KEN KELLY
Pintor e ilustrador americano nascido em 1946 em New London no Connecticut, Ken Kelly praticamente nasceu com um lápis na mão.Começou a desenhar com apenas dois anos e nunca mais parou.
Aos nove anos foi apresentado á professora Mrs Valerious,na 4ª classe e isto foi o inicio de uma relação que durou nove anos.Esta professora ensinou-o a desenvolver o seu talento natural e ensinou-lhe os principios da arte.Ao contrário de outros professores, Mrs Valerious não o empurrou para uma escola de arte.Convenceu os pais de Ken a deixarem-no na escola tradicional pois numa escola de arte ele iria arruinar o seu talento natural.
Ken sempre teve o sonho de se incorporar os Marines e depois da escola foi exatamente o que fez.Nos quatro anos seguintes fez missões em todo o mundo,esteve em Guantanamo Bay e no Vietnam.Mas mesmo a prestar serviço militar nunca deixou de desenhar, e quando esteve em Cuba fez todas as ilustrações para a revista americana “The Gitmo Gazette”
Em 1968 depois de terminar os seus 4 anos de serviço militar regressou a Nova York, e no ano seguinte a sua vida afundou-se na arte do fantástico.Em 1968 decidiu ir para o estúdio de Frank Frazetta e mostrar-lhe os seus trabalhos.
Frazetta gostou do que viu e encorajou Ken a seguir uma carreira na arte comercial,e convidou-o a estudar com ele, Ken aceitou.
Com o apoio de Frazetta, Ken apurou a sua técnica, Frazetta disse-lhe que ele tinha de pôr sentimento nas suas criações e deixar que a acção viesse da sua imaginação.Ken tomou estas palavras a peito e servem-lhe de orientação até aos dias de hoje.
Mais tarde no mesmo ano, Ken recebeu a sua primeira encomenda profissional, e antes de a entregar mostrou-a a Frazetta, este achou que a mulher não tinha uma cara muito expressiva e pintou uma outra por cima.Este quadro foi feito para a revista de Warren Vampirella e tem o titulo de “The Lurking Terror”.
Durante o resto desse ano Ken continuou a trabalhar para a revista de Warren e para a Skywald.
Em 1969 entrou no campo das capas dos livros e já trabalhou praticamente para quase todas as grandes publicações.
Ken trabalhou com grandes autores, incluindo as séries para Robert E. Howard, e as séries completas de Robert Adams.
Fora da ilustração, Ken já trabalhou para quase todos os grandes fabricantes de brinquedos.
Também já fez várias capas de albuns de bandas,incluindo duas pinturas para os Kiss pelas quais recebeu albuns de ouro.E criou todas as capas dos Manowar.
Versatilidade é uma das caracteristicas do curriculo de Ken, não só completou mais de 700 trabalhos,como completou um calendário Howard, publicou dois livros de arte e trabalhou para a Mego (assim como outras empresas) pintando os seus Micronauts.