PETER MURPHY
Peter John Murphy nasceu a 11 de Julho de 1957, perto de Northampton (Inglaterra), criado em Wellingborough Inglaterra, é vocalista da banda de rock gótico Bauhaus, e também tem um grande percurso a solo com vários êxitos. Peter Murphy é casado com Beyhan e tem dois filhos Hurihan e Adem. Sua esposa dirigiu vários vídeos e é líder da Companhia Turca Nacional de Dança Moderna.
Mais conhecido como mítico líder dos Bauhaus, banda post punk de enorme sucesso no início dos anos 80, Murphy ao fim de cinco anos dos Bauhaus abandona a banda e esta fica inactiva.
É considerado por muitos como o padrinho do gótico.
Em 1984 Peter Murphy entra num projecto surrealista chamado, Dali's Car, com Mick Karn (baixista), ex-membro dos Japan, que não obteve grande sucesso e portanto morreu logo no início.
É então aí que Peter Murphy decide lançar a sua carreira a solo, Murphy afastou-se muito do estilo musical dos Bauhaus, entrando num estilo mais Rock que fez com que este ganhasse outro tipo de apreciadores.É a solo que a sua voz profunda e complexa brilha.É verdade que cinco anos bastaram aos Bauhaus para se tornarem uma banda histórica, mas no entanto Peter Murphy nunca sentiu grande interesse em levar o projecto mais além, preocupando-se mais com a sua carreira a solo que difere em muito do percurso nos bauhaus, e que também por si só já chega para apresentar Peter Murphy, pois também foi muito bem sucedida e até há quem considere a música a solo de Peter Murphy melhor do que nos Bauhaus, no entanto são estilos músicais diferentes em que a comparação se tornar difícil e também gostos não se discutem.
Após o insucesso de Dali's Car, o primeiro disco a solo de Murphy também passou um pouco despercebido.
O album seguinte Love Hysteria saiu-se bem melhor, e marca o inicio de uma longa colaboração entre o letrista Paul Statham,que co-escreveu os temas com Murphy até 1995
O ponto mais alto da popularidade de Peter Murphy foi o lançamento de Deep.Neste trabalho Murphy reinventou-se como um deus.Agora como cabelo louro platinado , e com um som mais agressivo o single "Cuts You Up" subiu aos tops tendo lá permanecido mais do que qualquer outro, destronando "So Alive" dos Love And Rockets, seus antigos companheiros do Bauhaus.Só foi destronado pelo "Losing My Religion" dos R.E.M
Apesar de ter crescido num ambiente Católico Irlandês, em 1990 converteu-se ao Islão.Mudou-se com a esposa para a Turquia.Subsequentemente influências do médio oriente começaram a surgir em trabalhos posteriores.
Murphy foi inspirado em particular pelo misticismo sufista.
Em 1992 Holy Smoke mixou influências tradicionais, mas o album foi incapaz de capturar o momento pioneiro de Deep .
Em 1995 Murphy abraçou um som ambiente para Cascade , com produção de Pascal Gabriel, com o guitarrista convidado Michael Brook e incorporou teclados e electrónica.este album seria a sua última colaboração com Paul Statham, que partiu para formar os Peach Union com Pascal Gabriel, mais tarde escreveriam temas para Dido e Kylie Minogue.
Cascade seria também o último album a ser lançado pela Beggar's Banquet records, que era a editora de Murphy desde os Bauhaus.
Pouco depois gravou o EP Recall para a recém formada Red Ant Records,com alguns temas novos e versões electrónicas de material anterior trabalhado com with Sascha Konietzko, Bill Rieflin e Tim Skold da banda KMFDM. Uma vez mais Murphy faz parte de uma editora que também agenciava os seus antigos companheiros dos Bauhaus, os Love And Rockets também assinam pela Red Ant Records.
Isto levou a que inúmeros rumores surgissem sobre uma possível reunião dos Bauhaus.O que viria a acontecer em 1998, para a Ressurection Tour no Hammerstein Ballroom,em Nova York.Que posteriormente foi editada em DVD.A tourné foi um sucesso ,apesar de Murphy se ter recusado a cantar alguns temas (Stigmata Martyr, St. Vitus Dance) devido á sua nova religião.
Em 2000 fez uma tourné internacional Just For Love Tour que resultou no album ao vivo aLive Just for Love, gravado em Los Angeles a 30 de Novembro de 2000.
Também em 2000 Murphy fez uma aparição especial no festival Convergence em Seattle, onde fez um solo.
Pouco depois colaborou com o artista turco Mercan Dede no album Dust. um album com uma atmosfera electrónica, e bem distante dos trabalhos anteriores,e apesar de bem recebido pela critica os fans não gostaram.
Em 2004 Murphy assina com outra editora, desta vez com a Viastar e lança o album Unshattered que mostra um Murphy a voltar a um som mais pop/rock dos trabalhos iniciais.
Murphy fez uma extensa tourné pelos EUA e Europa promovendo Unshattered,' em 2005 com uma banda composta pelo guitarrista Mark Gemini Thwaite dos The Mission e Tricky na guitarra ,Jeff Schwartoff dos Human Waste Project e Professional Murder Music no baixo e Justin Bennett dos Skinny Puppy na bateria.
Murphy juntou-se á banda novamente em Novembro de 2007 para shows em Portugal e Espanha
com Nick Lucero a substituir Bennet na bateria.
Em Maio de 2008 Murphy gravou uma cover da canção "Warm Leatherette" com Trent Reznor e Jeordie White dos Nine Inch Nails. Foi tocadio ao vivo , e o videoclip desta performance surge nas duas gravações oficiais dos Nine Inch Nails website e YouTube.
DISCOGRAFIA
Should the World Fail to Fall Apart (1986)
Love Hysteria (1988)
Deep (1990)
Holy Smoke (1992)
Cascade (1995)
Recall EP (1997)
Wild Birds: 1985-1995 (compilation) (2000)
ALive Just for Love (live) (2001)
Dust (2002)
Unshattered (2004)
Ninth (2010)
Última edição por Elektra em Ter Abr 24, 2012 1:01 pm, editado 2 vez(es)