ATHAMAY
Formados em 1995 por Jess (vocais e letras ), Sean (teclados,programação e baixo) e Jo (teclados). Depois de um concerto em Leicester's Hellfire Club em Janeiro de 1996, a banda assinou um contrato discográfico com a Nightbreed Recordings e gravou o seu primeiro album The pleasure of sin, impregnado de estética fetish.
Mais tarde juntar-se-ia Phil nas guitarras e programação.
Liricamente as suas influências vem sobretudo da cena Fetish/Sado,Masoquista ,Bondage, e musicalmente são influenciados pelo darkwave/electro europeu.
Jess escreve todas as letras. A sua introdução na cena Fetish deu-se quando começou a frequentar clubs do género em Londres em 1990.
A sua música é um misto de ritmos dançantes e negros com cordas melodiosas , surpreendentemente os Athamay nunca tinham lançado nada, o album foi a sua primeira gravação. Eles lançaram logo o cd.
O nome da banda vem de um livro chamado Ritual mágico e significa “faca sacrificional”.O curioso é que o nome foi escolhido porque era o único que todos gostavam , e não pelo seu significado.
Goth,fetish e industrial andam de mãos dadas e assim ,enveredando pelo lado fetish afastou-os daquela imagem gótica dos The Sisters Of Mercy e dos The Mission que aparentemente todas as bandas em Inglaterra copiavam e seguiam,portanto foi uma forma de se distinguirem dos demais.Para além de ser uma temática que agrada aos membros.
Uma das caracteristicas desta banda prende-se com o facto de muitos acusarem de Jess de não saber cantar, uma vez que os temas são susurrados ou falados.Muitos comparam a voz de Jess á de Anne Clark.
Em finais de 1997, a banda afastou-se da editora Nightbreed Rec. e enquanto resolviam questões contratuais, lançam o segundo album três anos depois sob um novo nome os Torture Tekk, que surgem como um projecto paralelo que explora outras influências e que acabou por ser um teste á nova editora que entretanto criaram, A Plastic Whores Records e lançam Revelling In Perversion.
O album Revelling In Perversion, teve uma boa aceitação e revelou-se uma excelente continuação do seu antecessor Pleasure Of Sin.Um album com uma forte inspiração no sexo mais fetichista.Um album com uma essência puramente negra .
Só em 2001 a banda se libertaria definitivamente da editora Nightbreed.
A banda decide então manter as duas bandas, os Athamay e os Torture Tekk, Os TortureTekk abordam um lado mais duro, mais industrial enquanto os Athamay manterão cordas sinistras e vocais ameaçadores mas com um lado mais dançável.
Pouco depois iniciam as gravações do novo album dos Athamay, Torture Tekknology, mas os dois teclistas dos Athamay entretanto sofreram lesões graves nos braços , o que veio a atrasar as gravações.
Sean partiu um pulso em trabalho, e só consegue tocar com uma mão.
Josie está a recuperar de uma ferida accidental causada por uma faca de cozinha no antebraço que quase lhe seccionou um tendão.
Desde 2003 que não sairam mais noticias da banda.