Nightwish é uma banda de Metal Sinfónico/Metal Gótico de Kitee, Finlândia, formada em 1996 pelo compositor/teclista Tuomas Holopainen, pelo guitarrista Emppu Vuorinen e pela ex-vocalista Tarja Turunen.
Os Nightwish são a banda com mais sucesso na Finlândia com mais de 7 milhões de albuns e singles vendidos em todo o mundo, um prémio de prata, 11 de ouro e 30 de platina.
Os Nightwish praticam uma mistura de Metal Sinfónico, Metal Gótico e Power Metal, são reconhecidos pela sua complexidade, abordagem épica, teatral,operática, com coros memoráveis e muito melódicos.
O uso de teclados cria uma atmosfera especial,gótica ao lado da guitarra e é ponto importante nos Nightwish.
Os Nightwish distinguiram-se também pela voz soprano da sua primeira vocalista Tarja Turunen, e após a sua saída os Nightwish enveredaram por um outro caminho vocal,mas sempre centrado á volta de uma mulher á frente da banda.
Embora os Nightwish tenham sido sempre muito famosos na sua terra natal desde o primeiro single “The Carpenter” em (1997) tirado do primeiro album “Angels Fall First”, só alcançaram fama internacional com a saída dos albuns seguintes, “Oceanborn” (1998),”Wishmaster”(2000) e “Century Child”(2002).
A história dos Nightwish
Depois de tocar teclados em várias bandas (Nattvindens Gråt e Darkwoods My Bethroted) Tuomas Holopainen decidiu criar um projeto só seu, estávamos em 1996.
A ideia inical era fazer algo acústico mas com atmosfera, como ele fazia quando estava com os amigos a fazer campismo.
Convidou o amigo e colega de escola Erno “Emppu” Vuorinen para tocar guitarra acústica, e a vocalista Tarja Turunen com quem partilhava o mesmo professor de música (Tuomas sabia que ela cantava, mas não fazia ideia de que era uma vocalista lirica).
Os três gravaram a sua primeira demo no Inverno de 1996, e o nome Nightwish veio do primeiro tema que eles gravaram juntos, essa demo incluia o tema “The Forever Moments” e uma versão antiga de “Etiäinen”.
Após esta demo, Tuomas achou que a voz de Tarja era muito forte para uma banda acústica, e então decidiu acrescentar elementos do Heavy Metal, guitarra e bateria.
No começo de 1997 Jukka “Julius” Nevalainen junta-se á banda no lugar da bateria e a guitarra acústica é substituida pela guitarra eléctrica.
A banda entrou em estúdio em Abril de 1997 para gravar 7 temas para a segunda demo, intitulada “Angels Fall First”, como percurssor do primeiro album com o mesmo nome, essa demo chegou á Spinefarm Records em Maio de 1997, e a editora assinou um contrato com os Nightwish para dois albuns, e assim a banda regressou ao estúdio e regravou esses temas que se transformaram no primeiro album da banda que foi lançado em Novembro de 1997. O single “The Carpenter” foi lançado num split com os Children of Bodom e Thy Serpent.
“Angels Fall First” é um dos dois albuns onde Tuomas também canta em quatro temas dos onze do album.
Em Dezembro de 1997, os Nightwish fizeram a sua apresentação ao vivo na sua cidade natal, Kitee, e como não tinham baixista, Samppa Hirvonen juntou-se como membro ao vivo, assim como Marianna Pellinen que tocava os teclados extra e fazia coros para a Tarja. Quando Samppa foi para a tropa, convidaram Sami Vänskä para o lugar,(Tuomas já o conhecia de Nattvindens Gråt), e durante o Inverno de 1997 a banda só actuou ao vivo sete vezes porque Nevalainen e Vuorinen estavam também a cumprir serviço militar, e Tarja a estudar.
Em Outubro de 1998 os Nightwish lançam o seu segundo album, “Oceanborn” sómente na Finlândia.Com um som mais progressivo e técnico do que “Angels Fall First”com este album abandonam o lado mais ambiente e elementos folk. Ao lado de Tarja e em contraste com a voz dela surge os vocais de Tapio Wilska (ex- Finntroll e ex- Nattvindens Gråt), porque Tuomas não queria continuar a cantar.
O primeiro single “Sacrament of Wilderness” chegou a número um nas tabelas Finlandesas, onde permaneceu durante semanas.E dado o sucesso do single a Spinefarm lançou o album internacionalmente na primavera de 1999, sendo este o primeiro grande sucesso internacional da banda, só na Alemanha o single vendeu 15.000 cópias.Em Agosto de 1999 tanto o album como o single eram certificados com o disco de Ouro na Finlândia.
Enquanto estavam em estúdio em 2000 com o terceiro album, os Nightwish foram aceites no Eurofestival Finlandês com o tema “Sleepewalker”, e embora tenham sido vencedores pelo voto público, terminaram em segundo lugar.
Em Maio de 2000 os Nightwish lançaram o seu terceiro album “Wishmaster”que foi logo para primeiro lugar nas tabelas Finlandesas e três semanas depois já era disco de ouro na Finlândia, e os Nightwish embarcaram na sua primeira digressão mundial, pela América do Sul, México, Canadá, e foram cabeças de cartaz na digressão Europeia com os Sinergy e os Eternal Tears Of Sorrow.
Em 2001, gravam uma cover de Gary Moore “Over the Hills and Far Away”que os fans receberam muito bem, tornando-se quase um tema obrigatório ao vivo, e mais dois temas “10th Man Down”, que não tinha sido laçançado no “Oceanborn” e “Away” que não tinha sido lançado no “Wishmaster”, e um remake de “Astral Romance” do album “Angels Fall First” com Tony Kakko dos Sonata Arctica a cantar a parte de Tuomas e foi lançado como o primeiro EP “Over The Hills And Far Away”.
O album também conta com a participação de Tapio Wilska uma vez mais.
Lançaram também um VHS,DVD e CD com material ao vivo gravado num show em Tampere em 29 de Dezembro de 2000 chamado “From Wishes To Eternity”.
Pouco depois os Nightwish conhecem aquele que viria a ser descrito como o ponto mais dificil da sua carreira, e esse problema era o baixista Sami Vänskä, que começou a ter maus comportamentos em relação á banda, não aparecendo nos compromissos oficiais da banda, e não levando a sério os concertos. Após a banda ter conversado diversas vezes com ele alertando-o para isso, e sem verem alteração alguma, todos começaram a não se interessar e as tensões cresceram.
Tuomas sentiu que os Nightwish tinham acabado, e após um concerto na Rússia, ele enviou uma mensagem ao seu amigo Tony Kakko, dizendo que já não tinha banda e a perguntar se tinha planos para o ano seguinte.
Após o último concerto da digressão do Over the Hills and Far Away em 2001, Tuomas falou com as editoras Drakkar e Spinefarm não oficialmente declarando que os Nightwish tinham terminado a carreira.Tuomas partiu então durante alguns dias com Tony Kakko numa viagem á Lapland, sentindo um profundo alivio por os Nightwish terem terminado ainda que não fosse oficial.
Durante essa viagem introspectiva de Tuomas, percebeu que os Nightwish não acabariam assim tão fácilmente, e quando ele voltou
recebeu um telefonema de Ewo Pohjola que se ofereceu para ser manager e ajudá-lo a levantar a banda, Tuomas aceitou.
Para que isso acontecesse, Tuomas decidiu falar com Sami para que este abandonasse a banda. No seu lugar entrou Marco Hietala (Tarot e Sinergy), que para além de assumir o lugar de baixista também assumiu os vocais masculinos.
Em 2002 os Nightwish lançam “Century Child” e os singles “Ever Dream” e “Bless the Child”.
A grande diferença neste album dos anteriores é que usam uma orquestra ao vivo da Finlândia nos temas “Bless the Child”,”Ever Dream”,”Feel for You” e “The Beauty of the Beast”.
“Century Child” foi disco de ouro duas horas após ter saído, e disco de platina duas semanas depois,e estableceu um novo recorde na Finlândia.
Depois do videoclip de “Bless the Child”, saiu o “End of all Hope” que contém excertos do filme finlandês “Kohtalon Kirja (O livro do destino).
Em 2003 os Nightwish lançaram o seu 2º DVD intitulado “End of Innocence.O DVD conta a história da banda ,nas palavras de Holopainen, Nevalainen e Tapio Wilska durante duas horas.
O documentário aborda pedaços de concertos ao vivo, e fotos exclusivas.
Tarja casa no Verão de 2003 sem dizer nada á banda, casamento esse que mais tarde viria a revelar-se o principal impulsionador do despedimento de Tarja da banda.
End of an Era: Once e o despedimento de Tarja
O novo album “Once” saiu a 7 de Junho de 2004, ao mesmo que o primeiro single “Nemo” (do latim: No one” = “ninguém”), com este single a banda começou a produzir versões orquestrais , que neste em particular são: ”Nemo, Ghost Love Score,Kuolema Tekee Taiteilijan e Creek Mary's Blood”.Até á data é o single mais bem sucedido da banda.
O album “Once” utilize uma orquestra complete em nove dos onze temas do album.Ao contrário do album “Century Child”, os Nightwish desta vez optaram por escolher uma orquestra fora da Finlândia, a London philharmonic Orchestra.É também o segundo album que traz um tema totalmente cantado em Finlandês “Kuolema Tekee Taiteilijan” que traduzido é algo como “A morte faz um artista”.
O album “Once” foi tripla platina na Finlândia,platina na Alemanha,Ouro na Suécia,e chegou a número 1 na Grécia, Noruega e Hungria.
Os singles que sairam a seguir foram “Wish I Had An Angel”, que aparece na banda sonora do filme “Alone in the Dark”, “Kuolema Tekee Taiteilijan” lançado só na Finlândia e Japão, e “Siren”.
Para além do sucesso comercial “Once foi bem aceite pela critica sendo comparado com o “Oceanborn”.
O sucesso do album permitiu que fizessem uma longa digressão, e assim a banda passou por países onde nunca tinha estado.
Os Nightwish atuaram na cerimónia do “2005 World Championships in Athletics”, em Helsinquia.
Um Best of chamado “Highest Hopes” foi entretanto lançado em Setembro de 2005 contendo temas de toda a discografia da banda.Tem uma cover dos Pink Floyd “High Hopes” do album “The Division Bell”, um remake de “Sleeping Sun”que também foi editado como single, e um novo video para “Sleeping Sun” que se encontra na edição alemã do single e um DVD em separado lançado pela Spinefarm.
Após a gravação a 21 de Outubro de 2005 no Hartwall Arena em Helsinquia, que aparece no DVD “End of an Era” lançado em Junho de 2006, a banda decide continuar os Nightwish sem Tarja Turunen.Tuomas entrega em mão uma carta aberta a Tarja logo após o concerto, carta essa que é colocada no site da banda.Foi escrita por Tuomas, mas está assinada por todos os membros da banda.Nessa carta o principal motivo para o despedimento de Tarja foi que a banda sentiu que tanto ela como o marido, Marcelo Cabuli (homem de negócios argentino) tinham sómente interesses comerciais que se sobrepuseram á banda, e que a atitude de ambos era de distância, desdém, desprezo para com eles.Desde se recusarem a viajar juntos (a banda ia num avião e ela e o marido iam noutro) a vários espectáculos cancelados porque em cima da hora Tarja telefonava a dizer que estava a jantar ou no cinema com o marido e amigos, ao fato dela não comparecer nas conferências de imprensa com a banda, fazendo só entrevistas sózinha, e ameaçar Tuomas de que podia abandonar a banda a qualquer momento, e sem ela a banda não era nada.Ao fato de ela não contribuir com absolutamente nada em termos de composição,ou sequer participar das gravações pois ela gravava a voz sózinha em estúdio,básicamente limitava-se a cantar o que Tuomas escrevia e lhe entregava,e a banda gravava o som e fazia os ajustes depois, pois ela recusava-se a estar em estúdio com eles.
Tarja numa conferência de imprensa afirmou que estava chocada com o comportamento da banda, e que não a tinham avisado préviamente do que iriam fazer,que sómente lhe entregaram a carta.
Que considerava os ataques ao marido infundados e que o fato de eles terem exposto essa carta aos fans tinha sido cruel.
O que é certo é que todo o comportamento de Tarja se alterou a partir do momento que casou, portanto do casamento em 2003 até ao despedimento em 2005, foram dois anos que a banda suportou e tentou aguentar,portanto não foi uma decisão do momento, foi algo que foi crescendo e ganhou força.
Desde então Tarja enveredou por uma carreira a solo, curiosamente dentro do Metal, quando ela em diversas entrevistas afirma que não gosta de Metal e que prefere os clássicos, e que só canta Metal por causa da banda.O que é certo é que ela nos concertos ao vivo,continua a cantar temas dos Nightwish, pois os dela não tem projecção alguma.
Em Setembro de 2006, a banda grava o seu sexto trabalho “Dark Passion Play”, e no lugar de Tarja surge a sueca Anette Olzon, ex vocalista dos Alyson Avenue.O seu nome só foi revelado aos media quando o album ficou completo.Tuomas afirmou em entrevista que não quis revelar o nome da nova vocalista pois não queria que os fans a julgassem por nada mais do que uma foto ou trabalhos anteriores.Anette foi apresentada no single “Eva”a 25 de Maio de 2007.
A 13 de Junho os Nightwish lançam “Dark Passion Play”.
De seguida lançam o 2º single “Amaranth”, que tem o tema bónus “While Your Lips Are Still Red”escrito por Tuomas como tema principal do filme finlandês “Lieksa”.Técnicamente não é um tema dos Nightwish, pois só tem Marco Hietala nos vocais e baixo acústico, Tuomas Holopainen nos teclados e Jukka Nevalainen na bateria.O video oficial saiu a 15 de Junho e “Amaranth” foi disco de ouro em menos de dois dias na Finlândia.
O terceiro single foi “ Eramaan Viimeinen”, o quarto “Bye Bye Beautiful”com um tema bónus “Escapist”, o quinto single “The Islander”
Na Europa o album foi lançado em Setembro, e foi dupla platina na Finlândia, atingiu o número 1 das tabelas na Alemanha, Finlândia, Suiça,Hungria e Croácia, e entrou no top 100 de mais 16 países.
“Dark Passion Play”, já vendeu 6 vezes platina em todo o mundo.
Marco Hietala neste album tem mais liberdade nos vocais, cantando como segundoa voz em vários temas, como “Cadence Of Her Last Breath” e “Sahara” e como vocalista principal no tema “Islander”, “While Your Lips Are Still red”, e coros em “Bye Bye Beautiful e 7 Days to the Wolves” , e canta uma parte de “The Poet and the Pendulum” e respectivo coro.
Antes do album ter saído, e muito antes de encontarem uma nova vocalista, Marco cantou em todas as demos assim como Tuomas que cantou em “Bye Bye Beautiful” e “Master Passion Greed”, mas estes temas nunca foram editados.
A 22 de Setembro de 2007, a banda deu um concerto secreto no Rock Café em Tallinn, na Estónia, disfarçados de uma banda de covers de Nightwish chamada Nachtwasser.
O primeiro concerto oficial com a nova vocalista foi em Tel Aviv, Israel a 6 de Outubro de 2007.
A digressão Dark Passion Play tornou-se a mais longa da carreira dos Nightwish, durou desde o Outono de 2007 até Setembro de 2009 no último concerto que foi no Hartwall Arena em Helsinquia com a banda Apocalyptica.
A 3 de Março de 2008 os Nightwish perderam por um voto para os Kamelot no Metal Storm Awards 2007, ambos estavam nomeados para Melhor album metal melódico em 2007 “Dark Passion Play” e “Ghost Opera” respectivamente.
Perderam também para os Kamelot na categoria de melhor video no tema “Amaranth”, no entanto ganharam na categoria “Melhor surpresa de 2007”, e receberam o prémio alemão Echo, por melhor grupo internacional em 2008.
O album foi seguido de um photobook intitulado “Dark Passion Gallery”, pelo fotógrafo finlândes Ville Akseli Juurikkala, com várias fotos da banda e algumas palavras de Tuomas.
Em Novembro a banda recebeu o prémio de Best Finnish Act nos prémios europeus da MTV , e receberam uma nomeação no “Europe´s Favorite Act.
A 6 de Março 2009 lançam o MCD/DVD ao vivo “Made in Hong Kong (And in Various Other Places).Os oito temas ao vivo foram gravados durante a digressão do “Dark Passion Play” entre 2007-2008. O album inclui também um lado b do single “Bye Bye Beautiful” , o lado b do single “Amaranth”, uma versão demo nunca antes editada de “Cadence of Her Last Breath, e um DVD bónus com três videos, assim como um documentário de 37 minutos chamado Back in the Day is Now.
MEMBROS ATUAIS
Anette Olzon – vocal (2007 – presente)
Tuomas Holopainen – teclados, piano e letras (1996-presente)
Erno “Emppu” Vuorinen – guitarrista, guitarra clássica (1996 – presente)
Jukka Nevalainen – bateria, percurssão (1997 – presente)
Marco Hietala – baixo, guitarra clássica, vocais (2002 – presente)
EX MEMBROS
Tarja Turunen – vocais (1996 – 2005)
Sami Vänskä – baixo (1998 – 2001)
MÚSICOS AO VIVO
Samppa Hirvonen – baixo (1997 – 1998)
Marianna Pellinen – vocais (coros) (1997 – 1998)
DISCOGRAFIA
Angels Fall First (1997)
Oceanborn (1998)
Wishmaster (2000)
Over The Hills and Far Away (EP) (2001)
Century Child (2002)
Once (2004)
Dark Passion Play (2007)
Imaginaerum (2011)
OUTROS
Once Upon a Nightwish: The official Biography 1996-2006) (Mape Ollila,2007)
Última edição por Elektra em Sex Jan 13, 2012 3:27 pm, editado 1 vez(es)