Uma das mais populares bandas de Darkwave. Surgiram no inicio dos anos 90 numa pequena cidade do Norte da Flórida .Nos últimos 15 anos o seu sucesso entre o gênero gótico, EBM, New Wave, Dark Electronic granjeou-lhes quase um status de lenda.
A sua batida de Rock Electrônico e letras introspectivas,góticas rapidamente conquistaram uma legião de fans, não só nos EUA como por toda a Europa. Com um ambicioso e constante ritmo de lançamentos e atuações ao vivo a um ritmo alucinante mantiveram a sua posição de elite ano após ano. Já atuaram centenas de vezes por todo o mundo, incluindo a Noruega, Suécia, Escócia, Irlanda, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Polônia, França, Hungria, República
Tcheca, Alemanha, Aústria, Suiça, Itália, Dinamarca, Portugal, Grécia, Lituânia, Latvia, Luxemburgo, México, Canadá, EUA, China,
entre outros. Foram uma das primeiras bandas do Ocidente a atuarem na Romênia e na Sérvia após a Guerra Fria. Durante 2006 e 2007 fizeram uma tournée de 1 ano que cobriu a América do Norte, Europa e algumas partes da Ásia. Foram a primeira banda do género gótico a receber autorização para atuar na China. E em 2007 foram das poucas bandas do Ocidente a atuarem no"Greenpeace Midi Open-Air Festival" em Beijing (China).
Ao longo dos anos tiveram vários singles nos tops, as suas atuações atraem milhares .De facto em 2005 os Cruxshadows foram cabeça de cartaz no" Free 4-day Bochem Total Festival" na Alemanha que no total dos 4 dias reuniu um total de um milhão de pessoas.
Presentemente nos EUA a banda tem 2 hits na tabela de vendas em 2006 osingle "Sophia" (nº1 do Hot dance singles, nº7 no Hot singles) e mais recentemente em Setembro de 2007 com o single "Birthday" (nº1 Hot dance singles ,nº2 Hot singles. Ambas as músicas são do album "Dreamcypher"de 2007.
Numa mistura de New Wave, Gótico, Pop, Rock e Electronic com canções únicas e cativantes, os Cruxshadows tornaram-se marcos do Darkwave e da cena alternativa. Temas notáveis como "Leave me alone"considerado o single de todos os tempos; "Eurydice", que esteve 2 anos consecutivos no top das 10 mais das tabelas de New Wave; "Deception", que originalmente fazia parte do cd do
clube Succubus ("Succubus Club Disc") Vampire Masquerade e que foi gravado em inglês e alemão."Winterborn"(nº2 DAC), "Dragonfly"(nº2 DAC), "Tears"(nº2 DAC)", Helen, Return, Resit/r, Foreverlast"(nº4 DAC), "Monsters"(nº2 DAC), "Marylin, my bitterness" (nº2 DAC).
A originalidade e estatuto único transcende a dança, o rico e romântico sabor do violino eléctrico misturado com o troar e por vezes amargo som da guitarra dá aos Cruxshadows um sem número de possibilidades musicais. Justaposto com o frio mundo digital de texturas eletrônicas e sintetizadores associados ao Synth-Pop e EBM. Adicione o humor e estilo incontrolável e imprevisível do front man, vocalista principal, compositor e fundador da banda Rogue e temos a garantia que esta banda é tudo, menos tradicional.
As canções dos Cruxshadows são imediatamente reconheciveis. Liricamente, vão desde a mitologia antiga e tendem a focar-se em temas de responsabilidade, lealdade, paixão e fé. O mote da banda
é: "LIVE, LOVE, BE, BELIEVE" (Vive, Ama, Sê, Acredita) e serve como lembrança de que os Cruxshadows podem escrever canções que ficam no ouvido, a banda tem uma profundidade que se estende para além da pista de dança. Esta profundidade grajeou muitos fans entre o universo literário, incluindo notáveis como Caitlin Kiernan, John Ringo, Neil Gaiman. Os Cruxshadows escreveram uma canção baseada no filme de Gaiman "Mirror Mask" chamada "Wake
the white queen" que Gaiman incluiu no seu cd "Where´s Neil when you need him?"
Com 14 CDs editados, um DVD, e um incontável nº de compilações, os Cruxshadows construiram-se a si próprios sinónimo com uma nova raça de música Electro-Goth.
A sua energia e intensidade em palco conduziram-nos a serem chamados de "a melhor banda ao vivo na Europa" nos dias de hoje pela "Hamburg´s Popular crazy clip show" e as suas atuações surgem regularmente na televisão nacional alemã.
As canções de Cruxshadows aparecem no ABC World News, National Geographic television, The style Channel, MTV e muitas outras incluindo na Europa e Ásia.
Em 2005 os Cruxshadows foram votados a 5ª melhor banda no EBM/Darkwave da cena gótica industrial de todos os tempos numa recente votação conduzida pela Wave Gothic Treffen na Alemanha.
Se tiverem oportunidade de ver os Cruxshadows ao vivo, não percam. Conhecidos pela sua teatral, no entanto sincera, apaixonada e excitante atuação, os Cruxshadows são sem dúvida únicos!
Com mais de 15 anos de história os Cruxshadows actuaram com um vasto leque de nomes sonantes tais como: The Cure, Björk, Ladytron, Apoptygma Berzerk, Placebo, Sisters of Mercy, Skinny Puppy, VNV Nation, Mesh, Bad Religion, Clan of Xymox, Tool, The Jesus and Mary Chain, 69 Eyes, Covenant, Project Pitchfork e muitos outros.
MEMBROS ATUAIS:
ROGUE- vocais, composição, programação, letras, teclados, algum violino, front man
JEN JAWIDZIK (PYROMANTIC)- teclados,coros
DAVID RUSSELL WOOD – violino
JOHANNA MORESCO- violin
MIKE PEREZ – guitarra
STEPHANIE GRIFFITH – dançarina
JENNE VERMES - dançarina
STEPHANIE GRIFFITH - dançarina, coros
MEMBROS ANTERIORES:
RACHEL MCDONNELL- violino e teclados
SARAH POULOS –dançarina
GEORGE BIKOS- guitarrista
VALERIE GENTILE - guitarrista
CHRIS BRANTLEY- teclados
STACEY CAMPBELL- guitarrista
SEAN FLANAGAN- teclados
TIM CURRY- guitarrista
TREVOR BROWN- teclados
KEVIN PAGE- guitarrista
RACHEL ULRICH - dançarina
BETH ALLEN- dançarina
HOLLY MCCALL- dançarina
ROO SMITH- dançarina
LIZ REPASS- dançarina
SARAH STEWART (Kilgore)-dançarina
HOLLY HASTY- dançarina
CASSANDRA LUGER - Guitarra
NICOLE TADLOCK - dançarina
JESSICA LACKEY - dançarina
ALBUNS
1993 - Night Crawls In ,...
1995 - Telemetry Of A Fallen Angel
1999 - The Mystery Of The Whisper
2001 - Echoes And Artifacts
2002 - Wishfire
2003 - Ethernaut
2004 - Telemetry Of A Fallen Angel (Edição de aniversário)
2005 - Night Crawls In ... (reedição)
2006 - The Mystery Of the Whisper & Until The Voices Fade combo pack
2007 - Dreamcypher
2012 - As The Dark Against My Halo
SINGLES,DVDs,REMIX ALBUNS
1998 - Until The Voiceas Fade... EP
2000 - Paradox Addendum EP
2001 - Intercontinental Drift
2002 - Tears EP
2004 - Frozen Embers EP
2005 - ShadowBox CD+DVD
2005 - Until The Voices Fade...(reedição) EP (combinado com o The Mystery Of The Whisper)
2006 - Sophia EP
2007 - Birthday EP
2008 – Immortal (single)
2009 – Quicksilver (single)
Última edição por Elektra em Sex Nov 09, 2012 8:37 pm, editado 4 vez(es)