Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Projeto C.O.V.A.

Enterre-se nesta Cova se tiver coragem e ossos!!!

Projeto C.O.V.A.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aos Artistas Que Sobrevivem Nas Sombras Mais Inspiradoras E Aos Amantes Destas Sombras Na Forma De Arte, Poesia, Literatura E Música

3 participantes

José Saramago

AngelSpectrum
    AngelSpectrum

José Saramago Empty José Saramago

Mensagem  AngelSpectrum Dom Set 11, 2011 4:43 pm

José Saramago Jose-saramago

Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.

Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino.

Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). É casado com Pilar del Río.

Obras:

Romances
    Terra do Pecado, 1947
    Manual de Pintura e Caligrafia, 1977
    Levantado do Chão, 1980
    Memorial do Convento, 1982
    O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
    A Jangada de Pedra, 1986
    História do Cerco de Lisboa, 1989
    O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
    Ensaio Sobre a Cegueira, 1995
    Todos os Nomes, 1997
    A Caverna, 2000
    O Homem Duplicado, 2002
    Ensaio Sobre a Lucidez, 2004
    As Intermitências da Morte, 2005
    A Viagem do Elefante, 2008
    Caim, 2009

Peças teatrais
    A Noite
    Que Farei com Este Livro?
    A Segunda Vida de Francisco de Assis
    In Nomine Dei
    Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido

Contos
    Objecto Quase, 1978
    Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido, 1979
    O Conto da Ilha Desconhecida, 1997

http://www.josesaramago.org/
    Elektra
    Elektra
    Admin
    Admin

José Saramago Empty Re: José Saramago

Mensagem  Elektra Sáb Set 17, 2011 2:07 pm

Apesar de ser galardoado com o Nobel de Literatura de 1998 Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
    Eu nunca senti vontade de conhecer o trabalho deste escritor, ele teve alguns comentários menos felizes na imprensa e talvez seja por isso que nunca me senti inclinada a conhecer a obra dele.Mas recentente mandaram-me por mail uma citação dele que me tocou particularmente, passo a citar:

“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
    Isso mesmo!
    Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
    Perder? Como?
    Não é nosso, recordam-se?
    Foi apenas um empréstimo!"

Mas á parte desta citação,continuo a não desejar conhecer mais nada.
    Já leste algo dele AngelSpectrum?

Inominável Ser
    Inominável Ser
    Admin
    Admin

Mensagem  Inominável Ser Sáb Set 17, 2011 3:28 pm

A última obra dele, da qual li algo a respeito, me parece interessante. Ele era ateu, não?
    Elektra
    Elektra
    Admin
    Admin

Mensagem  Elektra Seg Set 26, 2011 2:37 pm

Sim era ateu.
    AngelSpectrum
    AngelSpectrum

Mensagem  AngelSpectrum Sex Nov 04, 2011 4:05 pm

Eu li sim, li o Memorial do Convento porque fazia parte do programa da escola no 12º ano a português e li o Evangelho segundo Jesus cristo.

Eu como gosto muito de romances históricos gostei imenso do Memorial do Convento, o problema é a escrita dele. Eu canso-me de ler facilmente, só consigo ler 1 capitulo por dia porque ele não mete travessões, parágrafos é só virgulas! A história em si é muito boa mas demora-se muito tempo a ler lol.

O Evangelho segundo Jesus Cristo li por acaso. Quando ele morreu o pessoal foi a correr para as livrarias comprar os livros dele porque lá está, ele morreu!
    A minha mãe foi uma delas , leu 10 páginas e não gostou por causa da escrita e porque o inicio do livro começa com São José a ter relações sexuais com a " virgem" Maria e daí, segundo Saramago , é concebido Jesus. Ora uma pessoas que foi criada com regras estritas da igreja não acha muita piada a isso. Como não gosto de deitar dinheiro ao lixo, li-o eu . Sinceramente, adorei o livro , a ao contrário do que muitos penasam, Saramago não fala mal sobre Jesus, apenas conta a história ligeiramente diferente.
    Inominável Ser
    Inominável Ser
    Admin
    Admin

Mensagem  Inominável Ser Sex Nov 25, 2011 2:41 pm

A liberdade de expressão não é muito compreendida neste mundo, tudo tem que ser sempre convencional e certinho conforme as regras morais da sociedade que, em muitos casos, são merdas vomitadas pelos políticos, sociólogos, psicólogos, sexólogos e, no topo dos danosos "senhores da verdade", os religiosos em geral que pregam o funbdamentalismo. Saramago parecia combater tudo isso, a meu ver.
    AngelSpectrum
    AngelSpectrum

Mensagem  AngelSpectrum Sex Jan 06, 2012 9:41 am

O problema principal é que as pessoas falam sem saber o que que dizem. Acho piada que a maior parte das pessoas que fala do Saramago e das obras dele não leram uma única linha de nenhum dos livros. O facto de ele ser ateu não quer dizer que seja má pessoa , há aí muito padre pedófilo e muita gente que vai á missinha todos os domingos com pessoas enterradas nos seus jardins.
    Elektra
    Elektra
    Admin
    Admin

Mensagem  Elektra Dom Jan 08, 2012 3:30 pm

A mim não me aquece nem me arrefece ele ser ateu, é me perfeitamente indiferente,é daqueles autores que não me atraem pura e simplesmente.Mas acredito que muita boa gente enche a garganta para falar de Saramago ou outro qualquer "da moda" sem nunca ter lido uma linha.Ficam com aquela sensação de sapiência... Laughing
    Inominável Ser
    Inominável Ser
    Admin
    Admin

Mensagem  Inominável Ser Qua Fev 15, 2012 11:44 am

A moda é totalmente passageira, em todos os casos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Nov 25, 2024 6:38 am