Kreator é uma banda de Trash Metal Alemã,formada em 1982.A banda iniciou a sua carreira sob o nome de Tormentor,tocando nesta altura um Trash Metal com influencias nos Venom.O seu estilo musical é muito semelhante ao dos seus compatriotas alemães Destruction e Sodom.Todas estas três bandas são muitas vezes citadas como tendo ajudado a criar o Death Metal,contendo na sua linha musical vários elementos que iriam ser utilizados no Death Metal.
A discografia dos Kreator tem sido basicamente sempre na linha do Trash Metal á excepção de quatro álbuns(Renewal,Cause For Conflict,Outcast e Endorama) lançados na década de 1990 quando experimentaram outros géneros de musica,introduzindo Industrial,Gótico e Avant-garde elementos na sua música.
Formação da banda e primeiros lançamentos (1982-1987)
Os Kreator formaram-se em 1982 como Tyrant em Essen,Alemanha.O line-up era o vocalista /guitarrista Mille Petrozza,baterista Jurgen “Ventor”Reil e o baixista Rob Fioretti.
Depressa mudaram o nome da banda para Tormentor e lançam duas demos.Mudam mais uma vez o nome da banda para Kreator em 1985 e assinam pela Noise Records.A mudança de nome foi sugerida pela editora,porque já havia uma banda na Hungria com o nome Tormentor.
Gravam o seu álbum de estreia Endless Pain em apenas 10 dias.Muitas bandas de Black e Death Metal consideram este álbum como sendo uma referência.
Em 1986 lançam Pleasure To Kill,alcançando mais reconhecimento musical com este álbum.Tambem entra um novo guitarrista para a gravação deste álbum:Jorg “Tritze” Trzebiatowski.Este álbum é considerado como sendo um clássico no Trash.Produzido por Harris Johns (Helloween,Voivod),é tido como sendo um dos mais pesados e rápidos albuns no Metal e mostra um crescimento da banda na técnica e talento musical.
1987-1991
Em 1987 os Kreator lançam o seu terceiro álbum de estudio Terrible Certainty,que é considerado como um dos melhores albuns dos Kreator devido aos arranjos complexos e variações de tempos.Tiveram outro hit com a canção deste álbum “Behind The Mirror” e populariadade da banda continuou a cresçer.Conseguiram ainda arranjar tempo e dinheiro (vindo dos concertos) para financiarem outro EP “Out Of The Dark...Into The Light”
Entram para a Epic Records em 1988.Lançam em 1989 Extreme Agression o seu quarto álbum de estudio.Continuando a formula de sucesso do seu antecessor “Terrible Certainty”,mostram uma evolução musical e uma melhor produção (Randy Burns-Megadeth,etc....).Com o single “Betrayer” obteem um dos maiores exitos na Mtv Headbangers Ball.Fazem uma tourne na America do Norte com os Suicidal Tendencies,que lhes aumentou a popularidade fora da Europa.
Em 1989,o director alemão Thomas Schadt fez um documentario sobre os Kreator intitulado “Thrash Altenessen” (o titulo é dado com o nome da cidade natal da banda,um suburbio de Essen).Tritze sai depois de Extreme Agression,entrando um novo guitarrista Frank “Blackfire” Gosdzik(Ex-Sodom) em 1990.Lançam então Coma Of Souls,que não foi tão bem recebido como os anteriores albuns mas que vendeu e manteve a popularidade com o single “People of The Lie”.
Experimentação (1991-2000)
O inicio dos anos 90 trouxe um declinio no sucesso do Trash Metal.Com bandas como os Metallica,Anthrax,etc…. A mudarem o seu som para uma aproximação mais comercial,os Kreator começam a experimentarem com o Death Metal e Industrial.
O resultado foi Renewal lançado em 1992,que continha Heavy,Death e influências de Industrial. Apesar de terem chegado a uma nova audiência,os fans de longa data acusaram-os de serem “vendidos”.A banda que outrora era conhecida por concertos ao vivo excelentes,tinha concertos e tours deste album desapontantes devido ás suas influencias industriais.
Devido ás tournes exaustivas,começaram a ficar psiquicamente e creativamente exaustos.A banda começou a “falhar” nesta altura,um dos membros fundadores Roberto Fioretti sai depois da gravação do album,devido a querer passar mais tempo com a familia e é substituido por Andreas Herz.Em 1994 Reil sai,deixando Petrozza como dendo o único membro fundador na banda.Reil é substituido pr Christian Giesler.Para piorar a situação o contrato com a Epic termina.Agora na G.U.N. Records o novo lime-up lança um novo álbum “Cause For Conflict” nesse mesmo ano.O resultado foi um album um pouco mais agressivo que o anterior.
Em 1996 Gosdzick e Cangelosi saem e entram Tommy Vetterli (Ex-Coroner) e surpreendemente Jurgen Reil.Abanda continua com a experimentação do seu som e lançam Outcast e Endorama,ambos contendo influências de Gótico e Ambiente,incorporando samples e loops e tendo Petrozza a tentar diferentes estilos vocais.As vendas cairam e nos finais dos anos 90 a banda chegou ao “fundo do poço”.
Mesmo assim o frontman dos Kreator nunca se importou com isso:”para nós,sucesso não se alcança com vendas de álbuns.Todos os nossos álbuns foram bons para nós,porque conseguimos o que queriamos....”
Regresso ao estilo (2000-presente)
Em 2001,com o novo guitarrista Sami Yli-Sirnio,lançam o seu álbum de regresso Violent Revolution,que viu os Kreator a regressarem ao seu clássico Trash Metal.Mesmo contendo muita melodia,foi elogiado pelos fans e critica.A tourne foi extremamente bem sucedida.Em 2003 lançam um álbum ao vivo Live Kreation e un DVD Live Kreation:Revisioned Glory.Em 2005 lançam outro álbum Enemy Of God continuando a ter semenhanças com o Trash Old School.
No inicio de 2006 fazem uma tourne na América do Norte com Napalm Death,A Perfect Murder.
Em 2008 fazem outra tourne com King Diamond,Leaves Eyes mas a tour foi cancelada devido a problemas com Kind Diamond.
Em Março 2008,lançam o DVD At The Pulse Of Kapitulation,contendo Live In East Berlin e Hallucinative Comas,ambos só estavam disponíveis em VHS e estando descatalogados há muito tempo.Em 2009 lançam um novo álbum de estudio Hordes Of Chaos.
Membros Actuais:
Miland “Mille” Petrozza-Vocais,Guitarra (1982-presente,fundador)
Sami Yli-Sirnio-Guitarra (2001-presente)
Christian “Speesy” Giesler-Baixo (1994-presente)
Jurgen “Ventor” Reil-Bateria (1982-1993,1997-presente,fundador)
Membros Anteriores:
Marco Minnemann-Bateria (2009 Setembro-Outubro Tour Bateria)
Jörg "Tritze" Trzebiatowski -Guitarra (1986–1989)
Frank "Blackfire" Gosdzik -Guitarra (1989–1996)
Michael Wulf (falecido) -Guitar (1986, um concerto)
Tommy Vetterli - Guitarra (1996–2001)
Roberto "Rob" Fioretti - Baixo (1982–1992, fundador)
Andreas Herz - Baixo (1992–1994)
Bogusz Rutkiewicz - Baixo (1988,um concerto)
Joe Cangelosi - Bateria (1994–1996)
Discografia:
Endless Pain (1985)
Pleasure To Kill (1986)
Terrible Certainty (1987)
Extreme Aggression (1989)
Coma Of Souls (1990)
Renewal (1992)
Cause For Conflict (1995)
Outcast (1997)
Endorama (1999)
Violent Revolution (2001)
Enemy Of God (2005)
Hordes Of Chaos (2009)