The Sisters of Mercy são uma banda britânica de rock gótico, formada em Leeds, em 1980 por Andrew Eldritch e Gary Marx, que se juntaram para formar uma banda de rock e satisfazer seu desejo de tocar no radio. Eldritch tocava guitarra e bateria, enquanto Marx tocava guitarra base e fazia os vocais. O nome foi influenciado pelo filme McCabe & Mrs Miller (1971) que trazia na trilha sonora a música "The Sisters of Mercy" de Leonard Cohen.
Durante esse período foi gravado o single "Damage Done/Watch/Home of the Hit-men". Foram gravadas apenas 1000 cópias do disco de 3 músicas, apenas para poderem enviar para o programa de John Peel. O single foi lançado pelo Merciful Release, selo criado pelo próprio Eldritch para esse lançamento, e hoje em dia, é muito raro e procurado pelos seus fans.
A banda reagrupou novamente com Craig Adams no baixo, enquanto Eldritch substituiu a bateria por uma máquina para executar a percurssão e assumiu os vocais.A máquina foi baptizada de Doktor Avalanche , sendo que este é o primeiro line up oficial, Andrew/Craig/Doktor /Marx.
Mais tarde em 1981, Ben Gunn torna-se o 2º guitarrista da banda.Entre 1981 e 1983 as suas actuações ao vivo eram repletas de covers entre outras,"Sister Ray" dos Velvet Underground, "Ghostrider"dos Suicid e "Louie Louie" de Richard Berry.Só três delas viriam a ser gravadas posteriormente em albuns dos Sisters com lados B : The Stooges' "1969", The Rolling Stones' "Gimme Shelter" e Hot Chocolate's "Emma".
Ao mesmo tempo Ben Gunn abandona a banda numa atmosfera amarga,mencionando conflitos com Eldrich como principal motivo.
Ben Gunn é substituido por Wayne Hussey, que para além de se concentrar na guitarra também compõe.A sua experiência com os Dead Or Alive Dead or Alive provou vir a ser valiosa.
A crescente alienação de Eldritch e o resto da banda começou a sair de controle durante a gravação do primeiro album.A deterioração da saúde de Eldrich e o seu estado psicológico pioraram.
A maior parte dos temas foram escritos por Marx, Hussey, e Adams,Eldritch só surge numa fase final para acrescentar as letras e vocais.
O primeiro álbum completo foi lançado em março de 1985 sob o título de "First And Last And Always”, para muitos o melhor momento da banda até hoje, sendo a formação considerada clássica pelos fãs. Nesse álbum, Doktor Avalanche foi "encarnado" por uma Oberheim DMX, Wayne Hussey tornou-se co-compositor dos Sisters, assinando as músicas enquanto Eldritch continua a escrever todas as letras e se mantém como mentor do grupo.
Na tourné de divulgação que se segue, ocorrem diversos factos que marcariam a carreira da banda, e culminariam com a saída de Wayne Hussey e Craig Adams para formar os The Mission. O guitarrista e co-fundador Gary Marx se desentende com Eldritch e é o primeiro a abandonar o barco, mas a relação que estava em maior tensão era entre Hussey e Eldritch, pois as divergências pessoais e musicais estavam se tornando cada vez mais insuportáveis para ambos. Hussey por sua vez buscava cada vez mais espaço dentro da banda, chegando até mesmo a cantar. As composições feitas por Hussey para o próximo lançamento dos Sisters não agradaram a Eldritch, que sentiu definitivamente que as coisas não estavam a seguir o rumo esperado. A separação era inevitável.
Hussey e Adams começaram a fazer concertos sob o nome de The Sisterhood tocando temas de Hussey que ele tinha escrito inicialmente para os Sisters mas que Eldritch tinha recusado.Este temas incluem"Dance on Glass" e "Garden of Delight", que mais tarde Hussey iria gravar nos The Mission.
Entretanto Eldritch processou-os pelo uso do nome Sisterhood por ser similar aos Sisters e por fazer parte do nome de um grupo de fans dos Sisters, e numa tentativa de os parar lança o single
"Giving Ground" com o nome e mais tarde o album "Gift" sob o nome The Sisterhood.
De acordo com algumas fontes com este lançamento Eldritch alegadamente ganhou a Hussey e Adams cerca de £25,000 (a soma que abre o tema Jihad no album Gift )soma oferecida ao primeiro membro dos Sisters que lançasse algo, e que dariam a Eldritch o contrato com a WEA e libertou Hussey e Adams do seu contrato com a mesma editora.
De acordo com Tony Perrin (Manager dos The Mission) o caso nunca foi a tribunal. Eldritch afirma que : "2" "5" "0" "0" "0" que abre o tema "Jihad"no LP de Sisterhood representa a soma de dinheiro que ele ganhou dos The Mission nos tribunais.Afirma também que o tribunal não reconheceu nem a ele nem a outros membros da banda direitos legais para usar o nome The Sisterhood.Que seria necessário um lançamento para se pedir autorização sobre os direitos do nome.Que foi a motivação para o lançamento do single.E com ele Eldritch conseguiu processar os restantes membros da banda.Agradeceu aos restantes membros pela "generosidade" e contribuição financeira , dizendo que o assunto para ele estava encerrado e não tinha ressentimentos.
Sózinho Eldritch grava o album Floodland em 1987, marcando um afastamento do som anterior mais marcado por guitarras para um som mais atmosférico , Wagneriano, com teclados.
O album foi produzido por Eldritch e Larry Alexander com contribuições de Jim Steinman em dois temas.
A cantora americana e baixista Patricia Morrison é recrutada dos The Gun Club, uma banda que tinha feito uma tourné com os Sisters. Morrison também trabalhou com Eldritch inos The Sisterhood. A banda não fez concertos ao vivo nesta altura.
Na incarnação seguinte dos Sisters surge um guitarrista alemão desconhecido Andreas Bruhn, que Eldritch aparentemente descobriu a tocar num pub em Hamburgo, o controverso baixista Tony James ex-Sigue Sigue Sputnik e Generation X na bateria, e Tim Bricheno, ex of All About Eve na guitarra. O novo line up grava Vision Thing que sai em Outubro de 1990.O album também conta com John Perry na guitarra e coros por Maggie Reilly.O titulo é uma frase do vice presidente em 1987.
Marca uma nova mudança no som dos Sisters, uma vez mais orientados para a guitarra.
A banda em 1990-1991 lançou uma tourné mundial para promoção do album.Em 1991 organizam uma controversa Tourné na América do Norte junto com os Public Enemy.Temendo o choque dos fans brancos dos Sisters e os fans negros dos Public, muitas cidades cancelaram os shows e a a tourné acabaria por ser cancelada nos finais de 1991.
Tony James abandona o grupo para seguir uma carreira a solo, e o baixo é transferido para o Doktor Avalanche.
O fiasco da tourné nos EUA não ajudou á já débil relação entre os Sisters e a editora EastWest, uma subsidiária da WEA subsidiary.
Debaixo da insistência da editora a banda regravou o single Temple of Love em 1992 com Ofra Haza como convidada nos segundos vocais para promover a compilação dos primeiros singles Some Girls Wander By Mistake .
No final do ano,Tim Bricheno abandonou a banda e foi substituido em 1993 por Adam Pearson. Adam Pearson foi o único guitarrista no single Under the Gun que também conta com a participação de Terri Nunn (Berlin) nos seggundos vocais.Este single foi gravado para promover a compilação,
A Slight Case of Overbombing em 1993.
Em Dezembro de 1993 a banda entra de greve com a editora ,que foi acusada de ficar com royalties e ser incompetente.
Apesar da editora os ter libertado em 1997, nunca mais assinaram por nenhuma outra ou sequer seguiram um trilho independente.
Mantém-se únicamente a fazer concertos ao vivo.
MEMBROS ACTUAIS
Andrew Eldritch - vocal
Doktor Avalanche - bateria
Chris Catalyst - guitarra e vocal de apoio
Ben Christo - guitarra e vocal de apoio
EX MEMBROS
Tim Bricheno
Wayne Hussey
Tony James
Andreas Bruh
Craig Adams
Gary Marx
Ben Gunn
Patricia Morrison
James Ray
DISCOGRAFIA
First and Last and Always, (1985)
Floodland, (1987)
Vision Thing, (1990)
COMPILAÇÕES
Some Girls Wander By Mistake, (1992)
A Slight Case of Overbombing, (1993)
SINGLES
The Damage Done - 1980
The Damage Done
Watch
Home Of Hit Man
Body Electric - Abril 1982
Body Electric
Adrenochrome
Alice - Novembro 1982
Alice
Floorshow
Anaconda - Março 1983
Anaconda
Phantom (instrumental)
Alice (2nd release) - 1983
Alice
Floorshow
Phantom (Instrumental)
1969 (original dos The Stooges)
The Reptile House - Maio 1983
Kiss the Carpet
Lights
Valentine [4:44]
Fix [3:42]
Burn [4:50]
Kiss the Carpet (Reprise) [0:36]
No Time To Cry - Merciful Release 1985 + Bury Me Deep
No Time To Cry
Blood Money
Bury Me Deep
This Corrosion - Set 1987
This Corrosion
Torch
Colours