DREAM THEATER
Dream Theater é uma banda de metal progressivo originária nos Estados Unidos e formada em 1985 sob o nome de Majesty, por John Myung(baixo),John Petrucci,(guitarra) e Mike Portnoy,(bateria) colegas no colégio Berkley de música. Petrucci convidou o seu colega de escola Kevin Moore para os teclados e Chris Collins outro amigo foi recrutado para os vocais.
Os três amigos abandonaram os estudos para se dedicarem totalmente á banda.Moore acabou por fazer o mesmo.
No inicio de 1986 fizeram vários concertos locais, e a banda gravou uma série de Demos,entituladas The Majesty demos.Os primeiros 1000 exemplares esgotaram em 6 meses, e as cópias em cassette tornaram-se populares no submundo do Metal progressivo.estas cassettes ainda hoje existem apesar de terem sido lançadas oficialmente em cd através de Mike Portnoy (editora YtseJam Records).
Em Novembro de 1986 Chris Collins abandona a banda devido a "diferenças criativas"e após um ano Charlie Dominici, muito mais velho e experiente do que qualquer um deles assume o lugar.
Com Dominici veio a estabilidade aos Majesty, e aumentaram os shows ao vivo.
Muito pouco tempo depois de Dominici entrar a banda foi forçada a mudar o nome Majesty, já era pertença de uma banda de jazz.
Dream Theater, foi uma sugestão do pai de Mike, nome de uma sala de espetáculos na Califórnia.
Com Dominici,gravam o primeiro disco da banda, intitulado When Dream and Day Uniteem 1989.. O disco foi bem aceito pela crítica e bem difundido nas rádios, que possibilitou um reconhecimento dos fãs e shows em pequenos clubes, sempre lotados, pois a editora Mechanic não permitia mais.Dominici foi pouco depois despedido por "diferenças criativas e pessoais" tendo actuado a última vez na abertura de um concerto dos Marillion.
Após a saída de Dominici a banda lutou para se desvincular da editora Mechanic e começou a procurar outro vocalista enquanto trabalhava novos temas.Fizeram audições para mais de 200 candidatos, entre os quais John Arch (dos Fates Warning),mas nenhum foi escolhido.
Em meados de 1990 num concerto em Nova York os Dream Theater apresentaram Steve Stone como novo vocalista.Cantou três temas antes da banda o despedir por "uma performance menos do que adequada".
Passaram mais cinco meses e a banda continuava a escrever temas instrumentais.Foi por esta altura que escreveram a maioria daquilo que viria a ser o album Images And Words em 1992.
Em finais de 1991, Kevin James LaBrie da banda de GlamMetal Winter Rose voou do Canadá para Nova York para uma audição e após três temas foi de imediato contratado.
Uma vez recrutado LaBrie decidiu não ser conhecido pelo primeiro nome no intuito de não deixar a banda com dois Kevins e dois Johns.
Em 1992, lançam o album Images and Words que se torna de imediato um sucesso, atingindo a platina no Japão e ouro nos EUA. Obrigando-os a uma tour mundial.São convidados para abrir alguns shows dos Iron Maiden.
Quando estavam a gravar o terceiro disco o tecladista Kevin Moore resolve abandonar a banda para seguir carreira solo. Sem um substituto para Kevin, terminaram as gravações de Awake () que rapidamente conquistou o mercado americano e europeu. Pouco depois o lugar de Moore seria ocupado por Derek Sherinian (que havia tocado em turnês com os Kiss e Alice Cooper).
Em 1995 foi lançado o EP A Change of Seasons, contendo a gigantesca faixa homônima (com seus 23:09 minutos) e ainda alguns covers ((Funeral For a Friend/Love Lies Bleeding, de Elton John, "Perfect Strangers", do Deep Purple, as fusões de The Rover, Achilles Last Stand e The Song Remains The Same, do Led Zeppelin, e de In The Flesh?, Carry On Wayard Son, Bohemian Rhapsody, Lovin Touchin, Squeezin, Cruise Control e Turn It On Again, respectivamente do Pink Floyd, Kansas, Queen, Journey, Dixie Dregs e Genesis) gravados ao vivo no Ronnie Scott's Jazz Club, em Londres.
O quarto álbum, Falling into Infinity, chegou em 1997 com músicas um pouco mais melódicas, não tão agressivas quanto Awake. O disco apresenta uns Dream Theater mais focados em canções (com passagens instrumentais tradicionais ainda) e acessibilidade devido a pressão da gravadora para que a banda tivesse sucesso comercial. O tiro saiu pela culatra, embora o disco mesmo em suas canções mais acessíveis seja excelente. Na verdade, é incorrecto dizer que Derek Sherinian influenciou a banda a compor canções mais comerciais, já que ele compôs as partes mais técnicas do álbum. Basta também ver os discos solo do tecladista. Devido à pressão da gravadora, Mike Portnoy quis deixar a banda, mas foi convencido a ficar, já que ainda havia a turnê do álbum a ser realizada. No entanto, conforme já mencionado trata-se de um álbum excelente. Antes de o disco sair, a banda entrou em tour, inclusive passando pelo Brasil, em 1997.
Em 1998, a banda lançou o seu segundo disco ao vivo, Once In a Live Time e um video/DVD chamado 5 Years in a LiveTime, com os principais momentos da banda nos últimos 5 anos. Após isso,o teclista foi dispensado, alegando que com o disco ao vivo estavam encerrando uma fase de sua história e, por fim, inserindo Jordan Rudess no lugar de Derek.
Em Outubro de 1999, foi lançado Scenes From a Memory, um álbum descrito por Mike Portnoy como algo que ele sempre quis fazer. O álbum teve grande sucesso e repercurssão.
Durante a turnê mundial a banda gravou, em Nova York, um DVD contando com uma super-produção. O show, de três horas e meia, seria lançado com um CD triplo. A data do lançamento, infelizmente, coincidiu com os atentados de 11 de Setembro de 2001, e mais infeliz ainda, a capa do CD trazia as torres gêmeas dentro de chamas. Todos os CDs foram recolhidos e a capa refeita, trazendo o símbolo da banda no lugar da maçã (que fazia alusão à cidade de Nova Iorque - "Big Apple") e das torres.
Entretanto, alguns poucos CDs com a capa original, com as torres gêmeas em chamas, continuam nas mãos de fãs e colecionadores. Tais CDs passaram a ser considerados raridades.
Mas isso não abalou a criatividade da banda, que se fechou para gravar um novo álbum, um disco duplo, experimental e controverso, intitulado Six Degrees of Inner Turbulence, lançado em 2002. Trazia músicas extensas no primeiro CD, e um épico impressionante de 42 minutos de duração, dividido em 8 partes no segundo CD.
Após a turnê mundial do álbum ser bem sucedida, lançaram, no final de 2003, o álbum Train of Thought, que, como o álbum anterior muda um pouco a linha musical da banda, levando a crítica severas de fãs antigos. Um álbum mais pesado do que os álbuns anteriores, não deixando o progressivo, nem a virtuosidade e a técnica da banda de lado.
Lançam um DVD em álbum triplo, Live at Budokan. Gravado no Budokan Hall, em Tokyo - Japão, local onde grandes bandas e músicos como Beatles, Ozzy Osbourne, Eric Clapton e Bob Dylan já tocaram.
O DVD traz as principais faixas do álbum Train of Thought e faixas dos outros álbuns, dando destaque para um medley instrumental mostrando toda a técnica e destreza dos integrantes da banda chamado de Instrumedley, que passa por trechos de várias músicas instrumentais dos Dream Theater, inclusive por algumas dos Liquid Tension Experiment, projeto instrumental paralelo dos membros da banda.
Em meados de 2005 a banda lança seu oitavo álbum, Octavarium, marcando vinte anos da existência da banda, caracterizado como algo "incrivelmente lindo" pelo baterista Mike Portnoy. Destaque para mais uma música épica, Octavarium, com seus 24 minutos. Destaca-se também a continuação da compilação de Portnoy Alcoholics Anonymous Suite.
Os Dream Theater andaram em tour durante 2005/2006 a celebrarem os seus 20 anos de carreira.Durante um show a 2 de Agosto de 2005 em Dallas prestaram tributo ao guitarrista de Pantera, Dimebag Darrell ao cantarem o tema Cemetery Gates no encore.A juntar a isso surgiram em palco os músicos Russell Allen, Burton C. Bell e Dave Mustaine, que cantaram ao lado de LaBrie esse tema.
A banda, que no dia 1° de abril de 2006 gravou um DVD em Nova York para comemorar seus 20 anos de carreira, surpreendeu o público tocando clássicos e músicas do último CD com a presença de uma orquestra, o DVD foi lançado dia 29 de agosto do mesmo ano, intitulado Score.
Systematic Chaos foi lançado em Junho de 2007.
Em 2008 surge uma compilação Greatest Hit (...and 21 Other Pretty Cool Songs). O título do álbum é uma brincadeira referindo-se à música "Pull Me Under",
Um novo DVD duplo chamado Chaos in Motion 2007–2008 com músicas de shows da turnê Chaos in Motion foi lançado pela Roadrunner Records em 23 de setembro de 2008; A edição especial inclui três CDs com o áudio das músicas do DVD.
A banda entrou em estúdio em setembro de 2008, para então começar o novo álbum, ainda sem título definido, que tem como previsão de lançamento meados de 2009. De acordo com Mike Portnoy, no seu fórum, o álbum terá elementos de todos as antigas gravações, do conceitual Octavarium ao pesado Train of Thought.
MEMBROS
James LaBrie - Vocal,percurssão, (1991-presente)
John Myung - Baixo, Chapman stick (1985-presente)
John Petrucci - Guitarra, segundo vocal (1985-presente)
Mike Portnoy - Bateria,percurssão,segundo vocal (1985-presente)
Jordan Rudess - teclados, Continuum, Lap steel guitar (1999-presente)
EX MEMBROS
Chris Collins - vocais (1985-1986)
Charlie Dominici - vocais (1986-1989)
Kevin Moore - teclados (1985-1994)
Derek Sherinian - teclados, segundo vocal(1994-1999)
DISCOGRAFIA
When Dream and Day Unite (1989)
Images and Words (1992)
Awake (1994)
A Change of Seasons (1995)- EP
Falling Into Infinity (1997)
Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory (1999)
Six Degrees of Inner Turbulence (2002)
Train of Thought (2003)
Octavarium (2005)
Systematic Chaos (2007)
Greatest Hits( And 21 other pretty cool songs) (2008)
Black Clouds & Silver Linings (2009)
ALBUNS AO VIVO
Live at the Marquee (1993)
Once in a Livetime (1998)
Live Scenes from New York (2001)
Live at Budokan (2004)
When Dream And Day Reunite (2004)
Score (2006)
Chaos in Motion (2008)
SINGLES
Pull Me Under (do álbum Images And Words) (1992)
Another Day (do álbum Images And Words) (1992)
The Silent Man(do álbum Awake) (1994)
Lie (do álbum Awake) (1994)
Hollow Years (do álbum Falling Into Infinity) (1997)
Through Her Eyes (do álbum Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory) (2000)
As I Am (edição de rádio, do álbum Train Of Thought) (2003)
Panic Attack (edição de rádio, do álbum Octavarium) (2005)
Constant Motion (do álbum Systematic Chaos) (2007)
COLECTÂNEAS
Greatest Hit (...and 21 Other Pretty Cool Songs) (2008)
COVERS
The Number of the Beast (Iron Maiden) (2002)
Master of Puppets (Metallica) (2004)
Dark Side of the Moon (Pink Floyd) (2006)
Made in Japan (Deep Purple) (2006))
DVDs
Images and Words: Live in Tokyo (1993)
5 Years in a LIVEtime (1998)
Metropolis 2000: Scenes from New York (2001)
Images and Words: Live in Tokyo / 5 Years in a LIVEtime (2004) (DVD relançando os dois vídeos anteriores juntos)
Live at Budokan (2004)
Score: 20th Anniversary World Tour (2006)
Chaos in Motion 2007-2008 (2008)
Última edição por Elektra em Sex Dez 10, 2010 5:20 pm, editado 1 vez(es)