Howard Phillips Lovecraft (Providence, Rhode Island, 20 de Agosto de 1890 – 15 de Março de 1937) foi um escritor norte-americano celebrizado por obras de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica.
O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de "cosmicismo" ou "terror cósmico", a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena. No início da década de 40, Lovecraft tinha desenvolvido um culto baseado em Cthulhu Mythos, uma série de ficção vagamente interligada com um panteão de entidades anti-humanas, assim como o Necronomicon, um Grimório fictício de ritos mágicos e sabedoria proibida. Os seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo[1][2]. Os protagonistas de Lovecraft eram o oposto do tradicional gnose e misticismo por momentaneamente anteverem o horror da última realidade e do abismo.
Era assumidamente conservador e anglófilo, sendo por isso habituais no seu estilo os arcaísmos e a utilização de vocabulário e ortografia marcadamente britânicos - fato que contribui para aumentar a atmosfera de seus contos, pois muitos deles (por exemplo, O caso de Charles Dexter Ward) contêm referências a personagens que viveram antes da independência das 13 Colónias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.
Durante a sua vida teve um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação cresceu com o passar das décadas, e ele agora é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poe no século XIX, tem exercido "uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror" , Stephen King chamou Lovecraft de "o maior praticante do século XX do conto de horror clássico."
The Tomb,1917
Dagon 1917
A Reminiscence of Dr. Samuel Johnson
Polaris 1918
Beyond the Wall of Sleep
Memory
Old Bugs 1919
The Transition of Juan Romero
The White Ship
The Doom that Came to Sarnath
The Statement of Randolph Carter
The Street
Sweet Ermengarde
The Terrible Old Man
The Tree
The Cats of Ulthar
The Temple
Facts Concerning the Late Arthur Jermyn and His Family
Celephaïs
From Beyond
Nyarlathotep
The Picture in the House
Ex Oblivione
The Nameless City
The Quest of Iranon
The Moon-Bog
The Outsider
The Other Gods
Herbert West–Reanimator
The Music of Erich Zann
Hypnos
What the Moon Brings
Azathoth
The Hound
The Lurking Fear
The Rats in the Walls
The Unnamable
The Festival
The Shunned House
The Horror at Red Hook
In the Vault
Cool Air
The Call of Cthulhu
Pickman's Model
The Dream-Quest of Unknown Kadath
The Silver Key Novembro de 1926
The Strange High House in the Mist
The Case of Charles Dexter Ward Janeiro - 1 de Março de 1927
The Colour out of Space
The Descendant
História do Necronomicon esboço, outono de 1927 1938 Pseudo-história
The Very Old Folk 3 de Novembro de 1927 verão de 1940 Conto
The Dunwich Horror Agosto de 1928 Abril de 1929 Conto
Ibid verão de 1928 Janeiro de 1938 Conto
The Whisperer in Darkness
At the Mountains of Madness Novela
The Shadow over Innsmouth Novela
The Dreams in the Witch House Fevereiro de 1932 Julho de 1933 Conto
The Evil Clergyman
The Thing on the Doorstep 21-24 de Agosto de 1933 Janeiro de 1937 Conto
The Book Fragmento c.Outubro de 1933 1938 Contos Inacabados
The Shadow Out of Time
The Haunter of the Dark
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