A Good Dream
Chysaki Kurai Mah
Stay With Me
You'll Never Have Me
Inomináveis Saudações a todos.
Devo confessar a todos que, inicialmente, nada gostei na Arte Digital. Achava esta uma tentativa de Arte, uma pseudo-arte, sem valor, sem a presença do suor dos artistas que utilizavam tinta, pincéis e outros materiais a mais em suas obras. Refletindo bem e vasculhando a Internet, compreendendo melhor a proposta, abrindo a minha mente para a apreciação da Arte Digital, pude, enfim, adequar-me a ela e a desligar-me das antigas rixas pessoais que contra a mesma eu possuia. É um tipo de Arte extremamente dependente do computador mais do que da própria habilidade manual do artista digital. Mas, vejamos, conta o talento deste nas horas levadas a cabo na concepção de imagens que, como as acima postadas, não perdem em beleza às obras criadas fora dos recursos da digitalização. Há a concepção no papel da ilustração e, posteriormente, a elaboração de seu produto final no computador ou neste aquela é totalmente elaborada.. Se vermos por um outro lado, sobressai muito a competência do artista digital, o que vem a dar-lhe um valor próprio.
A finlandesa Kirsi Salonen, de 25 anos, como já podemos perceber, utiliza-se de uma poderosa imaginação aliada a uma sensibilidade encantadora. Podemos sentir a sensível fantasia onírica toda de A Good Dream nos transmitir um grande sonho de paz e tranquilidade; podemos sentir a sensível maldade no olhar e no caminhar de Chiysaki Kurai Mah; podemos sentir o sensível carinho do Estranho Ser para com o igualmente carinhoso cão em Stay With Me; podemos sentir o sensível momento de silencioso contato e silencioso dialogar entre A Bela e A Fera em You'll Never Have Me, lágrimas e sangue caindo da Fera, A Bela recebendo, com serena vontade, as lágrimas e o sangue...
Impossível era, antes de aceitar a Arte Digital, reconhecer que a sentimentalidade, a emotividade e a preocupação estética com o Sublime pudessem manifestar-se em ilustrações de dita Arte. Antes de toda máquina e de toda tecnologia há o Ser que trabalha em sua obra e a executa ampliando-se para o cerne da mesma, assim como o fazem os artistas não-utilizadores dos recursos digitais. Kirsi Salonen é uma desses artistas digitais de grandes e sensíveis realizações.
Para saberem mais acerca dela, acessem:
http://www.kirsisalonen.com
No próximo post, a continuidade da apresentação de Kirsi Salonen.