SIOUXSIE AND THE BANSHEES
A partir do primeiro álbum, "The Scream", de 1978, até o rompimento da banda em 1996, Siouxsie & the Banshees foi uma das mais bem sucedidas bandas de gothic rock, pós-punk, punk rock e ajudou a criar o estilo "goth" de música e de se vestir. São marcas de Sioux a forte maquiagem com lápis preto e sombra nos olhos, o vestuário agressivo com peças de bondage, os cabelos um pouco desfiados e desalinhados, que foram mais tarde uma imensa influência para o goth, deathrock e punk.
Ela se tornou bastante conhecida no cenário punk de Londres devido a sua chocante maneira de se vestir, que incorporava camisas com imagens sexuais e palavrões, correntes e acessórios sadomasoquistas, bem como um novo estilo de maquiagem com destaque ao uso de lápis delineador preto nos olhos, o que acabaria se tornando base tanto para a moda gótica quanto para o estilo punk.
Além disso, ela trabalhou por um tempo como modelo vivo da vitrine da loja de Vivienne Westwood (famosa estilista punk).
Esta jovem fã dos Sex Pistols foi notada nos anos 70.Susan Dallion de seu verdadeiro nome, nasceu em Londres em Maio de 1958.
Fazia parte do infame Bromley Contingent (um grupo de fans que seguia os Sex Pistols e escandalizavam uma nação).Deste grupo faziam parte nomes como Billy Idol e Steven Severin.
Uma das primeiras aparições públicas de Siouxsie foi com os Sex Pistols no programa televisivo de Bill Grundy, em Dezembro de 1976 como integrante do Bromley Contingent. Durante a entrevista com os membros do Sex Pistols, ele tentou "cantar" Sioux:
Entrevista:
Grundy: "Você está aborrecida, ou você só está se divertindo?"
Sioux: "Estou me divertindo."
Grundy: "Você está?"
Sioux: "Yeah."
Grundy: "Ah, foi isso que pensei que você estivesse fazendo."
Sioux: "Eu sempre quis conhecer você."
Grundy: "Isso é verdade?"
Sioux: "Yeah."
Grundy: "Nos conheceremos mais tarde, não?"
Foi em reação a esta troca de palavras que o guitarrista dos Sex Pistols, Steve Jones, soltou uma série de palavrões extremamente ofensivos a Grundy, deixando os media furiosos e que traria um maior impacto na carreira dos Sex Pistols.
Nesse mesmo ano ela formou a sua própria banda adotando o nome de Siouxsie and The Banshees dando enfase ao seu ódio aos cowboys. Os restantes membros da banda escolheram o nome The Banshees em homenagem ao filme de terror de Vincent Price "Cry Of The Banshee".
A sua estréia foi no Club 100 Punk Festival em Londres, tendo o futuro Sex Pistol Sid Vicious na bateria, o guitarrista Marco Pirroni dos Adam And The ANts e o baixista steve Severin.
Siouxsie and the Banshees atrairam atenção com uma cover da banda pop The Bay City Rollers' Young Love e uma versão de 20 minutos de Lord's Prayer.
Subsequentemente recrutaram o guitarrista John McKay e o baterista Kenny Morris,e asseguraram um contrato e obtiveram o seu 1º hi Hong Kong Garden em 1978.
Um ano mais tarde McKay e Morris abandonam a banda e Robert Smith dos The Cure temporáriamente assumiu o papel de guitarrista enquanto Budgie de seu nome verdadeiro Peter Clark junta-se á banda assumindo a bateria.
Siouxsie and the Banshees gravaram 12 albuns e tiveram 18 hits incluindo Happy House, Peek-A-Boo, Kiss Them For Me e uma cover dos The Beatles Dear Prudence.
Asseguraram uma legião de fans ao misturar, goth rock com música do mundo, criando sons experimentais e acessiveis ao rádio.
Siouxsie e Budgie decidem então formar um projeto paralelo permanente The Creatures, apesar do sucesso dos Siouxsie And The Banshees.
O par casa em 1991.Devido aos fãs que olhavam para o apartamento deles através das janelas, no oeste de Londres, os dois mudam-se para a França. Atualmente, eles vivem numa convertida casa de fazenda em um vilarejo no sudoeste francês, onde eles têm "um jardim, gatos e montanhas de livros." Alguns anos depois, eles montaram o seu próprio selo musical, Sioux Records, e recentemente terminaram de construir um estúdio na casa deles.
Em 1994, ela gravou a música "The Lighthouse" no álbum do produtr francês Hector Zazou, intitulado Chansons des mers froides (Songs from the Cold Seas). Sioux e Zazou adaptaram um excerto do poema "Flannan Isle" do poeta inglês Wilfred Wilson Gibson na letra. A canção inclui os encantamentos de uma shaman Nanai gravados na Siberia, e na performance musical teve as participações de Budgie e Mark Isham.
Em 1996 quando a sua banda favorita os Sex Pistols resolvem reunir-se numa tourné nostálgica, Siouxsie and the Banshees respondem á maré de nostalgia separarando-se.
Siouxsie gravou a faixa “Interlude” com Morrissey, ex-vocalista dos Smiths e fez outras participações nos discos de Marc Almond e David Bowie. Relembrando os tempos em que era manequim-viva da loja de Vivienne Westwood, Siouxsie chegou até mesmo a participar em 1998 de um desfile de Jean-Paul Gaultier.
Em 2003, Siouxsie foi vocalista convidada pelo Basement Jaxx na música "Cish Cash".
Siouxsie continua a gravar com os The Creatures e colabora com outros artistas tais como Marc Almond e Basement Jaxx, e reune-se com os The Banshees na Seven Year Itch em 2002.
Ela ganhou o Icon Award no Mojo Honours em London, no mês de Junho de 2005.
Em meados de 2005, Siouxsie Sioux lançou um DVD solo entitulado "Dreamshow", com várias canções de quando ela dividia o tempo entre Siouxsie and the Banshees e The Creatures. Ela vestiu uma grande quantidade de intricados e belos trajes inspirados em roupas japonesas e foi acompanhada por uma orquestra bem como por Budgie e Leonard Eto, o colaborador do álbum Hai!, do The Creatures. O DVD também inclui as mais obscuras canções que não eram costumeiramente tocadas ao vivo como os clássicos dos Banshees, "Obsession", "Shooting Sun", "The Rapture" e "Not Forgotten". O DVD também possue um bônus especial, com uma performance no 100 Club, onde o Siouxsie & The Banshees tocou em sua primeira apresentação.
A música Hong Kong Garden faz parte da trilha sonora do filme "Marie Antoinette", lançado em 2006.
DISCOGRAFIA:
The Scream (1978)
Join Hands (1979)
Kaleidoscope (1980)
Juju (1981)
A Kiss in the Dreamhouse (1982)
Hyæna (1984)
Tinderbox (1986)
Through the Looking Glass (1987)
Peepshow (1988)
Superstition (1991)
The Rapture (1995)