ICED EARTH
Os Iced Earth foram fundados em Tampa, Flórida em 1984 pelo compositor, e guitarrista Jon Schaffer.São uma banda de Heavy Metal que combina trash metal, power metal, progressive metal, opera.Schaffer é o único membro fixo desde o começo.
A banda sofreu muitas alterações nos line up ao longo dos anos.
Randall Shawver, guitarrista juntou-se á banda em 1988 e ficou até 1998 e é ao lado de Matt Barlow que entrou para a banda em 1994 até 2003 os únicos que permaneceram na banda por mais de uma década.
Schaffer originalmente fundou a banda sob o nome de Purgatory, enquanto vivia em Columbus, Indiana.Mas após mudar a banda para a Flórida foi forçado a mudar o nome devido a uma outra banda já o usar.
Deu-lhe o nome de Iced Earth em homenagem a um grande amigo de infância que tinha morrido num acidente de mota .Mais tarde Schaffer escreveria o tema "Watching Over Me" no album Something Wicked This Way Comes para este mesmo amigo.
A formação consistia de Jon guitarra, Gene nos vocais ,Randy Shawver na guitarra,Dave Abell no baixo e Mike McGill na bateria.
A primeira demo Enter the Realm, criou entusiasmo suficiente para conseguirem um contrato com a Century Media Records.
Em 1991 lançam o primeiro album chamado Iced Earth.
O vocalista Gene Adam que era para ter gravado o segundo album foi despedido de imediato porque se recusou a ter aulas de canto, que Schaffer achava que ele iria precisar para a gravação do album seguinte Night Of The StormRider, sendo substituido por John Greely,(melhor vocalista que o anterior, isto foi um factor decisivo para as composições já que a banda necessitava de um vocal forte que conseguisse dar verdadeiros gritos raivosos que iriam caracterizar o feeling da obra) e Richey Secchiari entra para o lugar da bateria.
Greely foi expulso logo de seguida, por ter roubado dinheiro aos outros membros da banda e ter feito comentários anti-semiticos na tourné Europeia com os Blind Guardian na Alemanha,é substituído por Matt Barlow, que é cunhado de Jon.
Após um hiato de cerca de três anos, Matt Barlow junta-se defenitivamente á banda.
Matt tem caracteristicas vocais únicas é um barítono/barítono alto e tem uma poderosa 4-oitava vocal que atinge os D2-Bb5, e tendo em conta que ele nunca teve formação vocal.
Em 1995 Burnt Offerings, os vocais de Barlow quebram fronteiras, firma-se como uma das grandes vozes do heavy metal actual. Este é o álbum mais pesado dos Iced Earth, mas mesmo assim conserva o toque melódico característico da banda,e um novo baterista assume lugar na banda,Rodney Beasley.
Os Iced Earth continuam a amadurecer a sua música e em 1996 lança The Dark Saga, álbum conceitual baseado na história em quadrinhos do Spawn.
Os fãs dos Iced Earth estranharam um pouco este álbum pela mudança na musicalidade. A finalidade disso segundo a banda era diminuir a técnica e focalizar a atenção na criação das letras. A música é no geral mais simples, melódica e emotiva do que os álbuns anteriores. E isto não quer dizer que as composições são menos interessantes, muito pelo contrário.Uma das mais impressionantes composições da banda aparece neste álbum e se chama "Question of Heaven" que mistura peso com suavidade de uma maneira que dificilmente se pode encontrar em outras músicas. Isto sem mencionar a qualidade da letra que emociona a qualquer um.
No ano seguinte foi lançado Days of Purgatory, álbum duplo com músicas de 1988 a 1994 regravadas com a voz de Matthew Barlow.A idéia da palavra "Purgatory" no título veio por alguns motivos. Primeiro porque era o nome inicial da banda entre 1984 e 1989 e também porque simboliza os muitos anos de sofrimento que a banda passou para chegar até onde chegou.
Após o sucesso de The Dark Saga, foi lançado Something Wicked This Way Comes em 1998que é um dos melhores discos de heavy metal dos anos 90. Muito mais melódico do que os discos anteriores e sem perder o peso característico, é um tanto quanto melancólico com passagens suaves em meio a riffs e vocais furiosos. O disco ainda possui a trilogia formada por Prophecy, Birth Of The Wicked e Coming Curse. Na tourné que se seguiu gravaram na Grécia shows que dariam origem ao álbum triplo ao vivo Alive In Athens.
Depois da tourné a banda tirou umas longas férias, tempo suficiente para que Schaffer investisse seus esforços no projeto Demons & Wizards, em parceria com Hansi Kursch, dos Blind Guardian.
De volta das férias, o novo álbum, Horror Show,é lançado em 2001. Este album é uma obra temática, versando sobre contos de terror, sendo que cada uma das 10 faixas é relacionada a um determinado personagem (Drácula, Frankenstein, Jackill & Hyde etc) . Nesse álbum foram apresentados o baixista Steve Di Giorgio (Death, Testament e Sadus) e o baterista Richard Christy (Control Denied, que havia tocado com Schaffer no Demons & Wizards). De bónus, uma versão de Transylvania dos Iron Maiden.
É lançado o EP, The Melancholy EPcom uma faixa inédita e covers do Black Sabbath, Judas Priest e Bad Company. DiGiorgio sairia da banda e para seu lugar voltaria James MacDonough.
O lançamento seguinte foi um disco de covers, Tribute To The Gods, lançado em 2002 com versões de clássicos de Judas Priest, Iron Maiden, Black Sabbath e Kiss, entre outros.
Em 2003 Matthew Barlow, aparentemente afectado pelos atentados de 11 de setembro de 2002, anunciou que deixaria o grupo para seguir uma carreira longe da música, e dedicar-se á sua outra ocupação,(agente da lei) Apesar de o novo álbum, The Glorious Burden, já estar practicamente pronto, o lançamento foi adiado e todos os vocais regravados pelo novo vocalista. O escolhido para substituir Barlow foi Tim "Ripper" Owens,que tinha sido dispensado dos Judas Priest para dar lugar a Rob Halford que regressara á banda.
O álbum chegou às lojas no início de 2004. O tema desta vez era a guerra civil americana . Durante a tourné que se seguiu foi a vez de Richard Christy deixar a banda para seguir carreira como comediante no The Howard Stern Show o seu substituto foi Bobby Jarzombek para o resto da tourné.
Em 2004 foi lançada a colectânea The Blessed and the Damned.
Em 2005, Schaffer voltou a gravar com Hansi Kürsh no seu projeto Demons & Wizards, dando férias aos Iced Earth.
Em Junho de 2006, Ernie Carletti torna-se o novo guitarrista, mas entretanto é preso poucos meses depois sob a acusação de violação.
Em Outubro de 2006 Schaffer anuncia que Carletti estava fora dos Iced Earth e é substituido por Tim Mills.Ao mesmo tempo o baterista Brent Smedley é re-contratado para a tourné e gravação do album substituindo Bobby Jarzombek.
Em 2006 Jon Schaffer anunciou que os Iced Earth lançariam a continuação do clássico Something Wicked This Way Comes.
A seqüência seria dividida em 2 partes e a primeira foi lançada em 2007 com o título Framing Armageddon- Something Wicked part I.
Surpreendentemente,no meio da preparação da segunda parte de Something Wicked, Jon Schaffer anuncia que Tim Owens estava de saída para o retorno de Matt Barlow aos vocais .
Owens é um vocalista de talento, mas muitos fans de Iced earth não o aceitaram muito bem, sempre na esperança de Matt voltar. Dennis Hayes (baixista)foi outro nome que foi removido do line up da banda por esta altura.
Como resulatdo do regresso de Matt, os concertos foram adiados,e Jon afirmou que se vão focar em festivais e pequenos concertos, deixando de parte as tournés massivas e longas.
Chicago Powerfest foi o primeiro show com Matt, enquanto faziam audições para um novo baixista.Freddie Vidales o escolhido para lugar de baixista.
Recentemente, Schaffer e o ex membro Ralph Santolla juntaram-se num leilão de duas guitarras Gibson Les Paul pintadas com as bandeiras dos EUA e as bandeiras da Confederação dos EUA, que ambos usaram nos temas da triologia de Gettysburg ao vivo, o dinheiro que arrecadaram foi doado ao fundo dos veteranos feridos em guerra.
MEMBROS
Jon Schaffer (Guitarra e Vocal)
Matthew Barlow (Vocal)
Brent Smedley (Bateria)
Troy Seele (Guitarra)
Freddie Vidales (Baixo)
EX MEMBROS
Gene Adam (vocal)
John Greely (vocal)
Tim Owens (Vocal)
Bill Owen (guitarra)
Randall Shawver (guitarra)
Larry Tarnowski (guitarra)
Ralph Santolla (guitarra)
Richard Bateman (baixo)
Ernie Carletti (Guitarra)
Dave Abell (baixo)
Keith Menser (baixo)
Steve DiGiorgio (baixo)
James MacDonough (baixo)
Dennis Hayes (baixo)
Greg Seymour (bateria)
Mike McGill (bateria)
Rick Secchiari (bateria)
Rodney Beasley (bateria)
Mark Prator (bateria)
Bobby Jarzombek (bateria)
Richard Christy (bateria
DISCOGRAFIA
1990: Iced Earth
1992: Night of the Stormrider
1995: Burnt Offerings
1996: The Dark Saga
1997: Days of Purgatory
1998: Something Wicked This Way Comes
2001: Horror Show
2001: Tribute to the Gods (album de covers)
2002: Dark Genesis (box especial com os albuns anteriores)
2004: The Glorious Burden
2007: Framing Armageddon : Something Wicked Part 1
2008: The Crucible of Man :Something Wicked Part 2
2011: Dystopia
ALBUNS AO VIVO
1999: Alive in Athens (triplo)
EPs
1999: The Melancholy E.P. (Limited Edition)
2001: The Melancholy E.P.
2003: The Reckoning E.P.
2007: Overture Of The Wicked
2008: I Walk Among You
DEMOS
1989: Enter the Realm
DVD
2005: Gettysburg (1863)
2006: Alive in Athens
OUTROS LANÇAMENTOS
2001: Dark Genesis
2004: The Blessed and The Damned
O som dos Iced Earth é bastante influenciado por bandas de Heavy Metal tradicionais , como os Black Sabbath, Iron Maiden, e Judas Priest.
O elemento mais distinto, é uma espécie de "galope" de ritmo do guitarrista Jon Schaffer,que parece o "galope" que é original do baixista Steve Harris dos Iron Maiden, é um compasso distinto e ritmico.
A música é pesada,melódica,negra,rápida, complexa e é isto que faz os Iced Earth.Excepto que o "galope" ritmico dos Iced earth é mais rápido que o "cavalo" dos Iron Maiden.
Os ritmos melódicos fortes são depositados por cima deste galope, muitas vezes por duas guitarras em harmonia, como por exemplo no The Reckoning, muito ao estilo dos Judas Priest.
As letras
As letras dos Iced Earth tende a abordar temas teológicos como o castigo e o pecado, o céu e o inferno, o anticristo e o apocalipse.
Muitos dos albuns mais recentes são conceptuais escritos á volta de um determinado tema.
O anti-herói Spawn do The Dark Saga, filmes de terror no Horror Show, e guerras históricas no The Glorious Burden.
Jon Schaffer também criou histórias originais nos seus albuns conceptuais, Night of the Stormrider, Framing Armageddon (Something Wicked Part 1) e a sua sequela The Crucible of Man (Something Wicked Part 2). Muito das letras dos Iced Earth tem a ver com o personagem ficcional de Jon Set Abominae.
Em alguns temas tais como:Dante's Inferno, Angels Holocaust, Damien, e The Coming Curse, os Iced Earth usam as técnicas dos cantos gregorianos.Contam com vocais femininos: A Question of Heaven, The Phantom Opera Ghost, Melancholy, Watching Over Me, The Awakening, In Sacred Flames,e Behold The Wicked Child.
A COVER ART DOS ALBUNS
As capas de Something Wicked This Way Comes, Alive in Athens, Horror Show, e Tribute to the Gods apresentam uma personagem de ficção Set Abominae criada por Jon Schaffer.
Framing Armageddon: Something Wicked Part 1 e The Crucible of Man: Something Wicked Part 2, são centrados neste personagem.
Este conceito de personagem vem como um tributo aos Iron Maiden(banda favorita de Schaffer)e á sua mascote Eddie.
Schaffer também pretende escrever/desenvolver uma novela gráfica com este personagem Set Abominae.
A cover art do The Glorious Burden foi pintada por Leo Hao, um artista Russo famoso pelas capas que fez para Blind Guardian e Aria.
A cover art do The Dark Saga tem o personagem Spawn,que é oconceito de todo o album.
Última edição por Elektra em Sáb Jan 14, 2012 4:08 pm, editado 1 vez(es)