TATUAGENS
Há tempos o homem vem usando o seu corpo para contar histórias,ostentar poder,exorcizar espiritos,formar elos que o ligam com animais e seus poderes ou como forma de lembrar de fatos ou pessoas que marcaram sua vida.A chamada "memória da pele".Cada tatuagem tem a sua história.
Desde tempos imemoriais que povos de diferentes latitudes e culturas utilizaram a tatuagem para expressar mensagens de conotação social,mágica ou religiosa.
Se formos procurar nos anais da história uma referência para o surgimento desta arte nas sociedades humanas nada será encontrado.A história da tatuagem se confunde com a própria história humana.
Através da arte pré-histórica podemos encontrar alguns vestigios da presença de povos que cobriam o corpo de desenhos ,nas pinturas deixadas em cavernas.
Heródoto, que é considerado o pai da história, chegou a citar nos seus livros a existência de um povo muito antigo que seria nativo do norte da Europa e que tinha por costume a pintura corporal definitiva, eram chamados de pictos.
A prova realmente concreta e indiscutível de que a arte da tatuagem acompanha o homem desde o seu surgimento são as múmias.
A múmia mais antiga do mundo que foi encontarda em Itália e que data de 5300 antes de cristo, que se encontrava congelada tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa coxa, e desenhos em estilo tribal por toda a perna.
A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia que tem uma tatuagem no ventre em forma de espiral.
Em primeira análise é uma expressão estética suportada por uma técnica, que,enquanto tal se transformou, desenvolveu e aperfeiçoou.
Entenda-se por tatuagem a pintura permanente da pele, que resulta da introdução de um pigmento por agulhas sob esta, permanecendo lisa.Um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os colecionadores dessa arte é ser uma obra de valor eterno.
Algumas culturas tribais criam tatuagens cortando desenhos na pele e depois esfregam tinta na ferida,ou cinzas ou outros agentes .Algumas culturas continuam esta prática que pode ser acompanhada da Scarification .Outras culturas usam paus afiados, ou ossos de animais
A tatuagem tradicional japonesa (Horimono) ainda é feita á mão,não é usada máquina eléctrica para a inserção da tinta na pele,este método é conhecido por"Tebori".
O método mais comum nos tempos de hoje é a máquina de tatuar eléctrica,que insere a tinta na pele através de um grupo de agulhas que normalmente entram e saem da pele 80 a 150 vezes por segundo.As agulhas são de uso único, e vem embaladas individualmente de forma a proteger quem faz a tatuagem.
O tatuador deve lavar as mãos, assim como a área a ser tatuada.Deve usar luvas e a ferida deve ser limpa diversas vezes com um toalhete descartável durante a tatuagem.
O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf),em 1769 ,durante a sua viagen á Polinésia que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.
Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, o peixe, as letras gregas.
Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.
Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.
TIPOS DE TATUAGEM
Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.
Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.
Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.
Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstractas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.
Scarification: consiste em cortar (com um bisturi, tipo x-acto) a epiderme seguindo o desenho que cada um deseja, podendo também recorrer a skin removal (removendo pedaços maiores de pele) de forma a que no final o desenho fique bem visível.O resultado é visto após a cicatrização.
Última edição por Elektra em Sex Mar 08, 2013 4:41 pm, editado 2 vez(es)