.A célula mãe da Opus Tenebrae surgiu da junção de idéias e afinidades musicas de Opus (Vocal) e Alex Riesco (Baterista)em uma Jam Session no Outono de 2001. Em seguida, surge Valdomiro (Guitarrista) e as composições entram em um ritmo mais acelerado. Em 2002, alguns baixistas e guitarristas sucederam-se no line-up, até que em Outubro do mesmo ano, Christian Bacci assume o baixo e começa a participar das composições.
Em Maio de 2003, Mirela(Cantora Lírica) é convidada à participar da banda, que já está com os rumos musicais definidos. A banda começa a fazer os primeiros shows, com a resposta do público surpreendendo até mesmo os integrantes da mesma, vez que o som produzido não é uma composição de "fácil nomenclatura".
Apreciadores de música melódica e também agressiva recebem com entusiasmo as apresentações da banda, gerando a energia necessária para a continuação dos trabalhos. Problemas internos retiram Valdomiro da banda. A vocalista lírica, Mirela, também sai.
Durante uma árdua trajetória são feitas tentativas de inserção de violino e teclado, sempre visando um aprimoramento musical. O guitarrista Sandro também deixa o Opus e no início de 2007 a banda sofre uma grande reformulação com a entrada dos guitarristas Ricardo e, em seguida, Lomax. Surge um grande "achado" do Vocalista Opus - que convida Marcello Soutullo para inserir o exótico som da Gaita de Fole Galega, reforçando ainda mais as influências célticas, medievais e místicas da Opus Tenebrae. A banda faz apenas uma única apresentação com esta formação, ficando, em seguida, com somente um guitarrista. Em Maio de 2008, a banda passa a contar com o novo talento, Décio Andolini, atribuindo novamente duas guitarras ao "front" da Banda. Em Setembro de 2008, o baterista Alex Riesco é substituído pelo experiente Celso VX, ex baterista do Vulcano (Santos) dando origem à composição atual da Opus Tenebrae.
A formação atual da banda conta com: Opus (Vocais), Celso VX (Bateria), UnChristian Bacci (Baixo), Rudolph Lomax (Guitarra), Décio Andolini (Guitarra e Vocais) e Marcelo Soutullo (Gaita de Fole Galega/Vocais).
in: Opus Tenebra - MySpace
Outros links para que possam saber mais informações da banda:
Opus Tenebrae - Facebook
Opus Tenebrae - Comunidade no Orkut
Opus Tenebrae - Perfil no Orkut
Opus Tenebrae - MySpace
Confiram, a seguir, a performance ao vivo da banda com Pugnae Aerternum: