MORTIIS
Mortiis é uma banda electrónica /industrial de Notodden na Noruega liderada por Håvard Ellefsen, que é também conhecido por Mortiis.
Mortiis começou por ser um projecto a solo de Håvard Ellefsen , como forma de contar uma história.Este aspecto foi perdendo forma e pouco a pouco Mortiis tornou-se uma banda.
De referir que Mortiis foi baixista da banda de black metal Emperor durante 1991/1992, e fez parte da cena extrema do metal escandinavo.Durante essa altura e inspirado pela mitologia tanto da sua terra natal como de livros obscuros e fantásticos como o Senhor dos Aneis , começou experimentar prostéticos e maquilhagem que viriam a tornar-se a sua imagem de marca.Abandona os Emperor e decide tentar a sua sorte a solo.
IMAGEM
Desde toda a existência da banda o frontman Håvard alterou a sua aparência facial usando máscaras prostéticas com conjunto de orelhas, isto levou a que um mito ridiculo crescesse sem a aprovação de Mortiis.
A máscara original é baseada em 'Blix' do filme “Legend”. O estúdio que fez a máscara de Mortiis perguntou por uma personagem de referência para o molde.A máscara sempre teve as orelhas como complemento.
Durante a Era I a máscara cobria-lhe toda a face .Na Era III tinha uma aparência de decadência, como se estivesse a desfazer-se e tivesse sido cosida em algumas partes.
A máscara foi abandonada após o lançamento de Some Kind of Heroin.
Mortiis afirmou que a máscara tinha sido arquivada para o bem e para o pior.Como parte significante do Some Kind of Heroin..Afirmou que a máscara agora não carrega significado para a música que faz .
A sua escolha de alterar uma imagem de culto, para uma nova direcção é vista como seu desejo de produzir arte por ele próprio e não seguindo o que outras pessoas querem que ele faça.
A escolha de Håvard's em usar dreadlocks (algures após a Era I), e vários fatos ajudaram-no a produzir a infame imagem do Mortiis.
A máscara para Mortiis representa Mortiis.Ele não olha para si como um duende, um elfo,um troll, um medieval, é simplesmente Mortiis.
Mortiis também é famoso por "reparar" as suas roupas empalco com pedaços de fita adesiva negra que tapam buracos, rasgões, e cobrir-se de pó de farinha antes de entrarem em palco.
Era I
O titulo Era I nunca foi intencional.Surgiu em 2001 quando Mortiis lançou The Smell of Rain, que marca uma enorme diferença dos trabalhos anteriores e ele quis cunhá-lo de forma a marcar essa diferença.
Todos os trabalhos prévios a The Smell of Rain são referidos como Era I .nesta Era todos os albuns foram totalmente compostos em sintetizadores criando um som que Mortiis descreve com "música de escuras masmorras".
The Stargate deu um passo em frente ao introduzir guitarras acústicas, flautas e vocais femininos Sarah Jezebel Deva.
Era II
The Smell of Rain dividiu os fans , os temas tem um elemento electropop, e o vocalista Håvard assumiu o microfone pela primeira vez.este seria o único album da Era II.
Muitos fans acharam que Mortiis os tinha traído, pois esperavam o que muitos chamavam o "The Stargate II". Foi durante esta era que Mortiis decidiu procurar membros para as actuações ao vivo.
Era III
Com esta era surge The Grudge, que levou a uma drástica mudança das eras prévias , diz-se que causou uma nova impressão .
The Grudge tem um toque a heavy industrial rock,que combina guitarras e programação industrial.
Os fans mais antigos uma vez mais não ficaram muito satisfeitos com mais esta mudança.Mas por outro lado grangeou-lhe novos fans.
Em 2005 o governo norueguês The Grudge como "objecto cultural" requerendo que o album estivesse em todas as livrarias do país.
Em Abril de 2007 Mortiis lançou um album de remixes "Some Kind of Heroin",que regrava material do The Grudge,pela Earache Records. "Some Kind of Heroin" oferece para alem dos remixes, participações de Zombie Girl, Gothminister, Implant, XP8, PIG, The Kovenant, Velvet Acid Christ, Girls Under Glass, David Wallace, Kubrick, Flesh Field,Dope Stars Inc, In the Nursery
esta escolha de bandas sugeria um futuro mais industrial para Mortiis ,mas não foi o caso.
Mortiis encontra-se a trabalhar com Rhys Fulber para o próximo trabalho "Road to Ruin" com temas como "The Great Deceiver", "Zeitgeist", "The Ugly Truth", e "Scolding the Burnt". Não se sabe se para Mortiis será a Era IV, que como ele refere,tem um grande ênfase em intrumentos organicos como a guitarra ou se irá se manter na Era III.
Membros
Mortiis - (também conhecido como Håvard Ellefsen) - vocalista, programação, mixagem
Levi Gawron - (também conhecido como "'Levi Gawrock Trøite'") - Guitarrista ,programação, mixagem e baixo no album 'The Grudge'
Ogee - guitarrista ao vivo desde 2005
Ex Membros
Sarah Jezebel Deva - vocal feminino (soprano)
Leo Troy - (também conhecido como Svein Tråserud) baterista entre 2001-2007
Åsmund Sveinnungard - guitarrista entre 2001-2005
Jostein Pendragon - (guitarrista nun único show, Kristiansand/Noruega 2003)
Christopher Amott - Guitarrista (guitarrista secreto de sessão no album "The Smell of Rain")
Endre Tonnesen - baixista de sessão no album "The Grudge"
Magnus Abelsen - baixista de sessão no album "The Grudge"
Mortal (Anund Grini) - guitar (2001-2002)
Albums
1993 The song of a long forgotten Ghost (Demo)
1993 Født Til å Herske
1994 Ånden som Gjorde Opprør
1995 Keiser Av En Dimensjon Ukjent
1995 Blood and Thunder EP
1996 The Crypt of the Wizard
1998 The Stargate
2001 The Smell of Rain
2005 The Grudge
2007 Some Kind of Heroin
2010 Perfectly Defect
Singles
2004 The Grudge
2005 Decadent & Desperate
Videos
Reisene Til Grotter Og Odemarker (1996)
Soul in a Hole (2005)
Última edição por Elektra em Sáb Nov 27, 2010 6:45 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização da informação)