário, a 8 de Dezembro de 1930. A causa da morte foi a superdosagem de barbitúricos.
    A poetisa teria deixado uma carta confidencial com as suas últimas disposições, entre elas, o pedido de colocar no seu caixão os restos do avião pilotado por Apeles na hora do acidente. O corpo dela jaz, desde 17 de Maio de 1964, no cemitério de Vila Viçosa, a sua terra natal.

    Obra
    Autora de poemas, artigos na imprensa, traduções, epístolas e um diário, Florbela Espanca antes de tudo foi poetisa. Foi a sua poesia, em sonetos, que lhe deu fama e reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa: o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. A sua obra abrange também poemas de sentido patriótico, inclusive alguns em que é visível o seu patriotismo local: o soneto “No meu Alentejo” é uma glorificação da terra natal da autora.
    Somente duas antologias, Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), foram publicadas em vida da poetisa. Outras, como Charneca em Flor (1931), Juvenília (1931) e Reliquiae (1934) saíram só após o seu falecimento. Toda a obra poética de Florbela foi reunida por Guido Battelli num volume chamado Sonetos Completos, publicado pela primeira vez em 1934. Em 1978 tinham saído 23 edições do livro. As peças anteriores às primeiras publicações da poetisa foram reconstituídas por Mária Lúcia Dal Farra, que em 1994 editou o texto de Trocando Olhares.
    A prosa de Florbela exprime-se através do conto (em que domina a figura do irmão da poetisa), de um diário, que antecede a sua morte, e em cartas várias. Algumas peças da sua correspondência são de natureza familiar, outras tratam de questões relacionadas com a sua produção literária, quer num sentido interrogativo quanto à sua qualidade, quer quanto a aspectos mais práticos, como a sua publicação. Nas diferentes manifestações epistolares sobressaem qualidades que nem sempre estão presentes na restante produção em prosa - naturalidade e simplicidade.
    António José Saraiva e Óscar Lopes na sua História da Literatura Portuguesa descrevem Florbela Espanca como sonetista de “laivos anterianos” e semelhante a António Nobre. Admitem que foi “uma das mais notáveis personalidades líricas isoladas, pela intensidade de um emotivo erotismo feminino, sem precedentes entre nós [portugueses], com tonalidades ora egoístas, ora de uma sublimada abnegação que ainda lembra Sóror Mariana, ora de uma expansão de amor intenso e instável(...)”.
    A obra da Florbela “precede de longe e estimula um mais recente movimento de emancipação literária da mulher, exprimindo nos seus acentos mais patéticos a imensa frustração feminina das opressivas tradições patriarcais.”
    Rolando Galvão, autor de um artigo sobre Florbela Espanca publicado na página eletrônica Vidas Lusófonas, caracteriza assim a obra florbeliana:
    “Como dizem vários estudiosos da sua pessoa e obra, Florbela surge desligada de preocupações de conteúdo humanista ou social. Inserida no seu mundo pequeno burguês, como evidencia nos vários retratos que de si faz ao longo dos seus escritos. Não manifesta interesse pela política ou pelos problemas sociais. Diz-se conservadora. (...) O seu egocentrismo, que não retira beleza à sua poesia, é por demais evidente para não ser referenciado praticamente por todos.” Sedenta de glória, diz Henrique Lopes de Mendonça, transcrito por Carlos Sombrio.
    Na sua escrita há certo número de palavras em que insiste incessantemente. Antes de mais, o EU, presente, dir-se-á, em quase todas as peças poéticas. Largamente repetidos vocábulos reflexos da paixão: alma, amor, saudade, beijos, versos, poeta, e vários outros, e os que deles derivam. Escritos de âmbito para além dos que caracterizam essa paixão não são abundantes, particularmente na obra poética. Salvo no que se refere ao seu Alentejo. Não se coloca como observadora distante, mesmo quando tal parece, alheia a fatos, ideias, acontecimentos.
    O autor do artigo lembra também a correspondência da poetisa com o irmão, Apeles, e com uma amiga próxima, que apenas viu em retrato. Repara que os excessos verbais da escritora são provocados pela sua imoderação para exprimir uma paixão. A sua exaltação do amor fraternal é considerada fora do comum. Esses limites alargados na expressão do amor, da amizade e das afeições, são na obra florbeliana uma constante.
    Curiosidades
    O grupo musical português Trovante musicou o soneto “Ser poeta”, incluído no volume Charneca em Flor. A canção intitulada “Perdidamente”, com música de João Gil, tornou-se numa das músicas mais populares da banda. Faz parte do álbum Terra Firme, lançado em 1987.

    Bibliografia

    Poesia
    1919 Livro de Mágoas. Lisboa: Tipografia Maurício. (eBook)
    1923 Livro de Sóror Saudade. Lisboa: Tipografia A Americana.
    1931 Charneca em Flor. Coimbra: Livraria Gonçalves.
    1931 ______________ (com 28 sonetos inéditos). Coimbra: Livraria Gonçalves.
    1931 Juvenília: versos inéditos de Florbela Espanca. Estudo crítico de Guido Battelli. Coimbra: Livraria Gonçalves.
    1934 Sonetos Completos (Livro de Mágoas, Livro de Sóror Saudade, Charneca em Flor, Reliquiae). Coimbra: Livraria Gonçalves.

    Prosa
    1931 As Máscaras do Destino. Porto: Editora Marânus.
    1981 Diário do Último Ano. Prefácio de Natália Correia. Lisboa: Livraria Bertrand.
    1982 O Dominó Preto. Prefácio de Y. K. Centeno. Lisboa: Livraria Bertrand.

    Coletâneas
    1985/86 Obras Completas de Florbela Espanca. 8 vols. Edição de Rui Guedes. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
    1994 Trocando Olhares. Estudo introdutório, estabelecimento de textos e notas de Maria Lúcia Dal Farra. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda.



    Última edição por Laracna em Sex Fev 18, 2011 7:46 am, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  Laracna Sex Dez 17, 2010 10:56 am

    VAIDADE

    Sonho que sou a Poetisa eleita,
    Aquela que diz tudo e tudo sabe,
    Que tem a inspiração pura e perfeita,
    Que reúne num verso a imensidade!

    Sonho que um verso meu tem claridade
    Para encher todo o mundo! E que deleita
    Mesmo aqueles que morrem de saudade!
    Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

    Sonho que sou Alguém cá neste mundo ...
    Aquela de saber vasto e profundo,
    Aos pés de quem a Terra anda curvada!

    E quando mais no céu eu vou sonhando,
    E quando mais no alto ando voando,
    Acordo do meu sonho ... E não sou nada! ...

    São os sonhos de uma poetisa perdida, que ainda não conseguiu o devido valor, que ainda não conseguiu ser alguém...


    EU
    Eu sou a que no mundo anda perdida,
    Eu sou a que na vida não tem norte,
    Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
    Sou a crucificada ... a dolorida ...

    Sombra de névoa ténue e esvaecida,
    E que o destino amargo, triste e forte,
    Impele brutalmente para a morte!
    Alma de luto sempre incompreendida! ...

    Sou aquela que passa e ninguém vê ...
    Sou a que chamam triste sem o ser ...
    Sou a que chora sem saber porquê ...

    Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
    Alguém que veio ao mundo pra me ver
    E que nunca na vida me encontrou!

    Um nada! A dura visão da realidade machuca a alma humana. A auto-flagelação combina com Florbela Espanca.
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    Mensagem  Inominável Ser Qui Dez 23, 2010 10:29 am

    Uma das maiores poetisas do mundo, de todos os tempos a melhor representante daquela poesia que se escreve tendo sempre o coração como a partida de uma ascensão em direção aos mais altos caminhos que são todos os caminhos para o alcance do Verdadeiro Amor. Gosto bastante dela e tenho-lhe a poesia completa.
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    Mensagem  Laracna Sáb Jan 08, 2011 9:12 pm

    Gosto da simplicidade dela, como ela consegue criar métrica e significados com palavras comuns...
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    Mensagem  Inominável Ser Qua Jan 19, 2011 2:24 pm

    E eram palavras que verdadeiramente escancaravam ao mundo toda a tristeza de uma das mais belas almas poéticas que já foram reconhecidas.
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    Mensagem  Convidad Qui Jan 20, 2011 9:19 pm

    Gosto da Florbela pois ela desliza pelas palavras, faz ótimos sonetos.

    Os versos que te fiz

    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que a minha boca tem pra te dizer!
    São talhados em mármore de Paros
    Cinzelados por mim pra te oferecer.

    Têm dolência de veludos caros,
    São como sedas pálidas a arder...
    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que foram feitos pra te endoidecer!

    Mas, meu Amor, eu não t'os digo ainda...
    Que a boca da mulher é sempre linda
    Se dentro guarda um verso que não diz!

    Amo-te tanto! E nunca te beijei...
    E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
    Guardo os versos mais lindos que te fiz!

    É meu preferido dela...
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    Mensagem  Laracna Sex Jan 21, 2011 8:15 pm

    Muito lindo mesmo o poema.

    A paixão arrebatadora também foi um dos temas preferidos dela.
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    Mensagem  Ariana² Sáb Jan 22, 2011 1:51 am

    Eu

    Até agora eu não me conhecia.
    Julgava que era Eu e eu não era
    Aquela que em meus versos descrevera
    Tão clara como a fonte e como o dia.

    Mas que eu não era Eu não o sabia
    E, mesmo que o soubesse, o não dissera...
    Olhos fitos em rútila quimera
    Andava atrás de mim... e não me via!

    Andava a procurar-me -Pobre louca!-
    E achei o meu olhar no teu olhar,
    E a minha boca sobre a tua boca!

    E esta ânsia de viver, que nada acalma,
    É a chama da tua alma a esbrasear
    As apagadas cinzas da minha alma!



    Admiro o poder dela de fazer arte com todas as incertezas femininas, há poemas angustiados e felizes, poemas sonhadores e desesperançados, ela fez uma arte poética completa e acredito que certamente uma mulher consegue se identificar com pelo menos um poema dela. Florbela era muitas Florbelas e mesmo assim era única.
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    Mensagem  Inominável Ser Seg Jan 24, 2011 11:46 am

    Vocês possuem o livro contendo toda a obra poética dela, lançado pela Martins Fontes há três anos?
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    Mensagem  Ariana² Seg Jan 24, 2011 8:45 pm

    Eu não, eu sei dela o que pesquisei na internet e li de seus poemas.
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    Mensagem  Inominável Ser Ter Jan 25, 2011 1:03 pm

    O livro se chama "Poemas de Florbela Espanca" e teve a sua primeira edição aqui no Brasil em 2001. Pode ser encontrado no Submarino, a R$ 33,90, e recomendável é para todos os apreciadores de uma estonteante e eterna poesia romântica.
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    Mensagem  Laracna Sex Fev 18, 2011 7:45 am

    Encontram-se vários livros dela em diversas livrarias por aqui.

    Ainda não li uma obra completa, mas pretendo em breve.
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    Mensagem  Inominável Ser Qua Fev 23, 2011 3:54 pm

    Recomendo profundamente!
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    Mensagem  Laracna Sex Jun 15, 2012 9:33 pm

    Esse poema me lembra histórias de fadas. Distorcida, é claro. Parece a tristeza que Rapunzel devia sentir.


    CASTELÃ DA TRISTEZA

    Altiva e couraçada de desdém,
    Vivo sozinha em meu castelo: a Dor!
    Passa por ele a luz de todo o amor ...
    E nunca em meu castelo entrou alguém!

    Castelã da Tristeza, vês? ... A quem? ...
    – E o meu olhar é interrogador –
    Perscruto, ao longe, as sombras do sol-pôr ...
    Chora o silêncio ... nada ... ninguém vem ...

    Castelã da Tristeza, porque choras
    Lendo, toda de branco, um livro de horas,
    À sombra rendilhada dos vitrais? ...

    À noite, debruçada, plas ameias,
    Porque rezas baixinho? ... Porque anseias? ...
    Que sonho afagam tuas mãos reais? ...
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    Mensagem  Inominável Ser Seg Jun 18, 2012 3:59 pm

    Tristemente belo, Laracna, com um ar todo feito de luzes as mais raras...
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    Mensagem  Laracna Dom Jun 24, 2012 8:56 pm

    E o poema transmite realidade, ação e dinamismo. Parece estarmos lá!
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    Mensagem  Inominável Ser Seg Jun 25, 2012 4:53 pm

    Ela põe muita Vida em seus versos...
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    Mensagem  AngelSpectrum Qua Jul 18, 2012 6:30 am

    Algum de vocês já viu o filme sobre ela??
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    Mensagem  Laracna Qua Jul 25, 2012 9:21 am

    Não sabia que tinha um filme! Foi lançado no Brasil?
    AngelSpectrum
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    Mensagem  AngelSpectrum Qua Jul 25, 2012 11:51 am

    Não, foi em Portugal, mas eu não consegui assitir no cinema, também não queria muito.
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    Mensagem  Laracna Sex Jul 27, 2012 8:42 am

    O filme parecia ser ruim?
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    Mensagem  Inominável Ser Qua Ago 01, 2012 5:58 pm

    Ruim mesmo, AngelSpectrum?
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    Mensagem  Laracna Qui Set 06, 2012 10:04 am

    Vi algumas imagens do filme e não me parece ruim. Como a história de vida dela já é bem interessante, não acho que o filme possa se distanciar muito.
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    Mensagem  Inominável Ser Dom Set 16, 2012 12:14 pm

    Tem imagem do filme na rede? Qual o link?
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    Florbela Espanca Empty Re: Florbela Espanca

    Mensagem  Laracna Dom Out 14, 2012 9:40 am

    Tem esse site que fala muito sobre o filme:

    http://www.florbela.pt/

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    Florbela Espanca Empty Re: Florbela Espanca

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