RAMP
Os Ramp são uma banda portuguesa de heavy e trash metal.
Em 1989 um grupo de amigos do Seixal, inspirados pelo mesmo gosto musical decide formar uma banda .O seu nome surge da junção das iniciais de cada membro: R.A.M.P. (Ricardo, António, Miguel, Paulo).
Esta nova aventura ganha forma quando Ricardo convida Rui, um antigo amigo dos tempos de escola para ser vocalista.
Daí para a frente muitas horas foram gastas em ensaios e composição na garagem.
O seu esforço deu frutos quando subiram ao palco do Rock Rendez-Vous, um lugar mitico em Lisboaa, dando um espectáculo que cativou de imediato os media e os criticos.por esta altura já Sapo, o primeiro baixista fazia parte do grupo.
Motivados pelas excelentes criticas e crescimento de fans os RAMP focaram-se na gravação da sua primeira demo tape que foi usada para conseguir o seu primeiro contrato discográfico.
Em 1992 lançam “Thoughts” o primeiro album pela Multi-National Polygram e três video-clips: ‘Try Again’, ‘Last Child’ and ‘Thoughts’.
Gravam mais três temas e pouco depois sai Thoughts em CD.
Os RAMP sempre se sentiram mais á vontade em palco, em shows ao vivo, onde conseguem se expressar verdadeiramente e conectar com o público.
A sua reputação como excelentes músicos e performances intensas levou-os a serem convidados a actuarem como banda de abertura dos Sepultura no Pavilhão Dramático de Cascais,o resultado desse show excedeu todas as expectativas e mudou para sempre a imagem que existia das bandas portuguesas abrirem concertos de bandas internacionais.
Em 1995 Independent Label “UL IV”lançou o segundo album “Intersection”, , como resultado o album arrasou as tabelas, algo que nunca tinha acontecido antes a uma banda de metal português.O primeiro video e single “All men taste hell”, tocava em todo o lado.
As criticas positivas aos RAMP surgiram em todo o lado,“Burn” and “Madball” no Japão, “Metal Head” and “Rock Brigade” no Brasil, “Mindview” and “Hard Force”na Bélgica entre outras.
“EDR” foi gravado em 1998 em Nottingham, Inglaterra,nos Square Studios com produção Simon Efemey.
mostram uns RAMP mais sólidos com uma espantosa capacidade para criar ttemas fantásticos,temas como:”Hallelujah” and “Old times” foram escolhidos par os video-clips ,e ”For a While” tornou-se um sucesso nas rádios, estando no Top 10 da Rádio Comercial uma das maiores radios portuguesas.
“Revolution on Tour” foi uma tourné de sucesso atingindo o seu ponto mais alto na gravação de um album ao vivo, o primeiro alguma vez gravado de uma banda de metal português.Este duplo album ao vivo “Ramp...Live”em 1999 capturou a essência da banda como colectivo que se sente em casa quando está frente á frente com o público.
Este album junta 18 temas dos albuns originais.Temas como “Dawn”, “Hallelujah”, “How” (EDR); “Black Tie”, “All Men Taste Hell”, “Through” (Intersection); “Behind the Wall”, “Out of this World” (Thoughts), momentos de loucura criativa que atingem uma nova dimensão ao vivo .Também inclui uma cover brutal das Bangles“Walk Like an Egyptian”.
“Ramp…Live” ié um documento histórico da carreira de uma das mais bem sucedidas bandas de metal de Portugal.
O quinto album “Nude” é um album cheio de experiências, um desafio de uma banda livre de preconceitos , sem fronteiras , revelando os seus verdadeiros "eus" e assumindo toda a responsabilidade pelos aspectos da produção.De referir o excelente trabalho gráfico de todo o cd.
Em 2005 lançam um EP com uma cover version dos Duran Duran ‘Planet Earth’ junto com outra cover do António Variações “Anjinho da Guarda” que foi feito em especial para uma série de cartoons da SIC Radical - este Ep vendeu-se únicamente nos concertos ao vivo.Tendo esgotado de imediato.
O site da banda :
www.ramp.pt
MOMENTOS ALTOS
1992
• Melhor banda de metal, Melhor banda ao vivo,Melhor vocalista,Melhor baixista,Melhor baterista - Rockpower
• A sua estréia foi como banda de abertura dos Sepultura em Cascais - Portugal
1995
• Primeira banda de metal portuguesa a entrar nas tabelas de venda
1998
• A única banda de metal a actuar na Praça Sony durante a Expo 98. mais tarde voltaram para mais dois shows
1999
• Melhor banda de metal (Raio X).
• Melhor banda de metal e Melhor banda nacional (Inside).
• Medalha Municipal de Mérito Cultural - (C.M.Seixal).
• numa iniciativa sem precedentes junto com a Radio Comercial e Telepac (Leading Communications Company), RAMP transmitiram ao vivo através da internet um show acústico ao vivo que atingiu um record de audiências
• Partilahram palco com os Metallica
2000
• melhor banda ,Melhor banda ao vivo,Melhor vocalista,3º Melhor baixista,2º Melhor baterista - (Loud)
2002
• 2ª Melhor banda (Loud)
• A única banda portuguesa a entrar no Ozzfest.
2003
• 2ª Melhor banda ,2º Melhor album,3º Melhor vocalista -(Loud)
• Com ‘Alone’ asseguraram o 1º lugar na play list Best Rock FM mais tempo do que qualquer outra banda
2004
• Foram convidados a fazer a cover “Anjinho da Guarda” do António Variações para a série animada da SIC Radical.
• Foram de novo com ‘Alone’ a primeira banda portuguesa a ser incluida na Play list da RFM,a maior rádio nacional
2005
• Recentemente terminaram a “Planet Earth Tour”, que foi direccionada para shows pequenos de forma a criar uma intimidade e empatia com o público
• Convidados para os festivais de Verão tocaram ao lado de bandas como Marilyn Manson, AudioSlave, Iggy Pop, Slayer, etc.
• Abriram para Alice Cooper.
Partilharam palco com bandas como:
Metallica, Iron Maiden, Tool, Sepultura, Alice Cooper, Fear Factory, Motorhead, Paradise Lost, Slayer, Manowar, Angra, Ill Niño, Kittie, Drowning Pool, Exploited, Fudge Tunel, Benediction, Dismember, Ratos de Porão, Rollin´s Band, Monster Magnet, Sadist,
Participaram de festivais como :
Ozzfest, Ilha do Ermal, Super Bock Super Rock, Vilar de Mouros, Festival do Tejo, T99, Festa do Avante, Expo 98, Seixal Rock, Noites Ritual, Mindview (Bélgica), Printemps de Bourges (França), Rock Pop Bratislava (República Checa).
MEMBROS ACTUAIS
Rui Duarte (vocais)
Ricardo (guitarra)
António (guitarra)
Caveirinha(baixo)
João Paulo Martins (bateria)
DISCOGRAFIA
Thoughts (mini-LP, 1992)
Intersection (1995)
EDR (Evolution, Devolution, Revolution) (1998)
Ramp...Live (álbum duplo, 1999)
Nude (2003)
Visions (2009)
EP
Planet Earth (2005)
CD single
Black Tie (Grey Snow Mix) (1996)
Alone (2003)