HIM
Os HIM são uma banda finlandesa de Metal Gótico/Rock Gótico.
Foram formados em Helsinquia em 1991 pelo vocalista Ville Valo, o guitarrista Mikko “Linde”Lindström,pelo baixista Mikko “Migé”Paananen.
Os HIM originalmente chamavam-se “His Infernal Majesty” (Sua Majestade Infernal),mas em 1997 a banda mudou o nome para HIM porque as pessoas tinham a ideia de que os membros da banda eram satanistas.
Como "His Infernal Majesty" a banda lançou duas demos e um EP.
A primeira demo foi "Witches and Other Night Fears" e "This Is Only the Beginning", lançadas em 1992 e 1995 respetivamente.O EP “666Ways to Love: Prologue foi lançado em 1996 sómente na Finlândia.Foi produzido por Hiili Hiilesmaa nos estúdios Finnvox.
Os HIM lançaram o seu primeiro album “Greatest Love Songs Vol.666” a 20 de Novembro de 1997. Tem covers do “Wicked Game” do Chris Isaak e o “(Don't Fear) The Reaper".dos Blue Öyster Cult.
Quatro singles sairam deste album, que também foi produzido por
Hiili Hiilesmaa e gravado também na Finnvox.
Os vocais convidados foram Sanna-June Hyde, e Asta Hannula nos temas "(Don't Fear) The Reaper" e "For You", respetivamente.
Uma edição digipack foi lançada na Finlândia com o tema
"For You"como primeiro tema.Uma edição especial lançada na Alemanha contém o tema extra: "Stigmata Diaboli", tirado do “666 Ways to Love: Prologue”
Mantendo a temática do 666, a duração do album é de 66.06 minutos e contém um total de 66 temas (56 dos quais são em branco).
Há um outro tema que começa no minuto 6 até á 66 faixa "The Heartless" do “666 Ways to Love: Prologue”. O tema é chamado de "HIM 666," ou "666" ou "Dark Circle." Este album é o único até á data com temas escondidos.
Apesar de se subentender que tem influências satânicas, Valo já afirmou que o album nada tem a ver com isso.
Após ganhar popularidade na Europa,os HIM lançam o seu segundo album a 19 de Dezembro de 1999, chamado “Razorblade Romance”.
A popularidade da banda aumentou com a saída do single “ "Join Me in Death" que atingiu o nº 1 na Alemanha vendendo mais de 500,000 unidades em duas semanas.”Join Me in Death “ foi usado como banda Sonora na versão europeia do filme de ficção cientifica 'The 13th Floor'.
Seguindo este sucesso lançaram mais dois singles deste album:"Right Here in My Arms" e "Gone With the Sin".
Em 2002 “Razorblade Romance” foi relançado e nos Estados Unidos o nome“HIM” não foi autorizado por causa da banda americana de post rock HiM possuir direitos de autor, o album saiu com a banda a mudar de nome para HER. Eventualmente compraram os direitos do nome e o album foi lançado normalmente. Apenas 1000 cópias deste album com o nome da banda como HER existem e isso faz destes exemplares raridades para os fans.
Durante o ano de 2001 e antes do lançamento do terceiro album, os membros dos HIM formaram uma nova banda Daniel Lioneye, que pretendia ser um projeto a solo do guitarrista Linde que assumia os vocais e adquiriu o nome Daniel Lioneye em palco.
Migé Amour estava no baixo,Ville Valo na bateria, Hiili nos teclados, e Ike nos efeitos especiais. Lançaram um album, “The King of Rock'n Roll”, em Setembro de 2001,e só fizeram 4 shows ao vivo . E apesar de não ter sido um grande sucesso comercial tem alguns fans.
Após este projeto os HIM lançam “Deep Shadows and Brilliant Highlights” a 27 de Agosto de 2001.Neste album apresentam o novo teclista Emerson Burton.Três singles sairam deste album: “Pretending”,“In Joy and Sorrow”e o duplo single com,Heartache Every Moment” e Close to the Flame”.
A 14 de Abril de 2003 lançam “Love Metal” que é o primeiro album que não tem Ville Valo na capa, tem um heartagram dourado que é o simbolo da banda.Deste trabalho sairam os seguintes singles :"The Funeral of Hearts", "Buried Alive By Love" e "The Sacrament".
Do quinto album dos HIM “Dark Light” lançado a 26 de Setembro 2005,sairam os singles "Rip Out the Wings of a Butterfly" e "Killing Loneliness",neste ultimo surge Kat Von D a tatuar os olhos que Ville tem nas costas, obteve um enorme sucesso nos EUA.
No Verão de 2005 tocaram com os Black Sabbath e Velvet Revolver.
Com o sucesso de “Dark Light” nos EUA os outros albuns entraram nos charts americanos, e o album foi certificado ouro nos EUA, o que fez dos HIM a primeira banda finlandesa a vender mais de 500,000 discos nos EUA.
Em 2006/2007, os HIM lançaram a segunda e terceira compilação de albuns entituladas “Uneasy Listening Vol. 1 e Uneasy Listening Vol. 2.
“Venus Doom” foi lançado a 14 de Setembro de 2007 na Finlândia ,Irlanda e Alemanha.
"Digital Versatile Doom", o primeiro DVD/CD official da banda foi lançado em Abril de 2008.Contém o show ao vivo no The Orpheum Theater em Los Angeles, assim como cenas dos bastidores
O album seguinte “Screamworks: Love in Theory and Practice”foi lançado em 2010
HEARTAGRAM
O Heartagram é o simbolo dos HIM, criado por Ville Valo no seu vigésimo aniversário.E uma marca registada.
Valo diz que o simbolo representa banda como uma entidade.Como um moderno “Yin Yang”, o coração sendo o Yin e o pentagrama invertido o Yang. Muitos fans da banda tatuam o simbolo assim como o coração que Valo tem no pulso direito.
O significado desse símbolo é o equilíbrio entre os extremos; a vida e a morte, o amor e o ódio, que é o tema da maioria das músicas da banda, além de ser seu símbolo principal.
DISCOGRAFIA
Greatest Love Songs Vol. 666 (1997)
Razorblade Romance (1999)
Deep Shadows and Brilliant Highlights (2001)
Love Metal (2003)
Dark Light (2005)
Venus Doom (2007)
Screamworks: Love in Theory and Practice (2010)
MEMBROS
Ville Valo —vocalista (1995–presente)
Mika "Gas Lipstick" Karppinen — bateria (1999–presente)
Mikko "Linde" Lindström — guitarra (1995–presente)
Janne "Emerson Burton" Puurtinen — teclados ,sintetizadores (2001–presente)
Mikko "Migé" Paananen — baixo ,coros (1995–presente)
EX MEMBROS
Antto Melasniemi — teclados,sintetizadores (1995–1999)
Jussi-Mikko "Juska" Salminen — teclados, sintetizadores (1999–2001)
Juhana Tuomas "Pätkä" Rantala — bateria (1995–1999)