OZZY OSBOURNE
John Michael "Ozzy" Osbourne nascido a 3 de Dezembro de 1948,em Aston, Birmingham, Inglaterra, é músico, compositor, vocalista e ex vocalista da famosa banda Black Sabbath, e é hoje mais de 5 decadas depois conhecido como o “Principe das Trevas e o Pai do Heavy Metal.
Ozzy ficou conhecido por ser vocalista da banda pioneira inglesa de Heavy Metal, Black Sabbath, e posteriormente teve uma excelente carreira a solo entre os anos 80 e 90.
No inicio de 2000, a sua carreira como celebridade atingiu um novo patamar quando se tornou estrela no seu próprio reality show “The Osbournes”, ao lado da esposa Sharon também sua manager, e de dois dos três filhos Kelly e Jack.
História...
O seu pai Jack trabalhava a fazer ferramentas na GEC e a mãe Lilian componentes de carros na firma Lucas, para criar os 5 filhos.
Passou pelo Prince Albert Road Junior School e Birchfield Road Secondary Modern School em Perry Barr, que foi dificil para ele, Osbourne sofria ao que parece de dislexia, e por isso tinha muitas dificuldades de aprendizagem.
No entanto gostava de música, e fazia parte das peças da escola.Tornou-se um grande fã dos Beatles aos 14 anos quando ouviu o primeiro single de sucesso da banda. Deixou a escola aos 15 anos e trabalhou na construção civil, como canalizador, , aprendiz da manufactura de ferramentas,numa fábrica de carros, num num matadouro, e também passou algumas semanas na prisão de Winson Green por não pagar uma multa depois de ter sido considerado culpado de ter roubado roupas numa loja.
Ozzy mais tarde iria formar uma banda com um antigo colega (Anthony)Tony Iommi que era seu colega de escola na Birchfield Road School quando ele fez uma audição para vocalista.
Por esta altura ouvia-se muito um certo Rock Psicadélico e eles para se distinguirem dos demais, decidiram tocar um Heavy Metal inspirado nos Blues, enrolado numa lirica brilhante.
Vários nomes surgiram para a banda, Polka Tulk e Earth, mas já existia uma banda com esse nome.E um dia durante os ensaios, repararam num grupo de pessoas em frente a um cinema que ia passar um filme de terror, e o baixista Geezer Butler achou curioso o fato das pessoas gostarem de ter medo e pagarem por isso, decidiram então experimentar compôr temas sobre a morte, e coisas do género.
Esse filme Black Sabbath era dirigido por Mario Brava.
Butler após ter lido um livro sobre o oculto que Ozzy lhe tinha emprestado, teve um sonho com uma figura negra ao fundo da sua cama .Pouco depois Butler escreveu a letra do tema “Black Sabbath”, que foi uma das primeiras canções com veia negra.E foi o protótipo das canções que viriam a ser o principal estilo da banda.
Apesar de um modesto investimento da Warner Bros records, os Black Sabbath despontaram.
Construídos á volta dos riffs de Tony Iommi, letras de Geezer Butler e o vocal de Ozzy, o seu primeiro album “Paranoid” viria a vender muito e a ter bastante projeção.
Em 1979, Osbourne foi despedido dos Black Sabbath devido ao abuso de substâncias.Todos os membros da banda consumiam, mas Ozzy abusava das drogas mais do que qualquer outro membro da banda.
E após nove anos nos Black Sabbath, o oitavo disco da banda “Never Say Die”(1978), marca a saída de Ozzy.
Foi substituido pelo ex- vocalista dos Rainbow, Ronnie James Dio.
Por breve tempo,nos finais dos anos 70, a banda Necromandus ensaiou com Ozzy e tornaram-se na primeira encarnação do projeto a solo,Blizzard Of Ozz,foram formados pela manager e futura esposa de Ozzy, Sharon Arden.
O primeiro line up era constituido pelo baterista Lee Kerslake dos Uriah Deep,pelo baixista e letrista Bob Daisley dos Rainbow e mais tarde Uriah Deep, pelo teclista Don Airey e pelo guitarrista Randy Rhoads dos Quiet Riot.
O primeiro album fica assim com o nome de “Blizzard of Ozz”, album esse que fica creditado com o nome de Ozzy, ainda que tenha sido maioritáriamente escrito por Daisley e Rhoads.
Impulsionados com o sucesso do primeiro album , lançam o segundo album,“Diary of a Madman”, album que foi feito ás pressas pois ainda não tinham terminado a digressão do primeiro album.
Este album dá inicio á digressão europeia, só que três concertos depois Ozzy tem um colapso nervoso e todos voltam para casa.
Recuperado, e com uma super produção de 25 técnicos da Broadway e Las Vegas e recursos de última geração para o palco e seis mil cópias do primeiro álbum sendo vendidas a cada semana, Ozzy volta em grande.
É por esta altura que se dá um dos acontecimentos que mais marcou a carreira de Ozzy.Um fã, durante um show atirou um morcego para o palco e Ozzy acreditando se tratar de um artefato de plástico, mordeu a cabeça do animal e acabou tendo que tomar várias injeções anti-rábicas. O medicamento causou-lhe choques anafiláticos entre outros problemas de saúde Chegou-se até a ser divulgada a sua morte, que foi desmentida pelo próprio vocalista. Em resposta, Ozzy Osbourne, de forma irônica, disse saber que pessoas podem morrer de raiva após serem mordidas por morcegos, mas que nunca ouviu falar que alguém pode morrer de raiva por ter mordido um morcego.Além disso , por parte de uma imprensa sensacionalista levou a que entidades de proteção aos animais a levantarem protestos contra os shows, inclusive alguns tiveram de ser cancelados, mas ainda assim a digressão continuou.
A 19 de Março de 1982 enquanto estavam em viagem para a Orlando na Flórida,para tocar no Rock Super Bowl XIV com Foreigner, Bryan Adams e UFO e a uma semana de atuarem em Madison Square Garden,decidem parar e passar pela casa do motorista, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur (Flórida) o lugar consistia de três casas, um hangar para avião e uma pista de pouso,onde estava uma avioneta de Aycock,e outra de Jerry Calhoun.
Andrew que tinha uma licença de piloto já expirada convida Jake Duncan,(empresário)e Don Airey (teclista) para fazer um passeio aéreo, perto das nove horas, Andrew deixou os dois passageiros e convidou Randy Rhoads e Rachel Youngblood (maquilhadora e cabeleireira da banda), para dar uma volta.
O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o autocarro. Acredita-se que o piloto, ressentido pelo conturbado divórcio, tenha visto a sua ex-esposa a entrar no autocarro e decidiu lançar o avião, contra ele, passa duas vezes, na terceira passagem uma das asas do avião raspa no tecto do autocarro,embatendo de seguida num pinheiro e acabou por cair na garagem de Jerry Calhoun, explodindo.
Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, achavam que se tratava de um acidente na estrada. Wanda Aycock e Don Airey, atónitos, tinham testemunhado tudo. Ozzy ainda correu para prestar socorro,entrou na casa e salvou um homem que estava em chamas, mas os passageiros do avião tiveram morte imediata, e os seus corpos totalmente carbonizados só foram identificados pelos registos dentários.
Na autópsia de Aycock foi detetada cocaína na urina,Rhoads só encontaram nicotina.
Ozzy entrou em profunda depressão com a perda do seu melhor amigo Randy Rhoads.
O guitarrista Bernie Torme (ex-Gillian)foi o primeiro a substituir Randy, quando retomaram a digressão.Mas Torme sentia a pressão de aprender todos os temas depressa e aparecer no palco perante fans que ainda choravam Randy, foi demasiado e ele acabou por sair em menos de um mês.
Durante uma audição num hotel, Ozzy escolhe Brad Gillis (que viria a ser um dos dois guitarristas nos Night Ranger), para terminar a digressão que culmina com o lançamento em 1982 do album ao vivo “Speak of the Devil”, gravado no Ritz em Nova York.
Em Agosto de 2008, numa entrevista para a Total Guitar Magazine, perguntaram a Ozzy se ele queria dizer algo sobre Randy,ao que Ozzy respondeu: “Não tenho nenhum arrependimento, excepto eu não ter sido capaz de impedir o Randy de entrar naquele avião”.
Durante os anos 80 e 90 a carreira de Ozzy foi um esforço em duas frentes, continuar a fazer música sem Randy e manter-se sóbrio.
No final de 1983 com Jake E. Lee á frente das guitarras, Ozzy grava o “Bark at the Moon”, que apesar das críticas positivas, embarcou nos modismos da época com constantes aparições na MTV e uma digressão com os Mötley Crüe, deixando para trás o classicismo das composições de Randy Rhoads.
Muito longe dos palcos, em Outubro de 1984,John McCollum de 19 anos (que sofria de depressão clinica)comete suicidio e, de acordo com a polícia, a música “Suicide Solution” ainda tocava nos seus fones de ouvido quando o corpo fora encontrado. Dois anos depois, três processos de incitação ao suicídio vieram à tona e, em Janeiro de 1986, através de seu advogado Thomas Anderson, a família de John acusou Ozzy de no documentário “Don’t Blame Me”, utilizar uma técnica conhecida como “Hemisync”, que consiste em sincronizar as ondas de ambos os hemisférios cerebrais para se atingir estados alterados de consciência, tornando o ouvinte aberto às sugestões e capaz de vívidas alucinações. O processo durou praticamente um ano e foi arquivado pela Suprema Corte da Califórnia,essencialmente porque Ozzy não poderia ser acusado pelas acções dos seus fans.Também foi factor positivo, a letra da canção falar do abuso de alcóol e “Suicide Solution”(solução suicidio) ser um trocadilho de palavras, que Ozzy fez ácerca do seu amigo Bon Scott dos AC/D que morreu devido ao abuso de alcóol,(morreu de hiportemia após dormir bêbado no seu carro durante uma noite de Inverno) e que a soluçao referia-se tanto ao alcóol como problema como por ser uma solução quimica.
Bob Daisley no entanto afirma que escreveu este tema sobre a preocupação que tinha pela batalha que Ozzy travava por causa do abuso de substâncias.
Nesse mesmo ano, Ozzy lança o álbum “The Ultimate Sin” com a substituição de Tommy Aldridge por Randy Castillo e de Bob Daisley por Philip Soussan.Apesar do sucesso da música “Shot in the Dark”, o álbum é considerado medíocre pela maioria da crítica e pelo próprio vocalista.
Em 1987,a mãe de Randy Rhoads entra em contato com Ozzy dando-lhe os arquivos de filamgens e temas inéditos que Randy tinha em casa e este envia-os a Max Norman (produtor dos seus três primeiros albuns) e o resultado foi um album de tributo a Randy”Tribute”.
O 5ºaniversário da morte de Randy foi assim comemorado com o lançamento deste album,que reúne o único album oficial de Ozzy e Randy a tocarem juntos.Este album é composto por um concerto ao vivo em Cleveland,Ohio gravado em 11 de Maio de 1981, e alguns solos de Randy de um show em Montreal, Canadá gravados em 28 de Julho de 1981.
Apesar do sucesso, eram freqüentes as discussões entre Lee e Ozzy devido ao péssimo comportamento do vocalista, cada vez mais envolvido com bebidas e drogas. Fatos que levaram a substituição do guitarrista por aquele que viria a ser um dos maiores e mais bem sucedido guitarrista da sua geração Zakk Wylde,pouco antes da gravação do “No Rest for the Wicked. O álbum, por sua vez, obteve críticas excelentes e além do sucesso de “Crazy Babies” e “Breaking All the Rules”, destacou-se a música “Miracle Man”, onde Ozzy critica a hipocrisia de Jimmy Swaggart – pastor evangélico que fazia pregações contra ele no seu programa de TV,e que alguns anos depois foi descoberto num motel com prostitutas.
Em Março de 1990, Geezer se juntou a Ozzy para o lançamento do álbum “Just Say Ozzy” que combinava canções do “No Rest for the Wicked” e sucessos dos Black Sabbath.
Em 1991 Ozzy voltaria a ser acusado de instigar o suicidio pelos pais de Michael Waller que também se suicidou, sendo Ozzy absolvido pelos mesmos motivos.
Esse ano foi de grandes mudanças na vida pessoal do artista, já que Ozzy começou uma árdua batalha contra o alcoolismo. Reflexos dessa iniciativa ficaram nítidos no seu álbum subsequente, “No More Tears”, repleto de baladas “Mama, I'm Coming Home” e “Time After Time”, letras autobiográficas “Road to Nowhere”e discussões sobre assuntos relevantes como, por exemplo, o abuso sexual de crianças em"Mr. Tinkertrain". Os frutos dessa iniciativa se confirmaram através do Grammy de melhor música para “I Don't Want to Change the World”,e foi platina 4 vezes
Além de surpreender todos com essa nova postura, Ozzy intitulou sua digressão de “No More Tours” “Sem mais digressões”, o que levou seus fãs a crerem que aquele seria o seu último álbum. Em várias entrevistas, ele afirmava que estava cansado das viagens e gostaria de ficar mais com a família. Na época, acompanhado pelo guitarrista Zakk Wylde, o baterista Randy Castillo e o baixista Mike Inez ,Ozzy chegou a cancelar shows devido à síndrome de abstinência da bebida. Isso não impediu que algumas apresentações fossem compiladas e transformadas em um álbum duplo (e seu respectivo vídeo), o “Live and Loud”.Este album foi mixado pelo veterano Michael Wagener que também mixou o “Live and Loud”.
Em Novembro de 1992 na Califórnia,durante o show que seria um dos últimos da digressão (e da carreira de Ozzy), todos os membros originais do Black Sabbath surpreenderam o público ao entrar no palco e apresentar quatro clássicos: “Black Sabbath”, “Fairies Wear Boots”, “Iron Man” e “Paranoid”. Ao final do espetáculo, um painel de fogos de artifícios explodia na seguinte frase: "I'll be back" (Eu voltarei). Um vídeo foi gravado somente com as músicas resultantes da inusitada apresentação dos membros do Sabbath.
Em 1993 Ozzy estava oficialmente aposentado. A aposentadoria não durou muito e, alguns fans pensaram que tudo não havia passado de uma jogada de marketing, Ozzy decidiu reunir novamente sua banda. Em 1995, era lançado o “Ozzmosis”, produzido porMichael Beinhorn.A principio Zakk Wylde (ocupado com a sua banda Pride and Glory) dividiria o seu posto com Steve Vai, só que devido a problemas com a editora, apenas a música “My Little Man” tem a participação de Vai.
A digressão levou o sugestivo nome de “Retirement Sucks” (a aposentadoria chateia) a melhor justificação para o seu regresso.
Zakk não participou desta digressão por estar a negociar com os Guns and Roses e foi substituido por Joe Holmes ex David Lee Roth.Geezer Buttler também não durou muito (devido a problemas familiares) e Castronovo (bateria) saem,entram Randy Castillo e Mike Bordin ex Faith No More e o baixista Robert Trujillo ex Suicidal Tendencies.
É lançado um best of chamado “The Ozzman Comet” em 1997.
Além da digressão, no final de 1996 Ozzy e Sharon promovem o maior sucesso financeiro de Ozzy, a primeira edição do festival OzzFest, onde se apresentam entre outros, os Sepultura, Slayer,Fear Factory.
No ano seguinte fazem a segunda edição com dois palcos, onde se apresentam os Type O Negative,Pantera,Fear Factory,Ozzy Osbourne,Machine Head,Coal Chamber, Black Sabbath (Ozzy,Tony Iommi e Geezer Butler)entre outros.
Até 2006, Ozzy foi sempre cabeça de cartaz a solo ou com os Black Sabbath, e a seu lado nomes como Megadeth,Metallica,iron Maiden, Judas Priest,Danzig entre outros,este evento levou a que Ozzy se tornasse o primeiro artista do Metal a atingir 50 milhões de dólares em vendas de merchandise.
Ao fim de sete anos,em 2001 lança “Down To Earth” e o DVD ao vivo “Live at Budokan”.
A 8 de Dezembro de 2003, Ozzy dá entrada de urgência no hospital em Wexham Park Hospital em Slough, Inglaterra em consequência de um grave acidente no seu veiculo todo o terreno, nas suas terras em Chalfont St Peter em Buckinghamshire.Ozzy partiu uma clavícula, oito costelas e uma vértebra do pescoço.
Foi operado de urgência para levantaram a clavícula, que estava a pressionar uma artéria e impedia a circulação do sangue no braço.
Sharon mais tarde contou que Ozzy fez paragem cardio-respiratória, logo após o acidente, e foi reanimado pelo seu guarda-costas pessoal,Sam Ruston.
Enquanto estava internado, Ozzy atingiu o seu primeiro número um em Inglaterra na tabela de singles num dueto com a filha Kelly,com a balada “Changes” dos Black Sabbath.
Recuperado do acidente, em 2004 foi cabeça de cartaz no OzzFest, onde se reuniu com os Black Sabbath.
Em 2005 lançou a box “Prince of Darkness”.O primeiro e segundo discos são apresentações ao vivo, B-sides, demos e singles.O terceiro disco contém duetos e temas estranhos com outros artistas, incluindo “Born to be Wild” com a Miss Piggy. O quarto disco é material novo onde Ozzy faz covers das suas músicas favoritas e as suas maiores influências, que incluem The Beatles, John Lennon e David Bowie, entre outros.
Após o Ozzfest de 2005, Ozzy anunciou que se iria retirar do festival, mas ainda assim em 2006 ainda fechou alguns dos concertos, tendo os restantes sido fechados pelos System of a Down.
Em 2007 Ozzy ofereceu vários bilhetes aos fans gratuitamente o que levou a alguma controvérsia.Em 2008 o Ozzfest foi reduzido a evwento de um dia em Dalla, Texas onde Ozzy tocou ao lado dos Metallica.
O album intitulado “Black Rain” foi lançado a 22 de Maio de 2007 e foi muito bem aceite pela critica e fez Ozzy ser eleito o maior ícone da música.
A 24 de Maio de 2007 foi honrado com o prémio anual VH1 Rock Honors junto com os Genesis, Heart e ZZTop.
A 18 de Maio de 2007 foi anunciado que Ozzy seria o primeiro a fazer parte da Birmingham Walk of Stars, e numa cerimónia conduzida a 6 de Julho de 2007, uma estrela de bronze honrando Ozzy foi colocada na rua Broad Street na sua cidade natal de Birmingham na sua presença.
Vida Pessoal
Osbourne casou duas vezes e tem sete filhos (cinco biológicos e dois adoptados).
Foi casado com Thelma Riley (hoje professora em Leicestershire) e adoptou o filho dela Elliot Kingsley (1966), e juntos tiveram Jessica Starshine Osbourne Hobbs (20 Janeiro 1972) e Louis John Osbourne (1975).
Mais tarde casou com Sharon Arden (1982) e teve mais três filhos, Aimee Osbourne (2 September 1983), Kelly Osbourne (27 Outubro 1984) e Jack Osbourne (8 Novembro 1985). Recolheram um amigo da familia,Robert Marcato depois da mãe dele ter morrido apesar de legalmente nunca o terem adoptado.
Osbourne tem três netos, Isabelle e Harry da filha Jessica, e Maia do filho Louis.
Escreveu uma canção para a filha Aimee, que aparece como lado B no album “Ozzmosis”.
Divide o seu tempo entre Los Angeles e Buckinghamshire, Inglaterra.
Tem mais de 15 tatuagens , e as letras the letters O-Z-Z-Y nos dedos da mão esquerda foram a primeira tatuagem que fez na adolescência, com uma agulha de coser e lápis.
Osbourne sofre de tremores há alguns anos e associou-os aos anos de abuso de drogas.Mas em Maio de 2005 descobriu que afinal sofria de uma doença chamada Parkin Syndrom, que é uma condição genética com sintomas muito parecidos com a doença de Parkinson.
Ozzy tem de tomar medicação para o resto da vida para combater estes tremores involuntários associados á doença.Ozzy também sofre de perda de audição.
Ozzy é também patrocinador da associação de futebol de inglaterra no Club de Aston Villa, porque cresceu em Aston, uma área perto de Villa Park.
Lançou uma autobiografia “I Am Ozzy” publicada a 1 de Outubro de 2009.
Controvérsias
Ozzy sempre esteve rodeado de controvérsias e sempre foi alvo de acusações, desde associações de pais, grupos religiosos que acusaram Ozzy de ser uma influência negativa pelo infame “par de cornos” que se faz com a mão nos concertos, ás decorações do palco e imagens do diabo que glorificam o satanismo,de ser um anti-cristão.
Foi acusado de promover o suicidio.
A ex membros da banda como Bob Daisley, Lee Kerslake, e Phil Soussan que o acusaram de ele não lhes pagar os royalties devidos nos albuns em que tocaram, fez com que os Osbourne apagassem as suas contribuições nesses albuns e as regravassem em novas edições com o baixo e bateria de Robert Trujillo e Mike Bordin. Phil Soussan chegou a ter um confronto fisico com Sharon no funeral de Randy Castillo.
Quando assinou o seu primeiro contrato a solo e foi conhecer algumas pessoas á CBS, o seu plano era libertar duas pombas como sinal de paz, mas devido a estar intoxicado ele mordeu a cabeça da pomba arrancando-a, com sangue a correr pela boca foi posto na rua por seguranças.Ao famoso morcego em palco...
Durante uma viagem ao Texas em 1982, enquanto envergava um dos vestidos da que seria a sua futura esposa Sharon,Ozzy embriagado urinou em cima de um monumento em honra dos que morreram no Álamo, foi preso por um policia, e banido da cidade de San Antonio por uma década.
O seu problema com o alcóol teve o seu ponto mais alto em 1989 quando se tornou violento e tentou estrangular a mulher e sua manager Sharon.
PRÉMIOS
1995 – Monsters do Rock
2006 – Imortal do Rock
2007 – Ícone da música em Londres
2007 – Scream da música
2008 – Classic Rock Roll of Honour
2008 – Lenda viva do Rock
2008 – Prémio Caio (HSBC)
MEMBROS ACTUAIS
Gus G – guitarra (2009 até ao presente)
Rob “Blasko” Nicholson – baixo (2003 até ao presente)
Mike Bordin – bateria (1997 até ao presente)
Adam Wakeman – teclados (2004 até ao presente)
EX MEMBROS
Guitarra
Randy Rhoads (1980-1981)
Jake E.Lee (1983-1986)
Zakk Wylde (1988-2007)
Baixo
Bob Daisley (1980-1983) (1988-1991)
Phil Soussan (1986)
Geezer Butler (1995)
Robert Trujillo (2001)
Bateria
Lee Kerslake (1981)
Tommy Aldridge (1983)
Randy Castillo (1986-1991)
Deen Castronovo (1995)
Teclados
Don Airey (1980) (1983)
Johnny Cook (1981)
Mike Moran (1986)
John Sinclair (1988-1991)
Rick Wakeman (1995)
Tim Palmer/Michael Railo (2001)
Zack Wylde (2007)
DISCOGRAFIA
Blizzard of Ozz (1980)
Diary of a Madman (1981)
Bark at the Moon (1983)
The Ultimate Sin (1986)
No Rest for the Wicked (1988)
No More Tears (1991)
Ozzmosis (1995)
Down to Earth (2001)
Black Rain (2007)
Scream (2010)
Albuns ao vivo
Speak of the Devil (1982)
Tribute (1987)
Just Say Ozzy (1990)
Live & Loud (1993)
Live at Budokan (2002)
Live in Argentina (2008)
Com os Black Sabbath
Black Sabbath (1970)
Paranoid (1970)
Master of Reality (1971)
Volume 4 (1972)
Sabbath Bloody Sabbath (1973)
Sabotage (1975)
Technical Ecstasy (1976)
Never Say Die! (1978)
Reunion (1998) (ao vivo)
Black Mass EP (1998) (ao vivo)
Past Lives (2002) (ao vivo)
OzzFest
Ozzfest, vol 1: Live (1997)
Ozzfest 2001: The Second Millenium (2001)
Ozzfest: Second Stage Live (2001)
Compilações
Best of Ozz (1989)
Ten Commandments (1990)
The Ozzman Cometh (1997)
The essential Ozzy Osbourne (2003)
Prince of Darkness (Bible of Ozz)(2005)
Under Cover (2005)
DVD e VHS
The Ultimate Ozzy (Vídeo, 1986)
Wicked Videos (Vídeo, 1988)
The Tower Teather, Philadelphia, PA (VHS Live - No Rest For The Wicked Tour, 1989)
Gotthenburg (Pro Cam - 1 Camera - Live, 1989)
Moscow Music Peace Festival (Pro TV - Live, 1989)
Don't Blame Me: The Tales of Ozzy Osbourne (DVD e VHS, 1991)
Live & Loud (DVD e VHS, 1993)
OzzFest, Vol. 1: Live (DVD e VHS, 1997)
Hard 'N' Heavy - Volume 1 (DVD, 2001)
Rock Survivors (DVD e VHS, 2001)
Live At Budokan (VHS e DVD, 2002)
Ozzfest: 10th Anniversary (2005)
EPs, Singles e Bootlegs
Mr. Crowley Live (EP, 1980)
Mr.Crowley (Single, 1981)
Crazy Train (Single , 1981)
Other Side of Ozzy Osbourne (EP, 1984)
Shot in the Dark/You Said It All (Single, 1986)
No More Tears (Cassette Single, 1991)
Time After Time (Single, 1992)
Mama I'm Coming Home (Single, 1992)
Changes (Single, 1993)
I Just Want You (Single, 1996)
Louder Than Everything (Bootleg, 1996)
Gets Me Through/No Place For Angels (Single, 2001)
Dreamer (Single, 2002)
Demon Alcohol (Single, 2002)
I Don't Wanna Stop (Single, 2007)
Let Me Hear You Scream (Single 2010)