A mystery, a thriller and a ghost story.
Lake Mungo é um falso documentário maravilhosamente construído, que explora o quotidiano de uma família atordoada pela angústia e pela dor. Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai por a descoberto o verdadeiro segredo por detrás da morte de Alice.
O filme tem uma forte componente dramática, que é particularmente vincada nos momentos em que os personagens são entrevistados. Estas entrevistas, espalhadas por todo o filme transmitem uma grande sensação de autenticidade, seja pelo diálogo simples ou pela prestação convincente dos actores, que felizmente não são conhecidos.
A cinematografia é muito rica, não sendo poucas as vezes em que o espectador é brindado com imagens tão bonitas que parecem surreais. As próprias cenas filmadas no interior da casa foram claramente pensadas não para assustar ou chocar de uma forma directa, mas antes no sentido de construir uma atmosfera visualmente inquietante. Por exemplo, ao longo do filme são mostradas fotografias ou filmagens amadoras que à primeira vista parecem ser perfeitamente normais mas que numa segunda análise, orientada pelos personagens, revelam fenómenos paranormais.
A trama torna-se por vezes melancólica demais, principalmente durante o início, embora nunca se perca o interesse. À medida que se vai avançando na história vão surgindo algumas novidades relativas ao passado de Alice que tornam o filme progressivamente mais entusiasmante e complexo. Mas são os dois pontos de viragem totalmente inesperados da história, um deles, deliciosamente irónico, que apanham o espectador totalmente de surpresa.
Lake Mungo pode ser um falso documentário mas por vezes parece assustadoramente real e de facto, está tão bem estruturado e pensado que podia muito bem passar como verdadeiro. – Francisco Vidal
Realização: Joel Anderson
Argumento: Joel Anderson
Ano: 2008, Austrália
Elenco:
Talia Zucker - Alice Palmer
Rosie Traynor - June Palmer
David Pledger - Russell Palmer
Martin Sharpe - Mathew Palmer
Steve Jodrell - Ray Kemeny
Tamara Donnellan - Marissa Toohey
Scott Terrill - Brett Toohey