SAMAEL
Formados em 1987, na Suiça por Vorphalack (guitarras e vocal), Xytras (bateria/teclados) e Masmiseim (baixo), os Samael iniciaram a sua carreira sob forte influência da primeira geração de bandas de black metal, como os ingleses Venom e seus compatriotas suíços Celtic Frost.
O primeiro álbum, Worship Him, foi lançado em 1991 pela editora francesa Osmose Records, oferecendo pouco mais que um black metal de produção sofrível. O trabalho seguinte, Blood Ritual, já trazia uns Samael mais maduros, incorporando teclados e diferentes texturas de guitarras.
Mas as coisas começaram realmente a ficar interessantes em 1994, após assinarem com a Century Media e se unirem ao produtor Waldemar Sorychta para lançar Ceremony of Opposites ,expressivo trabalho no qual a banda parece ter finalmente encontrado o fio condutor para sua tão característica sonoridade.
As barreiras foram quebradas em 1996 com o álbum Passage, no qual Xytras (agora simplesmente Xy) assume os teclados, além de programar as linhas de bateria. Nesse trabalho, a banda mescla magistralmente a brutalidade do metal com a fria precisão dos sintetizadores, resultando num dos mais originais e aclamados trabalhos do gênero.
Uma obra marcada por uma imaginação ilimitada de seus criadores. Tudo muito obscuro, com uma atmosfera pesada que mostraram composições que poderiam facilmente ser classificadas como óperas macabras. O disco era o mais musicalmente diverso até então, com a bateria toda programada por computadores, em um trabalho meticuloso feito por Xy.
Após produzir dois álbuns para os companheiros de selo Rotting Christ, Xy retoma o trabalho com os Samael para em 1999 lançar Eternal, outro grande passo adiante, confirmando definitivamente a posição de pioneirismo da banda.
Passagens atmosféricas, batidas pesadas e uma dose de sons eletrônicos são as características centrais de Eternal .A inovação novamente não poderia ficar de fora e o grupo da Suiça derrubou outra barreira, apostando no trabalho de um produtor sem qualquer ligação com o metal e cuja experiência era toda com o rock mainstream. David Richards, que já havia produzido discos dos Queen e dos Rolling Stones foi o convidado para guiar Eternal no Mountain Studios, na terra natal dos Samael. Apenas para se ter uma idéia do referencial histórico que é o estúdio, o hino Smoke On The Water foi gravado lá pelos Deep Purple.
Os Samael é um daqueles grupos que correu um sério risco ao redirecionar sua carreira, trocando o seu formato musical. Do death metal clássico dos álbuns Worship Him e Blood Ritual, a banda suiça passou a fazer um som mais sombrio, porém mais lento e com uma presença maior de teclados. A alteração afastou os fãs mais radicais, mas atraiu novos apreciadores para a arte dos Samael.
MEMBROS
Vorph – vocal, guitarra
Xy – Teclados, percussão
Makro – guitarra
Mas (Christophe Mermod) – baixo
EX MEMBROS
Rodolphe H. - teclados
Kaos - guitarra
Pat Charvet - bateria
DISCOGRAFIA
Medieval Prophecy (Mini-Album, 1987)
Worship Him (1990)
Blood Ritual (1992)
Ceremony of Opposites (1994)
1987-1992 (compilação, 1995)
Rebellion (EP, 1995)
Passage (1996)
Exodus (EP, 1998)
Eternal (1999)
Reign of Light (2004)
Era One &Lesson InMagic, (duplo album ,2006)
Aeonics :An Antology (compilação,2007)
Solar Soul (2007)
Above -2009
DVD
Black Trip- 2003O EP .....
Última edição por Elektra em Sáb Nov 20, 2010 11:31 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de informação)