GOTHIC ROCK
Gothic Rock emerge do Pós Punk em Los Angeles em finais dos anos 1970 e principios de 1980,mas separa-se definitavamente das raízes Punk Rock .
O movimento Gothic Rock em oposição ao Punk Rock combina o negro , com teclados introspectivos e letras depressivas., divergindo em duas vertentes mais marcadas: bandas como The Cure, The Mission UK e Siouxsie And The Banshees, Bauhaus que incorporam elementos mais alternativos/pop.Enquanto os The Sisters Of Mercy, Fields Of Nephilim e Christian Death seguem um caminho mais pesado , uma abordagem mais Metal.
Há quem considere os Christian Death (fortemente influenciados pelos The Cramps) os “fundadores, os pais” do Gothic Rock americano.
O tema "Bela Lugosi's Dead “, dos Bauhaus é considerado o principio do estilo Gothic Rock.
O Gothic Rock abriu portas também á sub cultura gótica quando começaram a abrir diversos clubes (Clubes como o Batcave em Londres providenciaram eventos góticos),assim como diversas publicações cresceram em popularidade e até a própria moda emergiu em força na década de 1980.
O Gothic Rock pega nas guitarras e nos sintetizadores do Pós Punk e usa-os para construir abismos negros, de lamentações,com linhas de baixo fortes ,e batidas hipnóticas quase tribais.Muitas bandas usam caixa de sons no lugar de bateria.O estilo vocal é profundo.
O Gothic Rock tipicamente aborda temas negros , algum romanticismo literário, mórbido, simbologia religiosa ou misticismo sobre natural.
Músicos que inicialmente limaram a estética convencional do Gothic Rock incluem nomes como:The Velvet Underground, David Bowie, Iggy Pop, e os The Sex Pistols.