ALPHAVILLE
Alphaville é um grupo alemão de New Wave, formados em 1983, é considerada a banda número um do New Wave, a melhor de sempre, e eu tive o privilégio de a acompanhar como fã na altura e ainda hoje é uma referência para mim, uma referência do que é boa música, música perfeita.
O New Romantic, estilo que dominou a Europa até 1984, com o seu auge em1981 e 1982 na Inglaterra. Na terra dos Kraftwerk , surge então a banda, que como as inglesas, é totalmente influenciada pelos Kraftwerk.
Em 82 já quase no final do NR na Inglaterra, começa então na Alemanha, mais precisamente na cidade de Münster, uma banda semi-desconhecida, chamada Forever Young . Aliás um nome perfeito para quem tentasse garantir a sobrevivência dos NRs por mais alguns anos. Mas não durou muito e logo, como típicos NRs, encontraram um nome bem futurista pra banda. Do filme de Jean-Luc Goddard : Alphaville , a cidade do futuro. Os cidadãos de Alphaville são pessoas que sempre aparecem nas letras da banda, em situações bem típicas, como numa mitologia, vão aparecendo os personagens e suas histórias, detalhe importantíssimo das letras da banda, como se fosse realmente uma história, talvez nunca ninguém tenha feito toda a sua carreira musical contando uma história, descrevendo as pessoas, e o mundo tão futurista, uma mistura de Homero e Isaac Azimov .
Com uma preocupação com o que cantar, como se vestir, e como fazer o ouvinte viajar de verdade pelas suas músicas. Uma viagem da mitologia ao futuro fantástico. Sempre com muitos sintetizadores, teclados, computadores.
Na formação com o nome de Forever Young, encontramos Marian Gold de nome verdadeiro Hartwig Schierbaum nascido em Herford na Alemanha a 26 de Maio de 1954.
Bernhard Lloyd de seu nome verdadeiro Bernd Gossling nascido em Enger na Alemanha a 2 de Junho de 1960 e Frank Mertens de seu nome verdadeiro Frank Sorgatz nascido em 26 de Outubro de 1961 em Enger Alemanha .
Então em Janeiro lançam o que seria um dos melhores singles dos anos 80. A maravilha techno-neon-ligths-oriental: Big in Japan , na versão do single 12", então no final do ano, torna-se um dos mais bem feitos remixes da década. Com um teclado esplendoroso, apaixonante, música de óptima qualidade, vocal extremamente bem ritmado. Logo após lançam Sounds Like A Melody , com um rítmo impecável, os electrónicos aparecem com maior destaque, a variação de tom de voz vai aos limites, que anos mais tarde iria influenciar bandas como os A-Ha (banda technopop norueguesa). O destaque é o romantismo com que cantam, letras muito bem trabalhadas, no final uma aceleração num rítmo bem próximo ao prazer limítrofe, chegando ao extâse final da música com carácter emotivo, aliás mostram nessa sequência o quanto são músicos extremamente competentes, um teclado inesquecível, e que letra! Mas o seu grande hit ainda estava por vir, não muito mais tarde. Para ser mais preciso em Setembro lançam o seu 3º single, e conseguem um feito raro, os 3 melhores singles da banda serem os 3 primeiros, aliás esse deu notoriedade internacional á banda, antes mesmo sequer de lançar um álbum. Forever Young emplaca, nos charts de toda a Europa e vira hino em meados da década de 80. É um tema maravilhoso!
É uma das músicas mais bem compostas de todos os tempos, aliás a letra, como sempre nos Alphaville, é algo admirável, o admirável mundo novo de Alphaville, a cidade do futuro. Forever Young, é o romantismo, o questionamento do mundo em que vivemos, o encontrar uma razão pra viver, e até se perguntar por que as pessoas morrem... Maravilhoso. Um hino da música electrónica.
Então em outubro, com tanto sucesso, não havia mais como adiar o lançamento de um álbum, e , lançam o álbum Forever Young , super technopop. A primeira música é a maravilhosa A Victory of Love , com um vocal flutuante do mais grave, sério, lento ao mais agúdo, emotivo e rápido
Após a vitória do amor temos o melhor Verão que Berlim já conheceu, Summer in Berlin , e a electrónica toma conta da banda. Uma nova versão de Big in Japan, dessa vez com uma introdução mais longa, e sem os solos de teclado da versão do single. Sounds Like a Melody e Forever Young, também estão no álbum, além de outro grande destaque do álbum, aliás o qual seria o próximo single da banda em janeiro de 85, com muita electrónica, introdução de sequencers, rítmos electrónicos, vocais bem ritmados - The Jet Set . Esse primeiro álbum se mostra até o limite, technopop. Bem carregado de ultra-romantismo e sequenciadores.
A banda então tem uma baixa. Frank Mertens deixa a banda, em seu lugar entra Ricky Echolette de seu nome verdadeiro Wolfgang Neucaus, nascido a 7 de Agosto de 1960 em Colónia
Em 1986 ainda se encontram num momento de inspiração incrível. Em abril, chega às lojas o maravilhoso single, Dance with me , electrónica, romantismo, vocais melancólicos, é os Alphaville!. Que teclados!
Dez anos depois a banda Terminal Choice usa-a no tema Flesh in Chains na faixa que se encontra na colectânea alemã 80 x 90 - Zwischenfall 2 , claro que numa textura bem mais EBM bem ao estilo anos 90, mas com a sequência de teclados de Dance with Me. Mais uma vez a letra, rítmo apaixonante e Dance With Me acaba por se tornar uma óptima antevisão do que seria o álbum seguinte Afternoons in Utopia . Álbum produzido por Peter Walsh (Scott Walker / Simple Minds) e Steve Thompson (que produziria mais tarde os A-Ha e já produzira David Bowie). Ainda antes do álbum temos o óptimo single Universal Daddy . Então em Junho lançam o quel seria um dos álbuns mais bem feitos da banda, Afternoons in Utopia.
Melodias bem cuidadas, letras perfeitas, numa textura bem trabalhada, o primeiro álbum com a nova formação parece que manteve boa parte da qualidade da banda, embora não tenha atingido o mesmo sucesso do primeiro (ainda com Mertens) Além dos 2 primeiros, ainda se destacam nesse maravilhoso álbum: Jerusalem , Sensations e por último Red Rose , outro grande sucesso da banda. Sem contar a perfeição de músicas que injustamente não saíram também em single, como Lassie Come Home inacreditavelmente leve, doce, suave e cativante, e a própria Afternoons in Utopia que conta com uma sequência de teclados, uma sonoridade, que anos mais tarde influenciaria até a Enya , que confessa ter sido muito influenciada por este álbum dos Alphaville.
A música dos Alphaville é a marca de uma década em que a electrónica, o romantismo e dominaram a música. The Voyager mostra ser um technopop bem característico que influenciaria as bandas norueguesas de então. Technopop imbatível nesse álbum do Alphaville, para quem gosta de technopop tem a obrigação de comprar esse que é um dos melhores álbuns da banda, e mais alternativo que o primeiro, num casamento da experiência musical com a criatividade.
Então a banda após o single Red Rose, entra num longo e misterioso silêncio. Em 87 a banda fica meio oculta nas sombras de suas músicas.
Em 1988, é lançada uma colectânea de singles lançados nos EUA , com Forever Young, Big in Japan num remix não tão bom como o de 84, Red Rose and Dance with me, todas em 2 versões.
Em 89 Douglas Day Stuart coloca Forever Young como tema em seu filme Listen to me , tendo como ator principal Ron Scheneider . Finalmente no final do mesmo ano os Alphaville encerramn o seu silêncio e lançam o seu terceiro e último álbum de qualidade. Com produção de Klaus Schulze , membro fundador do Tangerine Dream , e a sonoridade perde muito dos primeiros álbuns. Não mais tão brilhante ainda se destaca neste álbum que todas as músicas entraram no video Songlines que a banda fez do álbum, chegando até a abocanhar um Oscar, com Middle of Riddle como melhor filme de curta metragem.
Só grandes directores participaram da produção desses vídeos, o diretor de Mysteries of love mais tarde dirigiria O Corvo , a directora de Summer Rain , Susanne Bier é uma das mais respeitadas cineastas da Dinamarca, e a atriz Sofie Graaböol que faz partticipa do vídeo é a mais famosa atriz da Dinamarca. Deste álbum destacam-se mesmo os grandes video-clips, além das maravilhas Romeos , Misteries of Love e Summer Rain . Nestes primeiros sinais do fim daqueles sons inesquecíveis de meados dos 80, a banda segue o mesmo de quase todas as grandes bandas dos 80, termina a década quase encerrando seus trabalhos.
Assim se encerra a fase de altíssima qualidade da banda, mais 3 anos se passam e a impressão é que a banda chegou ao fim, até quando Marian Gold grava o seu álbum solo So long Celeste , o fim dos Alphaville fica mais forte. Lançam a colectânea definitiva da banda - First Harvest em 92, tudo caminhando para um encerramento, mas eles ainda assim entram em estúdio e ficam durante um ano e meio, a preparar o próximo álbum Prostitute que só chegaria às lojas em Junho de 94, agora sim a banda acaba musicalmente, mudando completamente de estilo.
Fazem uma digressão e resolvem lançar em Junho de 97 o álbum Salvation , mais uma vez mudando de estilo, com a belissima Wishful Thinking.
Em 1993 , a banda gravou um álbum de edição limitada (em fita) apenas para os membros do fã-clube, intitulada History . Algumas dessas músicas são B-sides, algumas ensaios de estúdio, algumas demo-versions, e uma versão maravilhosa de Big in Japan ao vivo. As músicas da fita são as seguintes: Headlines, Fallen Angel, Big Yellow Sun, Voice of the Dolphins, Dance With Me, She Fades Away, Ariana, Universal Daddy, Jet Set, Big in Japan (live), Islands, Leben Ohne Ende, Forever Young, And I Wonder .
Assim se encerra a história de uma das principais bandas dos anos 80, a pioneira do New Romantic fora da Inglaterra (embora no semi-anonimato encontremos a banda Húngara Electromantic com álbum já em 82, uma ilustre desconhecida), a primeira banda alemã a entrar de cabeça no technopop depois dos Kraftwerk pai e criador do technopop. Incomparável anos 80, até as bandas que continuaram só produziram grandes músicas nos 80. Sandra regravou em 84 uma versão em alemão para Big in Japan, sob o nome de Japan ist weiss, Laura Branigan fez a cover de Forever Young, que aliás ganhou uma dezena de covers, os DJs italianos sob o nome de Capella fazem a cover de Sounds Like a Melody. Mais de 3 bandas de techno fizeram covers para Forever Young e Big in Japan, mostrando onde tudo começou na maravilha dos anos 80, época dos melhores trabalhos dos Alphaville.
Discografia
Forever Young (1984)
Afternoons In Utopia (1986)
Single Collections (1988)
The Breathtaking Blue (1989)
First Harvest 1984-92 (1992)
Prostitute (1994)
Salvation (1997)
Salvation (EUA-1999)
Dreamscapes (8Cds-99)
Visions - Of Dreamscapes (Brasil-1999)
Stark Naked and Absolutely Live (2000)
Forever Pop (2001)
Crazy Show Excerpts (2003)
Crazy Show (Limited-2003)
Singles
Big in Japan (01/84)
Sounds Like a Melody (05/84)
Forever Young(09/84)
A Victory Of Love
Jet Set (03/85)
Dance With Me (03/86)
Universal Daddy (11/87)
Jerusalem (11/86)
Sensations (11/86)
Red Rose (87)
Forever Young (08/88)
Romeos (03/89)
Summer Rain(06/89)
Mysteries of Love (1990)
Big in Japan '92(02/92)
Big in Japan '92 remix (03/92)
Fools (07/94)
The Impossible Dream (12/94)
Wishful Thinking(07/97)
Flame (Promo 06/97)
Flame (EUA, 99)
Soul Messiah (EUA, 99)
Dance With Me (Mix 09/01)
Forever Young 2001(09/01)
Última edição por Elektra em Sáb Abr 21, 2012 5:14 pm, editado 4 vez(es)