GOTHIC METAL
Gothic metal ou Metal Gótico é um sub género do Heavy Metal que combina a agressão do Heavy Metal com a melancolia negra do Gothic rock .
O género surgiu no inicio de 1990 na Europa no seguimento do crescimento do Death/Doom Metal.
A música do Gothic Metal abrange diversas bandas e diversos tipos de estilos dentro do Hevay Metal.
A música é caracterizada por uma atmosfera negra, profunda, apaixonada, intensa.
PEACEVILLE THREE
Nick Holmes e os pioneiros Paradise Lost são considerados os grandes percurssores do Gothic Metal, e influência para as bandas seguintes.
O Gothic Metal surge com três bandas no Norte de Inglaterra.
Paradise Lost, My Dying Bride, e Anathema representam o coração do movimento.
Estas três bandas estavam ligadas á Peaceville Records, e até hoje mantém-se nessa editora e são conhecidos como os Peaceville Three.
Inspirados neles surgem ainda na primeira metade da decada de 90 os Type O Negative nos EUA, os Tiamat na Suécia e os The Gathering na Holanda.
Na Noruega surgem os Theatre Of Tragedy que desenvolvem a estética da “bela e do monstro” combinando vocais masculinos agressivos com vocais femininos limpos.Um contraste que tem vindo a ser assumido por muitas bandas de forma excessiva e que nada de Gothic Metal tem.
Ainda durante os anos 90 os Moonspell , os Theatres des Vampires e os Cradlle Of Filth trouxeram o Gothic Metal a uma vertente mesclada com Black Metal.
No final da década de 90 já várias bandas tinham mesclado o Gothic Metal com orquestras, bandas como Nightwish, Tristania.
Posteriormente bandas com HIM, Lullacry, Poisonblack,e Sentenced emergiram na Europa em particular na Finlândia atingindo sucesso comercial.
O Gothic Metal é percebido como o género do choque entre a antítese do macho de tudo o que a música representa em contraste com o lado suave e mais feminino caracteristico da música gótica.
O Heavy Metal é tipicamente associado com a agressão, sexismo e masculinidade.
VOCAIS
Existe um vasto leque de vocais no Gothic Metal.
Os vocais masculinos vão dos guturais aos agudos do Black Metal , aos vocais limpos quase tenor, aos baixos profundos como os de Peter Steele.Nos femininos vão desde agressivos a vocais operáticos, ou limpos.
Curiosidades:
Existem mais vocalistas femininas no Gothic Metal do que em qualquer outro subgénero do Metal.
Mas os vocais femininos como já frisei ,não são sinónimo do género Gothic Metal.
O género é conhecido por atrair mais fans femininos do que qualquer outro.
LETRAS
As letras são geralmente melodramáticas, abordam geralmente religião, horror, romances, histórias de fantasia e também em histórias fantásticas ,mitológicas e medievais, que quase sempre terminam em tragédia para as partes envolvidas. do lento ao rápido ao orquestral e bombástico.
O cenário destas histórias é geralmente medieval ou New Age, mas muitos também se passam na era vitoriana, era romana ou na era moderna.
Para as três bandas pioneiras do Gothic Metal as letras tristes, depressivas, reflectem o seu background no Doom Metal.São bandas que nunca abandonaram o seu carácter depressivo e á beira do abismo.Morte e miséria e amores perdidos sob diversos ângulos.
TEMÁTICA
É comum ver álbuns conceptuais de Gothic Metal, onde as músicas do álbum são relacionadas de forma a contar uma única história como capítulos de um livro. Isto inspira os fãs a ouvirem o álbum por completo em vez de apenas algumas canções. Os álbuns Seclusion da banda Penumbra e Sufferion - Hamartia of Prudence da banda Silentium são alguns exemplos de álbuns conceituais de Gothic Metal.